Da qualidade do atendimento

25 de March, 2010 em 5Cinco, Dicas Úteis, Geral, Ludurana by Bianca de Neve

Uma coisa que me incomoda bastante no mercado brasileiro, é o atendimento (ou a falta dele) que algumas empresas prestam no pós venda. Não vou afirmar que isso só acontece no Brasil, porque não viajei pelo mundo, mas é de se questionar algumas posturas adotadas por certas empresas.

O mínimo que se espera de uma empresa, é uma resposta, de preferência, satisfatória e em tempo hábil.

Aconteceu duas vezes comigo do esmalte estar com a “boca” quebrada e eu só notar ao chegar em casa, quando abri pra ver. Nas duas ocasiões, enviaram um esmalte novinho em troca, como “desculpa”. Até postei aqui, aconteceu com a Impala e com a Big Universo.

Dessa vez, vou compartilhar com vocês o que aconteceu com duas leitoras e duas empresas diferentes.

Primeiro, a Maria José me mandou um e-mail perguntando se eu sabia qual era o nome e a marca de um esmalte que ela estava procurando. Por sorte (e muuuita experiência, haahha) eu descobri e ela foi atrás do sonho de consumo (momentâneo) dela. Vou transcrever, porque fica mais fácil de vocês entenderem.

Oi, Bianca! Graças à sua ajuda, entrei no site da Ludurana e consegui o telefone do representante aqui no Rio, que me indicou onde o esmalte era vendido na Tijuca, bairro em que resido. Infelizmente, não tinha a cor de meu desejo. Assim, liguei novamente para o representante. Acho que ao perceber a minha decepção, ele se prontificou em me presentear com um, na verdade ele me deu alguns, também lindos. Não é nem preciso dizer que ele foi muito atencioso.
As fotos que estou enviando não reproduzem perfeitamente a cor mas dá para ter uma noção.
Muito grata, mais uma vez, pela atenção e dica.
Ah, hoje à tarde, duas meninas vieram me perguntar que esmalte era aquele que eu estava usando. É sucesso garantido.
Maria José

É interessante ver que um representante soube representar muito bem a marca (ai que infaaaame, hahaha). Ao contrário de alguns fabricantes que não respondem nem e-mails. Aliás, se não vai responder aos e-mails, pra que divulgar?

A outra “contribuinte” é a Maria Luiza. E o problema dela foi com a 5cinco. Só que, dessa vez, não houve um final feliz.

Eu comprei um esmalte da 5cinco, e quando fui abrir estava quebrado (igual aconteceu com o seu esmalte da Impala). Liguei no SAC da marca e a moça que me atendeu disse que eu tinha que procurar a loja que me vendeu pra trocar o esmalte. Liguei na loja e a moça disse que NÃO poderia trocar!! Fiquei revoltada :/
Liguei no SAC novamente e a moça disse que a loja tem que trocar!! Não sei o que fazer. Me ajudem??
Maria Luiza

Pelo menos os telefonemas a 5Cinco atende, porque os e-mails nunca são respondidos. E essa resposta da moça foi meio estúpida, porque pouquíssimas lojas trocam esmalte. Além do fato que todos os esmaltes da marca vêm lacrados, se ele está quebrado, é mais do que responsabilidade do fabricante repor.

Credo hein, 5cinco? Mandar um esmalte vai levar vocês à falência? E aquela história do “cliente está sempre certo”?

E parabéns à Ludurana, por ter contratado um bom representante. Apesar de eu não achar que isso seja mérito da empresa, e sim, da pessoa.