Por mais bobo que possa parecer, ainda tem gente que pergunta: mas cutículas das mãos são iguais às dos pés? Ué, cutícula é cutícula, pele “sobrando” nos dedos, independente de onde eles estejam. Eu não tiro mais as cutículas dos pés e cuido delas (quase) do mesmo jeito que as das mãos. Digo quase porque é óbvio que rola uma preguicinha de ter o mesmo ritual de cuidados que as mãos, e as mãos estão sempre livres, acaba sendo mais fácil passar um creminho nelas toda hora do que nos pés.
Basicamente, para quem também gosta de fazer os pés em casa, é só seguir as dicas que já demos aqui no blog com os cuidados das mãos. O que muda com os pés é que, dependendo de como você cuida deles no dia-a-dia, eles possam precisar de mais atenção. Selecionei alguns tópicos mais corriqueiros sobre o assunto e separei umas dicas.

Cutículas: a Fer já falou horrores sobre hidratação de cutículas e o mesmo é válido para os pés. Aproveite a hora do banho para empurrá-las e tente passar um creminho específico para hidratação da região pelo menos a cada dois dias (isso serve pra quem tem pouca cutícula no pés e pele normal. Adapte o processo ao seu tipo de pele). Eu já falei sobre empurrar cutícula no post sobre amolecedores de cutículas e o post também serve para os pés de quem tira e para quem não tira a cutícula. Para quem tira, deve ter atenção redobrada: arrancar bife no pé pode ser muito mais dolorido e como os pés costumam ficar mais tempo cobertos e sem ventilação, a cicatrização pode demorar mais.

Calos, bolhas e joanetes: na maioria das vezes os três problemas são causados pelo mau uso de alguns sapatos. Bolhas são formadas por causa do atrito da pele pegando no lugar errado do sapato. Elas saram rápido, desde que você não cutuque (caso ela fure, use um antisséptico) e deixe a região bem arejada para que ela seque. Calos são formados para proteger uma região da pele que também sofre muito atrito. A pele engrossa para evitar um machucado mais grave. Não se deve ficar lixando a região afetada e a solução é usar cremes à base de uréia para hidratar a região com mais eficiência e não cutucar. Podem ser retirados com cirurgia, dependendo do caso. Já a joanete é uma deformidade grave que pode envolver o alargamento do osso ou do tecido na base do dedão do pé. Também pode ser provocado pelo mau uso de alguns calçados e pode ter origem genética. O tratamento pode exigir remédios ou até mesmo cirurgia, dependendo da gravidade.

O único problema que tenho de vez em quando são as bolhas. Dá pra perceber que para evitar os três problemas, nada melhor que usar um sapato confortável. Sem contar que ninguém merece ficar com os pés deformados dentro de um sapato de bruxa e ainda sofrer com a dor. Os pés aguentam – literalmente – muita coisa durante o dia e não custa nada mimá-los quando possível. Massagem no pé não é frescura, principalmente se você andou muito ou ficou muito tempo em pé. Sente na cama, passe um creme ou um óleo, faça uma massagem, depois uma meia e vá dormir. Vai ser ótimo.

Micoses: infecção causada por fungos. Pode ser causada por excesso de umidade nos dedos e/ou nas unhas. Precisa tratar com medicação específica e o tratamento é longo. A coisa é séria e se descuidar, vai cair sua unha! Seque bem os pés e fique atenta a qualquer alteração no seu organismo que possa enfraquecer seu sistema imunológico e te deixar mais propensa a infecções como a micose.

Rachaduras: um dos melhores indicativos que sua pele está mega ressecada e sem nenhum cuidado. Para evitar, mais uma vez você deve tomar cuidado com a higienização dos pés, hidratar bastante e esfoliar. Efeito craquelado, só nas unhas, gente.

Unha encravada: acho que é um dos problemas mais comuns que acomete os pés alheios. Também pode ser causado pelo uso de sapato apertado e pela manutenção ruim das unhas. Cortar e lixar as unhas direito faz toda a diferença. Evite cortar muito rente à pele, mas também não deixe crescer a ponto de furar o sapato (sem contar o nojinho). Esse negócio de ter sempre que manter a unha do pé quadrada é lenda. EU corto reto e depois lixo as pontas e deixo levemente arredondada e minha unha nunca encrava (claro que vale lembrar que raramente uso sapato apertado). Só quero dizer que tudo depende da anatomia do pé de cada pessoa. Lixe/corte do jeito que for melhor e menos problemático a você.

Lembrando que podólogo é tudo nessa vida, gente. Se você apresenta algum desses problemas, vale muito a pena consultar um, pois é o melhor profissional para cuidar direito do seus pés (e não a manicure creiça do salão, viu?).

Depois de falar de tanta desgraça nos pés, bora aproveitar para mostrar o esmalte do pé da semana: Love Bug, da Jordana que a Fer já mostrou aqui.

Duas camadas, nada de extrabrilho. Ele é igual ao Plum Seduction, da Revlon. Meio rosa, meio arroxeado dependendo da luz, sei que é lindo!

E mais tarde, quando vocês chegarem do trabalho ou antes de dormir, façam um check-up geral nos pés e veem se está tudo ok ou se precisam de repouso e internação hauaua

ps.: malz ae pelo texto gigante, gente. Nem reparei no tamanho enquanto estava escrevendo. Acho que me inspirei depois de alguns dias de recesso hauhau

  1. Izabele says:

    Aaaaiii o meu tá precisando de internação, coitado…rsrsrs. Não gosto do meu pé magrelo e ossudo, mas bem que o coitado tá precisando de um pouco de mimo, vou passar em um podologo para dar um trato no bichinho..

  2. Patrícia says:

    Q coincidência, acabei de fazer os pés! Tiro cutículas das mãos, q dirá dos pés hein rs. Mas graças à Deus n tenho nem nunca tive nenhum destes problemas, só msm ás vezes q os calcanhares ressecam mais, pois eu tenho pele seca, mas uso aqueles cremes da Avon, Foot Works, no mais qdo lembro (e animo) passo o Mira nas cutículas dos pés tb antes de dormir p minha pedicure ficar c cara de recém-feita por mais tempo.
    “Efeito craquelado, só nas unhas, gente.” rsrs
    Pior q já vi cada pé, totalmente craquelado!!

