A Simbologia dos esmaltes

8 de August, 2010 em Dicas Úteis, Utilidade Pública by Camila

Não gente, esse post não fala sobre Símbolos perdidos, Robert Langdon ou Illuminati. Na verdade, a intenção aqui é falar sobre alguns símbolos esmaltíscos bastante importantes. São símbolos que não estão presentes apenas em esmaltes, mas também em cosméticos e embalagens em geral.

Resolvi falar sobre isso porque eu sou uma daquelas que adora ler bula, xeretar informações em rótulos e tudo mais e reparei que ainda tenho algumas dúvidas, e pensei que talvez mais pessoas poderiam ter também. Já citei aqui uma vez, por exemplo, sobre aquela lenda de que esmalte importado não teria prazo de validade, quando de fato, o símbolo que representa a validade do produto sempre esteve lá, apenas a pessoa que não conseguia distinguí-lo… e essa dificuldade e falta de esclarecimento é um perigo!!

Agora deem uma olhada e vejam se vocês sabem o que significa cada um desses desenhinhos:

Na parte de cima: China Glaze e Essie. Embaixo: Eyeko e Jordana.

Outra com desenhos diferentes:

À esquerda: OPI, Orly e Yes Love. À direita: Mavala e Sephora.

Bom, e o que significa cada um desses símbolos??
Começando com o mais basicão, o da validade:


PAO (Period After Opening, ou “período depois de aberto”)
. O potinho destampado indica por até  quanto tempo depois de aberto o produto pode ser utilizado. Geralmente vem um número e a letra M, que indicam por até quantos meses deve-se consumí-lo.


Flammable (“inflamável”). Este também é bastante conhecido, e o foguinho significa que a substância é alta ou extremamente inflamável, ou seja, não deixe perto de fontes de calor e não coloque no microondas 😛


Green dot (“ponto verde”). São duas setas em sentidos opostos, muito parecido com o símbolo da reciclagem (que tem três setas). Significa que a marca ou a companhia do produto que apresenta esse símbolo comprou o uso da licença “green dot” e contribui para programas europeus de estímulo ao descarte apropriado e reciclagem de materiais.

Hand and Book (“mão e livro”). Esse é um mistério! huhau Quando uma embalagem tem esse desenho, significa que todas as informações sobre aquele produto não puderam ser completamente dispostas na embalagem (muitas vezes devido à restrição de espaço ou tamanho, no caso de esmaltes), e por isso, tais informações devem ser procuradas em outros locais, como cartões ou folhetos anexos ao produto ou pela internet.

Tira de Moebius. Esse também é bem conhecido, e indica que a embalagem do produto é reciclável.


Tidy man (“homem arrumado, organizado”)
. Indica que o produto deve ser descartado de maneira apropriada, não pode ser jogado em qualquer lugar.


Crossed out Wheelie Bin Symbol (algo como “símbolo da lixeira cruzada”)
. Significa que o produto não pode ser descartado em lixeira comum, deve ser coletado seletivamente de acordo com regulamentações da vigilância sanitária local.


Leaping Bunny (“coelhinho pulando”, owww)
. O esmalte da Orly é o único que tem esse símbolo, que indica Cruelty Free, ou produto não testado em animais.

Ainda faltou um símbolo bizarro, na embalagem do Sephora, embaixo do símbolo do Green dot. Não identifiquei o que era e o Rafa que me ajudou e falou que parece uma unha em um dedo. Realmente parece mesmo, mas por que está lá? Pra indicar que o produto é pra unha Oo ???

Repararam que somente aparecem tais desenhos em esmaltes gringos? Não tenho nenhum nacional com essas imagens, e não acho que o tamanho dos esmaltes tenha influência nisso, pois até o minúsculo do Mavala está cheio de desenhos. Acho que seria uma boa termos isso em produtos nacionais, talvez seria mais fácil entender os perigos/alertas que cada produto apresenta, pois esses símbolos não estão nas embalagens à toa. No entanto, não adianta a presença deles sem sabermos o que significam, né? Também acho que a ausência de um determinado símbolo em um produto não o isente de outras característcas importantes, como exemplo, o esmalte da Eyeko só tem símbolo de validade, mas acho que, como praticamente todos os esmaltes, ele também é inflamável, assim como o da Sephora que não tem o símbolo da validade…vá entender o que determina que um desenho vá ou não parar ali…
E nos produtos que vocês têm por aí? Mais algum símbolo perdido? hehe