Qual a diferença entre removedor de esmalte e acetona?

6 de May, 2014 em Dicas Úteis, Removedor de Esmalte by Bianca de Neve

Eu ando experimentando vários removedores diferentes desde que minha amada Lutex resolveu despirocar e aumentar 50% o valor sem explicação aparente. Achei simplesmente absurdo um frasco de 500ml subir de R$8,90 pra R$14,99 e parei de comprar. Aproveitei que eu ainda tinha 2 frascões fechados e comecei a alternar o uso de um pouquinho dela com outros produtos.

Sabemos que a acetona tem uma remoção melhor, mas ela também é mais forte. Pessoas com pele sensível devem evitá-la e dar preferência ao removedor de esmalte sem acetona.

Mas então, qual a diferença entre o removedor de esmalte e a acetona? NENHUMA.

removedores

Daí você pensa “não viaja, Bianca” e eu digo que o problema está nos detalhes:

A acetona é o ingrediente principal da maioria dos removedores de esmalte. Só que a expressão “removedor de esmalte” é comumente associada à um produto SEM acetona, por isso a confusão. Todos os produtos feitos para esse fim são removedores de esmalte, porém alguns têm acetona e outros não. Dá pra entender porque eu sou tão chata em chamar as coisas pelo nome “correto” delas?

Já nos disseram que compraram removedores de esmalte e depois descobriram que eles continham acetona, mas a “falha” não é da empresa, é nossa em assumir que removedor de esmalte é diferente de acetona, quando na verdade ambos têm a mesma função, apenas nomes diferentes. Eu mesma tenho mania de chamar de removedor o que não contém acetona, não é um problema até a hora da gente comprar um produto e não prestar atenção nesse detalhe.

Portanto, fica a dica pra ter mais atenção na hora de ler os rótulos, já que a maioria das empresas gosta de ostentar quando o produto não possui acetona (especialmente pra justificar um preço alto).

Eu prefiro acetona, não gosto da sensação de melado que a maioria dos removedores sem acetona deixa nas mãos (nem do cheiro, adoro cheiro de acetona /dorgas ahuehau).
Mas também tenho unhas saudáveis e nem sinal de alergia, o que é um ponto a favor para mim, já que posso escolher.
O ideal é deixar a acetona de lado e focar nos removedores sem ela, pois é um produto forte que pode causar alergia além de ressecar tanto as unhas quanto a pele em volta delas. E os removedores sem acetona além de não terem acetona (dã) costumam ter ingredientes emolientes que ajudam a não prejudicar tanto nossas unhas (e também é o que não gosto, pois eles costumam deixar a mão melada após o uso).

Mesmo assim vivo experimentando produtos de marcas variadas com formulações mais variadas ainda e o melhor custo x benefício que eu tinha encontrado era a acetona da Lutex e o removedor sem acetona da Big Universo. Mas pra ferrar com a minha vida a Lutex aumentou escandalosamente o preço e Big Universo eu nem acho mais aqui, fuén.

Enquanto eu não encontro uma nova acetona quero saber de vocês: preferem acetona ou removedor? (alá eu esquecendo de especificar que é sem acetona) Já compraram um pensando que era outro? Quanto pagam nos removedores?