    • mylena says:

      da minha mãe é rachado, ela morre de vergonha :S
      só usa sapato fechado atras

      • Patrícia says:

        Ah fala p ela seguir pelo menos um pouco estas dicas aí do post, aí melhora! Creme à base de uréia faz milagres nas rachaduras!

    • Joelma says:

      Deus me defenda, não uso craquelados nas mãos que dira nos pés, horrivelllllll

    • Valéria Darcy says:

      tem uns por ai que chamar de craquelado é bondade! alguns estão mais pra cânios do que outra coisa!!
      é horrivel!! sério mesmo!! se num cuida do pé…de outras coisas é que não vão cuidar!!! =S

        • Patrícia says:

          Eu n entendo como podem deixar os pés chegar em certas situações, c um pouco de cuidado melhora mto, n precisa gastar nada demais, mas sei lá, tem gente q é desmazelada msm rs.

    • Ju Zóboli says:

      Nossa Patrícia já vi pés que dá pra plantar alface nos rachados kkkkkkkkkkkkkk
      Ecaaaa 😛
      não sei como conseguem ser tão desleixadas assim aff… ¬¬

      Bjos flôr e bom restinho de semana!!!

    • alimac says:

      Ai, pé podre num dá, e nem tem desculpa de gastra mto nem nada, pq até com açúcar dá pra fazer esfoliante caseiro 😛

      • Ju Zóboli says:

        Nossa é verdade, já fiz muito e funciona mesmo, vc faz com açúcar e sabão de coco?
        Tem uma ótima também com fubá e mel, o mel ajuda a hidratar #fikadika

        Bjo 😉

  3. mylena says:

    eu não cuido dos meus pés e só faço as unhas de 15dias quando minha mãe tá com vontade KK
    nenhum comentario? ;O

  4. Ohana says:

    to com principio de micose na unha :C horrível, tem uma rachadura na unha de fora a fora ç_ç
    já marquei no podólogo… argh preciso salvar a todo custo essa unha ._.
    ninguém mandou só usar all star todos os dias, o dia inteiro.

    • V. says:

      Olá!

      Sempre cuidei tanto das mãos quanto dos pés… Mas misteriosa e infelizmente, adquiri um fungo (micose) numa unha do pé, e enfim… Nem olho para os meus pés direito, a situação está horrenda mesmo.
      Quando o problema começou, corri numa podóloga (que diziam ser ótima) para me ajudar e só depois de pagar a $e$$ão, nada barata, percebi que o ideal era procurar um dermatologista mesmo… Nem toda podóloga tem bagagem técnica o suficiente para solucionar o problema, só é uma pedicure mais cara mesmo… Como você mencionou o problema de micose, pensei em te dar este toque (mesmo que você só tenha desabafado, não perguntou nada e tals… rs), mas espero que o(a) profissional que trate do seu problema consiga solucioná-lo de fato. Boa sorte!

      A propósito, gosto muito do blog, passo aqui quase todo dia, mas não comento não… A não ser agora… rs

    • alimac says:

      Isso mesmo, Ohana, nesse caso, dermatologista é o profissional mais indicado pra vc. E olha, usei All Stra minha vida toda e nunca tive micose…Deve ter pegado em algum lugar contaminado que pisou ou foi só azar mesmo :/

  5. ana paula says:

    Não dou atenção ao meu pezinho, vou ali no cantinho chorar e já volto, tá? hahahahahhaahah
    Tenho que tomar vergonha na cara.
    Fora que tenho pé minúsculo e todo tronxo :~ Todas chora.
    Adorei a cor do Jordana, realmente muuuuito brilho, mas achei ele mais roxo que rosa. Tá? ;D

  6. Paty says:

    Catz e os pezinhos, hehehe…
    Eu dou menos cuidado do que deveria aos meus pés… especialmente pq a unha do dedão esquerdo sofreu um trauma há dez anos e nunca mais foi a mesma, aí fico com vergonha dela e tasco sapatilha pra cobrir os dedos… mas agora tô pegando firme com uma podóloga pra cuidar da unha direitinho…
    Procuro, uma vez por semana, fazer uma esfoliação no pé… como é gostoso! E qse td dia antes de dormir eu passo creme hidratante… ultimamente não tenho feito as unhas pq to cuidando da zoadinha, hehe, mas no verão que vem eu retomo os esmaltes (não gosto de fzr as unhas dos pés no inverno, eles ficam hiper gelados sem meia, hehe)

      • Paty says:

        Ahhh sim, do resto eu cuido… agora q estou indo cuidar da minha unha numa podóloga, ela tá bonitinha e fico mais animada pra dar um trato bem dado nos pezinhos =)

  7. Valéria Darcy says:

    iihhh..o meu tá precisando de repouso…é mt sapatilha, sapato, sandália alta…mas tbm neh, no trabalho não dá pra usar rasteirinha e tênis só de vez em qnd (até pq como verão minhas unhas esmaltadas e lindas??)
    eu não gosto do meu pé. ele é grande,38 e ainda é num formato meio V, meio U. é largo na frente….¬¬
    mas é ele ki me sustenta neh? então bora cuidar dele! Começarei hj!!

    P.S- Eu uso sapato de bruxa….=/ e nem é tão bruxa assim neh gente!!

  8. Joelma says:

    cuido de meus pes como cuido das mãos, horrivel deixar os pes de qualquer jeito, ainda mais que adoro usar sandalias de saltinhos

  9. Marthina says:

    QUALQUER SAPATO/ SANDÁLIA + EU: BOLHAS
    Só tênis (com meia!) e chinelo que não me dão 🙁

    • Ju Zóboli says:

      Ixi pensei que fosse só eu hahahaha
      Meu pé também dá muita bolha aff… ¬¬
      Sofro com isso…

      Bjo e bom resto de semana *–*

    • acnaib says:

      Procura as sapatilhas da Bottero, são as mais confortáveis do mundo. Depois que descobri só quero usar ela, haah.

