8 Dicas para o Esmalte durar mais

19 de July, 2015 em Dicas Úteis, Utilidade Pública by Bianca de Neve

Apesar de eu achar absurda a ideia de que esmalte precisa durar uma semana, eu entendo o desejo de querer que uma cor aguente tempo suficiente nas unhas. Claro que a durabilidade de um esmalte é influenciada por uma série de fatores, a culpa não é apenas da fórmula dele; a superfície da unha, a higiene, os trabalhos manuais e até o formato da sua unha podem influenciar nesse aspecto.

A ideia do post é só listar algumas dicas básicas que podem vir a ajudar quem ainda não as segue. Aproveitei para ilustrar ele com fotos de alguns esmaltes que já postei e duraram pelo menos 5 dias nas minhas unhas, pois acho que é tempo suficiente para enjoar.

1. Lave bem as mãos

Pois é, parece óbvio, mas quantas de vocês realmente lavam as mãos após remover o esmalte anterior? Isso é válido especialmente para quem não usa acetona, ainda mais se for daqueles removedores que contêm óleos e etc.
Esses removedores com óleos acabam “engordurando” as unhas e se a superfície da unha não estiver bem limpa é possível que prejudique a fixação do esmalte. O mesmo vale para cremes hidratantes, se ficar resíduo ele pode até mesmo atrapalhar a esmaltação.
Eu li alguma vez que certas doenças podem deixar nossas unhas mais oleosas (!) e isso também prejudica a durabilidade do esmalte, já que mesmo que você limpe bem, ela continua produzindo a ~gordura. Infelizmente não lembro qual era a doença ou onde li para averiguar a veracidade :HAHA:

watermelonrindCHINAGLAZE2Watermelon Rind – China Glaze (5 dias)

2. Evite usar esmalte muito grosso

Alguns esmaltes costumam já ter a fórmula mais grossinha, mas o comum é que os esmaltes já usados ao menos uma vez envelheçam com o tempo, isso significa evaporação de alguns componentes (como o tolueno), o que causa o espessamento da fórmula. Esmalte muito grosso além de ser ruim de esmaltar pode ajudar no ~descascamento da cor. Se a fórmula estiver assim, pingue algumas gotinhas de diluente específico para esmaltes e voila!
P.S.: evite óleo de banana e acetona para isso. Óleo de banana resolve o espessamento, mas deixa seu esmalte fedido e atrapalha no tempo de secagem. Acetona tira o brilho dos esmaltes e a longo prazo estraga eles mesmo.

3. Aplique camadas finas

Eu dou essa dica, mas não uso ela, hahah. O indicado é que se passe sempre camadas fininhas do esmalte até cobrir a unha de forma uniforme. Realmente, 3 camadas finas pesam muito menos que 2 camadas grossas e levam menos tempo a secar.
As camadas grossas deixam a unha mais “gorda” e isso favorece o descascamento.

IMPALA-inocense
Inocense, Impala (passei glitter no 5º dia e tirei no 7º porque enjoei)

4. Pelo menos duas camadas

Por mais tentador que seja usar um esmalte bem pigmentado com apenas uma camada, evite. De todos os esmaltes que usei com apenas uma camada 90% deles começaram a lascar no dia seguinte, então não recomendo. O ideal é balancear o número de camadas com a grossura delas.

CHINAGLAZEsalsaSalsa, China Glaze (5 dias)

5. Nivele as unhas

Quando falo nivelar não me refiro àqueles furinhos ou estrias comuns que quase todo mundo tem, falo da ponta da unha que descamou. É mais comum em quem tem unhas fracas e quebradiças a pontinha das unhas ir “desfolhando”, isso faz com que a unha fique em níveis diferentes e favorece o aparecimento de lascas no esmalte.
Há duas alternativas: cortar a unha até sumir com essa diferenciação ou polir. O polimento dá brilho, tira o amarelado, diminui os furinhos, estrias e iguala esse desnível criado pela descamação.

6. Use cobertura fosca como base

Já falei dos meus usos de cobertura fosca no lugar da base convencional. Além de facilitar a aplicação de esmaltes aguados tive a impressão de que ela ajuda a fixar o esmalte. Pode ser usada diretamente na unha ou sobre sua base de sempre. Mas atenção: é a cobertura fosca, aquela que deixa os esmaltes foscos. Ainda não encontrei uma BASE que fosse fosca de verdade e desse o mesmo efeito.

PENELOPELUZ-pinkworldLana, Granado + Pink World, Penélope Luz (5 dias, tirei porque enjoei xD)

7. Passe um glitter!

Hahaha essa dica é a mais sem vergonha, mas é testada e aprovada por diversas donas de casa do Brasil xD
Não recomendo glitter puro, especialmente importado, mas aquele que é uma cobertura, para ser usado sobre um esmalte cremoso. Na maioria dos casos ele segura o esmalte por uns dias. Vai duvidar do conhecimento popular? hauhuah

8. Top coat

Essa dica é tão óbvia, mas precisava citar aqui. Top coat, extrabrilho, cobertura, escolha o nome que quiser. A única maneira de saber se o top coat vai ajudar na fixação é experimentando. Se um não deu certo, experimente outro e outro e outro. Meus favoritos são Seche Vite, Mavadry e Cobertura Intensificadora da Cor da Colorama.

E lembre-se: esmalte também é um item de maquiagem, se sua maquiagem do rosto não aguenta 24h não condene tanto o coitadinho por mal aguentar 3 dias. Claro que é ótimo um esmalte que não descasca, mas pense que é a oportunidade para experimentar outra cor, marca e quem sabe até uma nail art ;)