        • Ju Zóboli says:

          Jura??? não tenho nenhuma dessa marca… Vou providenciar rapidamente =]

  10. luciana says:

    nossa tratamento dos pes ele agradece … faz toda a diferença mas as rachaduras de leve eu tenho e todo dia passo creme afff ;(

  11. Drika says:

    Oi meninas!
    Sabe ultimamente tenho dado mais atenção ao meu pezinho, sim por que ter as unhas das mãos toda trabalhada no gliter, holo e turquesas e o pé de qualquer jeito por ai não dá né?
    O meu ritual noturno é meio longuinho mas eu adoro, creme nos pés, no rosto, mira cuticule nas ditas cuticulas e aproveito e passo ( qdo não dá preguiça ) no pé tbm. Acho que tá bonitinho…meu marido gosta.
    Eu só não gosto de pintar, a dor nas costas é cruel então fico com os clarinhos e rendas da vida. Gostei dessa cor da Jordana, ela é bem densa.
    Bju menias

  12. Paula says:

    eu sou muito neurótica com meus pézinhos! gosto de tÊ-los sempre macios e bem cuidados. Ainda não consegui parar de tirar as cuticulas dos pés, mas costumo passar creminhos à noite e esfolio sempre que posso.

  13. herica says:

    os meus pes nao sao bonitos, mas cuido deles com muito carinho. no dia que eu fico sem passar um creme, eu sinto a pele repuxar

    • alimac says:

      Já fez aquele esquema de deixar os pés dentro de uma sapatilha de plástico com creme dentro? Deixa uns 20 min e depiois tira, fica mega hidratado!

  14. Renata says:

    Adoro massagear os pés, dá uma sensação de relaxamento ótima. E quanto ao podólogo, é indispensável porque eu já vi uma manicure tentando dar um jeito em um pé de uma senhora que estava ressecado e ela pegou a pele morta e tirou com gilete. Aquilo me deu um nojo, fora que é perigoso. Melhor consultar um profissional do que piorar a situação.
    Adorei a cor de esmalte nos pés.

    =**

  15. Tássia says:

    Muito bom essas dicas de cuidados para os pés. Qual a dica pra combinar esmaltes diferentes nas maos e pés?

  16. Carol says:

    não cuido muito dos meus pés,mas tenho sorte pois a minha pele é fina e tenho pouca cuticula,só que encrava com facilidade…já a mão tenho que parar de tirar a cutícula porque se eu continuar vou tirar um pedaço do dedo..hehehe

  17. Ana Flávia says:

    Eu ODEIO meu pé… #prontofalei Quem disse que as cutículas são iguais? Sério, a cutícula do pé do Shrek é mais bonita que a minha, ela tem vida própria, é um ser pensante e infeliz! Nem a manteiga emoliente da granado da jeito na bichinha… Um horror!!! O formato das unhas, então? E a quase ausência de unha no mindinho??? Eu desisti de passar esmalte escuro nas unhas dos pés… Agora vou falar igual à Ana Paula ali em cima: todas chora agora comigo…

    • Thainá says:

      hahaha
      Seu pé é igual o meu haha
      Unha no dedo mindinho,não existe hahaha
      Mais agora eu comecei a dar mais atenção pros meus pézinhos.

  18. Amanda Santos Pereira says:

    Excelente post! Muito esclarecedor. Sempre tive dúvidas se devia ou não hidratar as cutículas dos pés, e aqui foi o único blog que vi falando disso 🙂
    Adorei o ‘efeito craquelado só nas unhas gente” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bjssss

  19. Thaís M. says:

    Meu Deus, o que é aquele pé com aquelas garras enoooormes?!? Morri!

    Pronto, voltei, hashueisa. Sobre os pés, os meus são feitos só na manicure, não tenho cutícula, nem rachaduras, nem joanetes, calos, nada. Tenho o pior, um tipo de micose que não cura jamais, aff! Fui em dermato, em podólogo, tomei comprimidos carésimos e nada. Aí que desisti. Antes elas nem cresciam (as unhas), dps de um certo tempo, deu uma melhoradinha, e aí acabei ficando com elas assim mesmo. Curtinhas e sempre feitas! Adorei o post. Bjos!

    • alimac says:

      Gente, q estranho isso. Será q vc não está sempre usando algo contaminado? Se vc num abandonar os sapatos que usou durante a micose, acho q ela persiste…

  20. Thainá says:

    Amei o post estava necessitada haha
    ODEIO meu pé ele é largo,magrelo com os dedos compridos e quase sem unha no dedo mindinho……

    Mais agora eu cuido dele.Ele esta mais “apresentável”

    Sem contar que o dedo “indicador do pé”(WTF) é meio é mais separado do dedão…é um horror!!!haha

  21. Mist says:

    Gostei bastante do post, eu sofro muito com bolhas, antes era com unha encravada x_x , mas as vezes o sapato é tão bonito que a gente fica com dó de não usar hahaha -.-‘ , adorei a cor do seu esmalte, ficou muito lindo ^^

    • alimac says:

      Verdade, aprendi que pra ser mulher e não-baraguenta tem que sofrer um pouco. Vide depilação com cera hauhauhau

  22. Marianarodr says:

    Adorei o post!
    Minha dermatologista, me disse que melhor do que passar hidratante, é passar vaselina sólida. O Pé da minha mãe ficou ótimo! Agora eu estou fazendo o teste e aproveitei para passar nas mãos. Nos pés o ideal é passar antes de dormir, cobrir com um plástico (não precisa apertar nada) e terminar com uma meia por cima. Só aconselho a lavar os pés de manhã, se você for usar algums sapato, pq fica bem “melado”. Mas se for sair de tenis de meia, não tem problema, a meia vai “removendo o excesso”!!
    Nas mãos é mais complicado. Aconselho a passar um pouco antes do banho… também dá pra fazer desse jeito no pé!
    Bom fica a dica!!
    Beijos!

  23. claudia - legalmente boring says:

    Oi Catz! Eu tenho sorte, adoro meu pé, acho ele lindinho, pequeno, arredondado. Um dia, quando eu tinha acabado de fazer o pé, um amigo meu de estágio falou “Nossa, como seu pé é lindo!”Fiquei tão contente (a boba). Mas é sério, vale a pena cuidar direitinho dos pés, com tantos produtos à disposição, deixá-los macios e hidratados é o mínimo.
    :*

  24. Gabriela B. says:

    Minha unha sempre foi encravada, é um poço de tão funda ;\ sempre vou na podóloga, e dói pq ela é muito funda e criam peles, que doem bastante pra tirar. tem que ficar colocando algodão do lado das unhas, pra secar e as peles não ficarem nos cantinhos das unhas. e se não bastasse tudo isso, tive uma unha do pé que caiu quando eu praticava luta, a coitadinha só foi crescer agora, mas do lado ta descolando de novo e ta horrível =\ não sei quando vai melhorar, a podóloga queria cortar de novo a metade da unha, mas não deixei pq ia ter que ficar usando bandaid de novo pra não mostrar a unha feia. estou tão triste. 😡 e quanto aos pés, cuido bem deles, passando creme e quando vou na podóloga ela esfolia. estou gostando mais deles agora, depois de passar várias cores e cuidar mais!
    mt bom o post, e todos os outros. primeira vez que comento aqui 🙂
    beijos

  25. Helô says:

    Eu tenho agonia de eu mesma fazer meus pés, tenho cocegas, hahaahhahaha…

    Mas eles estão bem cuidadinhos, só não consigo pintar…

    Boa noite amiguinhas

    • Ju Zóboli says:

      kkkk… tenho uma irmã que prefere perder a amizade mas ai de quem se aproximar dos pezinhos dela ela briga pra valer rsrsrsrsrs

      Bjo Helô… :*

  26. luma says:

    quaase, bem quase, melhor dizer umas 2xsemana eu passo aquele esfoliante da avon ♥
    e qdo to com preguiça de passar ele passo só um creminho para os pés, no caso o hidrapés da fina flor http://bit.ly/ibpqXg – tem um cheiro MARAVILHOSO!
    nem vou falar da preguiça de pintar as unhas … deixo elas sem esmalte por muito tempo, agr estou com vergonha ehaiuaehueahiaei

    no mais, nunca tive unhas encravadas

  27. amanda prado says:

    eu pinto a unhas dos pés em casa, mais n troco mts veses, tenho PAVOR de frieira, e morro de medo de ficar com micose, seilá, tenho pavooor! Eu gosto dos meus pés, e cuido bem deles, de noite passo um creme da natura e coloco uma meia de algodão, mais n custumo hidratar a cuticula do pé, e so empurro quando vou pintar mesmo, e sempre uso sapato larginho, pq tambem tenho pavor de joanetes!! tenho pavor de tudo q possa assombrar meus lindos pézinhos *—*

  28. Samara says:

    Eu esfolio meus pés toda semana, principalmente quando vejo que preciso. E creminho neles? Todos os dias, é de lei!
    Mas mesmo com esses cuidadinhos básicos, não posso usar tenis todos os dias e ficar com eles o dia inteiro que lá vem as malditas micoses, ainda bem que não nas unhas.

    Eu faço meus pés as vezes, porque manicure me dá agonia e não é cócegas, é agonia mesmo de eu achar queestou sentindo dor, mas nao estou hahahaha

    Boa noite 🙂

  29. julinhaah says:

    o meu pe nao é tao feio mais em compenbsaçao a unha eu nao gosto nemum pouco dela (ta nao vamos ser dramaticass) ele é bonitinha mais nao me agrada meu pe e um pouico feio sabe :/ (¬¬)

    • Thainá says:

      Ju eu me confundi quando disse que a avó da minha prima morava em Itapira =(

      É uma amiga minha a Milena,ela mora aí em Itapira talvez vc conheça,ela é irmã de uma menina chamada Mirela e blá blá blá hahahah

  30. Cαrolziinhαα ' says:

    Eu mesma faço meu pé, tenho agonia quando outra pessoa faz meu pé, acho que é trauma, quando eu tinha uns 6/7 anos, minha mãe foi cortar a unha do meu pé, e eu muito quieta e paciente, fiz minha mãe quase arrancar meu dedo *-*
    ainda lembro do sangue no meu dedo, mas acho que nem doeu, foi só pirraça de criança mesmo !

    Enfim, meu pé é muito feio, grande e eu acho que eu tenho joanete (é esse o nome ?)
    To lutando pra deixar as unhas quadradas mas está difícil !

    Bjos !

  31. July says:

    Coincidência, resolvi dar um tapa geral no meu pé anteontem…
    Primeiro deixei um pouco de molho na água morna e joguei nela óleo infantil…
    Sei lá se faz alguma coisa, mas ficou gostosinho… Depois esfoliei, empurrei as cutículas, esfoliei elas tbm, lixei as unhas… E pronto!
    Tão gostosinho ficou… E fazia um tempinho que não cuidava delas assim…rs…
    É que dá uma preguicinha mesmo, não tem jeito…rs…
    Nem creminho diário passo mais… Vou ver se agora me reanimo…
    E olha, que linda essa cor! Não sei se foi o contraste com a pele, mas eu não imaginava ele tão lindo assim… Curti muito!!!!

    Bjss!!

  32. Luciana says:

    Amei esse post, Catz! Muito bem escrito e bem feito!
    E seus pézinhos fotogênicos ficaram uma graça com esse Jordana! Combinou muito bem com seu tom de pele! Adorei!
    Bjsss ;**

      • Luciana says:

        ahsuashuahsua
        Não me adaptei ao pseudônimo, e acho que ninguém se adaptou tb, porque todo mundo continua me chamando de Lu! Então vou voltando pro meu nome mesmo! 😛
        Bjss

  33. Ju Zóboli says:

    Ai gente eu odeio meus pés ¬¬ …. Mas não é por isso que deixo de cuidar deles, passo todos os dias de manhã e a noite um creme hidratante e uma vez por semana esfolio.
    Quanto às unhas faço de 15 em 15 dias e sempre de vermelho 😛 não consigo imaginar meu pé com outra cor, pode ser qualquer tom mas tem que ser vermelho 🙂
    E eu só odeio meus pés porque meu dedão é meio tortinho, mas ele é pequeno calço 36, e o que acaba comigo é só dedão mesmo 🙁 kkkkkkkk

    Essa cor é linda Catz!!! nossa perfeita mesmo, mas usaria ela nas mãos nos pé só vermelho mesmo rsrsrsrs

    Bjos meninas e bom restim de semana rsrsrs

  34. Paola says:

    Pior é que é verdade. Muita gente cuida muito das unhas das mãos, estão com elas sempre impecáveis, mas os pezinhos, que nos levam à belos lugares, estão lá.. largados, sem muitos cuidados!
    Não pode não….Achei esse post super válido, e muita gente vai ficar mais atenta. Ainda mais agora, que usamos muito sapato fechado né?!
    E um podólogo é sempre bem vindo às vezes…
    beijos!

    • alimac says:

      Obrigada Paola! Realmente, dá uma olhada naquelas famuósas no tapete vermelho: lindas da barriga pra cima e pés casquentos! eca!

  35. Stella says:

    Amei este post. Eu parei de tirar as cuticulas das unhas das mãos a 1 ano, foi dificil mas eu consegui. Agora estou tentando fazer o mesmo nos pés, mas parece que tem mais cuticulas. Quando estou de sandalias passo a cerinha umas duas vezes ao dia e passo o Mira uma vez. A noite passo creme antes de dormir. Acho que vou conseguir. Bjs.

  36. ILANA says:

    que aula, hein doutora Zatz? ta PHD!! Graças ao bom Deus eu não preciso trabalhar com sapatos altos e/ou fechados (to sempre de rasteira, com os dedinhos ao léu. Salto, só pra causar na night haushsuhash), odeio andar descalça (desde criança), hidrato meus pisantes todos os dias ao deitar e depois dos banhos e não tenho nenhum dos problemas citados. Nunca encravei uma unha sequer. Sorte demais. E ainda comprei um mimo para os queridos: um daqueles spa de hidromassagem para pés, e dou uma geral completa mais ou menos de dez em dez dias e mantenho sempre as unhas curtinhas (e retas porque arredondar os cantos encrava hasuhasuhasuh).
    A única coisa que me desagrada é o tanto de veias salientes que tenho nos pés (herança paterna, todo mundo la em casa tem pé de ogro, parece um mapa de bacias hidrográficas).
    bjuss e… como será que a mulher do nojinho consegue dirigir com aquelas unhas? mel dels!!!

    • alimac says:

      Ah, ainda não sou doutora, só Mestra hauhauahua
      Ai, meu sonho de consumo é um spa pra pés da Dr Scholls. Um dia compro hahaha
      Vc tá preocupada se a nojenta consegue dirigir? Como ela consegue VIVER com aquilo? nem milagre salva hauahuahua

  37. AnaC says:

    Pé é uma coisa… raramente alguém gosta do seu! 😀 mas eu adora ver o meu bem feitinho, é gostoso! Fico de pé feito o ano todo, faça chuva ou faça sol.

  38. Cláudia André says:

    muito interessante este post sobre cuidados com os pés, meus pés são muito bem cuidado, pois ele me aguenta o dia inteiro rsss, duas vezes por semana eu esfolio ele e hidrato, compro muito cremes para cuidados deles, um dos que eu uso é o da avon o esfoliante e o hidranta pós esfoliação, tem cheirinho de açucar mascavo e baunilha, chama foots works é muito bom, não tiro cuticulas só o excesso e as vezes aparece algumas bolhas principalmente se uso rasteirinha, mais cuido delas sem fura-lás, acho meus pés bonitinhos, mais nas fotos eles nunca fica bonitos kkkkk, todo mundo acha les bonitos(não sou nem um pouco modesta né?)rsss
    bjokas

    • alimac says:

      A gente já postou sobre Foot Works aqui no blog. Realmente a linha é mto boa e com preço bem em conta.
      Bjos!

  39. esmaltemaníaca says:

    Detesto meu pé… eu sou magrela, mas meu pé é grande e gordo…

      • evely says:

        olha a depender do calçado que uso dói sim e muito,mais como se diz que a mulher as vezes sofre pra ficar linda ,eu nao abro mão de um scarpan de vez em quando, mais quando chego em casa é molho na agua com sal..rsrsrsrrs
        no meu caso é genético. meu tio é ortopedista e diz que nao vale a pena fazer a cirurgia,pq depois com o tempo volta tudo de novo…….

  40. Mila Teniz says:

    Manicure creiça do salão???!!! falou da minha catigoria, aí vc tá mexendo comigo D.Zatz!!! Eu sou manicura e pôprietaria de salon! hahaha…

    Brinkadeira! vamos falar a verdade, tem mta manicure q se acha A Podóloga e só faz cagada! Agora uma coisa q fiko puta é as clientes q querem cuticula fuuuunda, q querem q a gente cutuque tanto os cantinhos até sangrar e ainda querem a unha cortada quase na meia-lua (parte branquinha)! Tem aqueles pés secos e querem lixar lixar lixar sem parar, ai não dá!
    Tem manicure q é foda, mas tem cliente q é pior ainda! São tdas cheias de nhénhénhé, nós fazemos quase o impossivel pra deixar as chulapas bonitinhas e chegam em casa, passa a semana inteira e elas não usam um creminho sequer!
    E mta gente não entende q nós manicures somos embelezadoras de pés e mãos, e não podólogas, não ‘podemos’ desencravar unhas!!!

    Tenho os pés ressecados, uso mto chinelo/sandalias e cuido sempre, tenho q cuidar! faço como vc disse, hidrato bem a noite e ponho uma meia, sempre faço esfoliação e hidratação de parafina!

    • alimac says:

      Ai sua exagerada, não falei mal das manicures, falei mal das manicure CREIÇA que se acham as podólogas como vc bem disse 😛 hauhauhau E fala mais desse negócio de parafina 🙂

      • Mila Teniz says:

        Eu sei ;), tem mta creiça msm! rs…

        Ah não vou falar da hidratação não, vão ter q vir aqui fazer comigo! hahaha…brincadeira!
        Olha vou tentar dar uma resumida: esfolia bem (ainda mais nas áreas mais secas) com uma mistura de Sais de Banho com Mel, depois lava bem, e passa a parafina (sabe aquela pra fazer banho de luz? vende em qq perfumaria e nem é caro) e massageia bastante, até esquentar a pele…
        Depois enrole plastico filme no pé e ponha aquela botinha metalizada (vende em perfumaria tb) e fika por 20 min. Depois é só lavar bem o pé! se preferir pode passar um creminho hidratando e uma por meia depois. Ah na hora de esfoliar pode dar uma leve lixada, ou usar aquela pedra pome, isso se o pé estiver naquela situação precária! senão nem precisa…

        Tb é usada aquela parafina q é derretida em parafineiro, mas parece q o custo é mto alto…

        • Mila Teniz says:

          Pode ser feita nas mãos, joelhos e cotovelos tb…

          E esse esfoliante pode ser usado no corpo!

    • Mila Teniz says:

      Ah só pra completar: não podemos desencravar unhas….nem tirar calo, bolha, olho-de-peixe, bicho-de-pé e mto menos chulé!!!!
      Lavem os pés antes de ir na manicure please!!! – e eu q achei q meu trabalho ia ser facil!!!!

    • Izabele says:

      Oi, como funciona a hidratação de parafina?
      Aqui no Chile as manicures fazem muito isso(tanto nos pés como nas mãos), mas até agora eu não tive coragem de ir em uma delas, ainda não confio nelas pra dar meus pezinhos feiosos nas mãos delas, vai que sai mais feio…hihihi.

      • Mila Teniz says:

        Oi!!!
        Esfolia bem (ainda mais nas áreas mais secas) com uma mistura de Sais de Banho com Mel, depois lava bem, e passa a parafina (sabe aquela pra fazer banho de luz? vende em qq perfumaria e nem é caro) e massageia bastante, até esquentar a pele…
        Depois enrole plastico filme no pé e ponha aquela botinha metalizada (vende em perfumaria tb) e fika por 20 min. Depois é só lavar bem o pé! se preferir pode passar um creminho hidratando e uma por meia depois. Ah na hora de esfoliar pode dar uma leve lixada, ou usar aquela pedra pome, isso se o pé estiver naquela situação precária! senão nem precisa…

        Tb é usada aquela parafina q é derretida em parafineiro, mas parece q o custo é mto alto…talves seja esta q se usa em salões grandes ou por aí no Chile…ela é bem traquila e é feita nas mãos tb!

    • acnaib says:

      Ai, eu vivo falando sobre isso com meu namorado… acho que manicure é muito barato aqui no Brasil pra quantidade de coisas que têm que ver/aturar/fazer. Ainda mais se tratando de pés. PÉ GENTE! Se vira, aguente seu chulé, não obrigue ninguém a cheirar ele, não! haehahea

      • Mila Teniz says:

        Bee o pior é a gente ter q ouvir, ouvimos mto! tem gente q faz o pé uma vez por mês dai vem e fala: Ai acho q vc não cortou legal da ultima vez! – ou: Eu não sei pq minha unha encrava tanto?! — tem horas q me falta paciencia…
        Chulé é o de menos! Tem mulher q deveria ter vergonha de ir a manicure sem ter lavado pelo menos a mão, nem te conto, qq dia tiro um alien dali!!!!!
        Eu falei pro meu marido q eu achava q ia ser facil, mas nem posso reclamar mto, minha sogra me deu o salão dela e esmaltes eu já tenho o suficiente…agora é só crescer cada vez mais! quem sabe um dia a coisa vai estar tão legal q e eu só precisarei administrar né?!

        • Ju Zóboli says:

          Nossa Milla já passei muitas vezes por isso, afinal de contas foram 10 anos
          como manicure ¬¬.
          Eu moro em uma cidade pequena e aqui existem muitas pessoas que moram
          em zonas rurais, enfim um dia chegou uma dessas que além de tudo era muuuito
          porca e quando ela tirou o sapato eu tive vontade de vomitar 😛 ecaaaa do jeito
          que ela lavou o chiqueiro ela veio pra fazer os cascos, nã lavou nem nada…
          Imagina minha situação, o salão cheio de gente e eu com esse abacaxi pra descascar…
          Tive que fazer mas jurei pra mim mesma que nunca mais faria aquilo de novo, traumatizei.
          Deus me livre!!! Manicure sofre demais…

          Bjos Milla =]

  41. Leeê says:

    hauhuhsuhusahsasa manicure é foda messssmo! acho que é um dos trabalhos mais dignos. tem gente tão chata que meu deus, para aguentar é preciso ser santa!
    nao tomo todos esses cuidados com os pés pq eu sou normal, hahahahaa e nao tenho quase vida 🙁
    mas sempre que dá, eu tiro o excesso de cutículas que me incomodam e faço esfoliação. creme só passo depois da esfoliação, etc.
    cuido na medida 🙂 eles nao reclamam, hahaha.
    pode escrever, que a gente lê, HAHAHAHAH ;*

    • alimac says:

      Não tem qse vida mesmo hauahua Mas pra ir fofocar no sábado cas amiga, vai né? hahaha
      Adooooro pessoa q não tem preguiça de ler, pq né, preguiça de ler é uma coisa mto triste hahaha

      • Leeê says:

        hhahhahahahahahahhaa em minha defesa, depois da maratona: aula de manhã (ida a diadema, volta de diadema), porto de santos (ida e volta), eu tava só o pó. precisava dormir um pouco, haha e minha irma nao deixou, ve se pode. ela queria muuuuuuito ir, aí eu fiz um esforço!

        preguiça de ler aka realidade do brasil, infelizmente.

  42. Nayana says:

    hahaha
    adorei o post,
    é sempre bom lembrar dos nossos pobres pés.
    vou passar um creminho no meu, now!

  43. Bruna says:

    Ai que lindo ^^
    Eu tenho uma coleção de duas joanetes brilhantes haha… não são grandes, mas depois que vi os pés das minhas tias-avós, comecei a tomar cuidado e não usar muito salto alto, bico fino etc.

    E depois que um amigo do meu irmão me disse (quando eu tinha 15 anos) que meu pé parecia pé de pedreiro, decidi nunca pintar as unhas do pé haha redécolo!!

    Uma vez pintei, e ficou parecendo pé de traveco…

    sem mais 🙁

  44. Joana says:

    Oi Zatz, post importante!! Eu não tenho problemas de bolhas, calos ou joanetes! Sempre ando de calçado confortável, 90% das vezes de ténis e botas… saltos estão fora do meu dia-a-dia! O meu maior problema é que como vivo num país frio, durante 9 meses do ano, eles ficam fechados, então já viu… Vou tentar fazer uma esfoliação pelo menos uma vez por semana e hidratar diariamente!!

    • alimac says:

      Verdade, se os pés estão sempre em sapatos fechados, devem precisar de uma folguinha de vez em quando 🙂

  45. Andrea says:

    Eu vou no salão, não tenho saco para fazer pé em casa. Vou toda semana, e apesar dos anos de ballet clássico não tenho joanete… mas vivo as voltas com bolhas (mas eu tenho uma teoria sobre o assunto e depois eu revelo).
    Como moro numa cidade praiana e uso muito chinelo o pé tem q estar sempre apresentável né??? E a primeira vez q eu usei o Sereia foi no pé, fiquei com medo de não gostar nas mãos (mentira, foi medo de fazer aloka dazunha verde)!!!

  46. vanessa Maria says:

    Ola LOUQUINHA dos pés rsss.

    Na contramão da galera eu adoro meus pés. Acho bonitos, mesmo sendo ossudinhos, mas os dedos sao harmonicos ( sei la como falar de pés poxa)

    Falo isso pq a ala masculina ( leia-se namorado e ex namorados ) todos sempre elogiavam meus pés. Das duas uma; ou eles sao bonitos mesmo ou eu so namorei tarados hehehehehe.

    Caramba, quero parar de tirar as cuticulas dos pes tambem. Seria um adianto na vida… Nas maos eu ja nao tiro mesmo , mas nos pés… Vou começar a fazer esse ritual de tratamento com mais perceverança ( #arelaxadafeelings) e ir espaçando a cuticulagem… Quem sabe um dia consigo parar de vez de tirar as cuticulas dos pés.

    Ahhh, esmalte lindo esse ! Depois de tanto carnaval ( nao gosto de folia mas adoro o feriado para viajar ) acho que vou deixar as unhas sem nada por uns dias…. Ai depois colocar uma cor assim como esse que vc mostrou.

    Beijokasss e um dia lindao para todas as LOUCAS

    • alimac says:

      Olha, meu namorado num tá nem aí pro meu pé, mas né, q se dane! Vou continuar cuidando, daí pelo menos qdo saio de sandália os outros podem admirar! hauahuhau

  47. Crislâine says:

    Catz, que cor linda!

    Preciso dizer que ultimamente tô meio relaxada com os pés, mas de vez em quando dou um trato dosbão neles! HUAuAHU, esfolio, passo um creme da avon (que eu adooooro), coloco uma meia, durmo e no outro dia uso tênis. O pé fica que é uma beleza! Não parei completamente de tirar as coitadas das cutículas, mas tiro beeeeeeem menos, e como faço a unha dos pés toda semana, uso um palitinho e a espátula pra tirar toda pelinha que fica ali enxendo o saco, daí nem precisa do alicate, só meu dedão que precisa de vez em quando.

    E eu gosto dos meus pés. Sou bem feliz com eles!

    Beijoooooooo

    • alimac says:

      Eu tb passo o palitinho ou a espátula pra tirar o excesso de pele, mas é qse nunca, porque já sai bem menos conforme o tempo passa 🙂

  48. Caroline says:

    Tô precisando cuidar melhor dos meus pés, tem período que fico super empolgada e eles ficam lindos, nesse momento ele está um caco. A minha sorte é que não tenho usado sapatos apertados para estragá-los mais, mas de qualquer forma tô enrolando para dar aquela atenção a eles.
    Só para ter uma ideia, estava com um esmalte a duas semanas, e pra renovar o visu do troço eu passei um glitter por cima… hahahaha (tô dizendo que tô gliterinando tudo e ninguém acredita em mim, rs). Só que eu fiz isso sem cuidar dos pés, só passando por cima mesmo, nem limpando os cantinhos, deixando por conta do banho… hahahaha, vergonha demais! hahahahaha.
    Adorei o post Cá, é bom para nos ajudar a analisar os problemas que as vezes temos e não conseguimos identificar o que é.

    beijos!

  49. tuane says:

    nuss eu cuido muito mas das mãos q dos pés….tenhoo q rever esse meu conceitoo,,rsrsrsrs

    muito legal esse post…e o jordana lindoooo lindooo (to numa fase tão rosa na minha vida esmaltistica…rsrsrsr)

    bjinhos

  50. Aline Dalla Vecchia says:

    Ótimas dicas! Adoro quando vocês colocam essas dicas. Comecei a usar alguns produtos que indicaram para hidratar as cutículas e em menos de um mês já consegui parar de tirá-las (era meu sonho).

    Vou complementar sobre as rachaduras. Eu tenho desde criança e sempre cuidei muito bem de secar meus pés depois do banho. Consultei um dermatologista que me disse que minha pele racha entre os dedos porque é muito fina. Eu tenho pele de criança, é um terror, qualquer coisa marca, racha, coça…

    Em relação as unhas encravadas, eu e minha mãe somos da opinião de que elas são causadas pelas manicures, que tem mania de cutucar os cantinhos. E aí encrava, então precisa cutucar de novo, aí vira um círculo vicioso. =P Nós cuidamos de nossos pezinhos em casa e não sofremos desse problema.

    • acnaib says:

      Eu nunca fui em manicure e minha unha sempre teve essa “vontade” louca de encravar. Sou obrigada a ir sempre na podóloga, mas até que gosto, ela faz massagem no meu pé, heaahe.

    • alimac says:

      Verdade, qdo eu fazia unha em manicure, sempre tava encravada e doía, agora q faço em casa, nunca mais senti dor ….

  51. @carolineguio says:

    Eu também ODEIO meu pé. Ele é chato, meu ‘anelar’ do pé é todo torto e o meu ‘indicador’ do pé direito é quase um centimetro maior que o dedão D: Sem contar que eu tenho tipo um calo, desde quando eu me entendo por gente. Ainda não tive coragem de passar esmalte que não seja transparente nos pés. O máximo que eu faço é uma francesinha. Adorei o post, bjs

  52. Cindy says:

    Ola.. eu curto meus pés.. eu mesmo faço.. uso cores mega coloridas e tudo mais…
    tinha unha encravada, mas aprendi q nao mexer! só limpo e passo esmalte

  53. Caroline says:

    Ah, eu aqui de novo. Só pra compartilhar… Minha mãe mistura Melhoral infantil com Glicerina e Água Oxigenada, passa nos pés e os coloca dentro de um negocinho que é tipo uma meia de aluminio e plastico, mas dá pra colocar dentro de uma sacola tb, dá o mesmo efeito. Eu só não sei as quantidades, mas é só procurar na internet. E adianta! Os pés ficam super macios. Eu só não passo porque não gosto dessas receitas caseiras, kk. Mas é que eu sou fresca. bjs

    • alimac says:

      Tb não gosto mto de receita caseira…sem contar q é mais fácil e prático comprar e usar um esfoliante pronto do q fazer essa gororoba!

  54. acnaib says:

    Errou, hein? Sapato de bruxa tem esse saltinho: http://bit.ly/g9TY1r

    Meus pés são tão lindos, que eu não mostro pra ninguém pra não acontecer mais desgraça com eles. Já sofri muito com unha encravada, mas eu amo minha podóloga (e ela ama meu pé), ahiesuhesiau.

    • alimac says:

      Pra mim, todo sapato de bico fino é de bruxa, ou como sempre digo, pra quem tem 3 dedos no pé 😛
      Sua podóloga é safada, aproveita e pede desconto hauahua

  55. adnanref says:

    Já tive unha encravada e seriamente, a manicure só zuava mais. Podóloga salvou minha vida, pois nem andar de tenis estava conseguindo mais, e quem tem coragem de usar chinelo com o dedo podre?
    Por isso aprendi a fazer o pé sozinha, assim só “cutuco” o necessário.

    • Ju Zóboli says:

      Usar chinelo com o dedo podre é ótimo!!! kkkk

      Tenho um sobrinho que a unha dele encrava tanto que o dedo dele fica meio esverdeado 😛
      mas ele vive cutucando aquilo ecaaaa…

  56. Rose says:

    Tenho que dar meu depoimento (rs): a melhor coisa que fiz na vida foi ir a uma podóloga. Até o início do ano passado ia a manicure semanalmente e pedicure quinzenalmente e minhas unhas dos pés estavam sempre encravadas, minha cutícula toda “desbeiçada”, toda vez era um sofrimento desencravar. Um dia me deu uma “luz” e fui pela primeira vez à podóloga, meus pés são outros. Resumo nunca mais fiz os pés com manicure, agora esfolio, hidrato e pinto em casa e quando acho necessário volto lá pra dar aquela caprichada e no final tem uma deliciosa massagem!
    Então pessoal é isso mesmo, sem tirar a cutícula ela vai afinando, mesmo a do pé, só não consegui ainda abolir de vez o alicate na mão porque devido a alergia de vez em quando ela arrebenta e se não cortar fica pior. Desculpem eu ter escrito demais, mas acho que pode ajudar outras pessoas. Beijos

  57. Alê says:

    Meu pé é feio e gordo.

    Mas eu cuido bem dele sim, ainda mais porque ando o dia todo de chinelo 😛

  58. says:

    Sou da turma que tem o “indicador” maior que o dedão! É tãoooo feio! Pra ajudar, ele é meio separadinho dos demais dedos (fica dedão – espaço- indicador – espaço- outros dedos). Nada harmônico! hahahahaha
    Antes só usava clarinhos, mas desde que pintei de vermelho pela primeira vez (aos 21 anos!!!) nunca mais o renda passou pelos meus dedos. Adoro um pé pintado de azul, rosa, vermelho…

    • alimac says:

      Eu tb demorei mais ou menos isso pra passar um vermelho no pé, agora tb não consigo mais usar clarinhos 🙂

  59. Érica says:

    Eu tenho problemas com calinhos mas é porque uso muito sapato fechado e infelizmente no momento tenho que manter isso. Se fosse possível usaria sandália todos os dias mas por enquanto não rola.
    Ah, eu adoro os meus pezinhos e coitado, ele anda precisando de uns cuidados. Essa história de andar de sapatos fechados a semana toda cria uma espécie de acomodação, porque ninguém vai ver como ele está… hihihi

    Adorei as dicas e vou tentar colocá-las em prática; o esmalte da Jordana que vc usou é lindo!

    • alimac says:

      Ai gente, sapato fechado direto é mto triste…ainda mais nesse clima do Rio, aff. Mas pensa: pelo menos vc pode estar com um azulão no pé q ninguém vai falar nada hahaha

Comments are closed.