Lenços removedores de esmalte: Ricca x Océane Femme

15 de September, 2011 em Geral by Camila

A gente já fez um post aqui no blog sobre os lencinhos removedores de esmalte da Océane (aqui está o link do post). Até então, não havia muitas opções de lencinhos removedores. Há algum tempo a Ricca lançou um lencinho também e como tenho as duas marcas, resolvi fazer um vídeo comparando a eficiência de remoção dos lencinhos.

Uma foto agora dos detalhes do rótulo de cada um:

Océane e Ricca

No vídeo eu uso o esmalte Amanda, da Hits. Vale ressaltar que eu gosto de usar lencinhos porque acho prático e ainda hidratam as cutículas. Vejam o vídeo e o final do post para tirarem as conclusões de vocês.

Como vocês viram, vale a pena usar o lencinho da Ricca. Reparem que no final do vídeo eu falo que se vocês encontrarem o lencinho da Ricca, podem comprar, mas se não acharem, comprem o da Océane.

Bom, eu retiro o que disse no vídeo.

Não acho que fiz nada de mais nesse vídeo, só dei minha opinião de consumidora, que é o que sempre fazemos por aqui. No entanto, pela primeira vez (na verdade segunda, mas da outra vez, com outra empresa foi meio brinks) o LPE sofreu censura por uma empresa. O post já estava agendado pra hoje e o vídeo já estava em nosso canal desde segunda (se inscreve lá!). Mesmo sem nenhuma divulgação do vídeo por nós, até ontem já havia 100 visualizações. Qual não foi a minha surpresa ao recebermos um e-mail da Océane em que, basicamente, pediram para que o vídeo fosse retirado do ar. Vou colar os (print) e-mails que recebi.

Fernanda, Boa Tarde
Acabamos de ver o vídeo feito por vcs comparando nosso produto com o da Ricca.
Acho bem interessante esses tipos de comparações pois ajudam os consumidores na hora das compras e tomadas de decisões
Porem nós da Océane Femme gostaríamos de salientar algumas informações das quais vocês colocaram no vídeo e não conferem com o produto vendido por nos.
– Em primeiro lugar, nosso lencinho removedor de esmalte NÃO contém álcool, portanto essa informação é uma inverdade, da qual não se pode ser comentada em seu vídeo ,pois denigre a marca da empresa.Nosso lencinho é a base óleo,principalmente p hidratar as unhas.o que os outros produtos não fazem.
– Em relação a fragrância , não podemos agradar a todos por esse motivo lançamos fragrâncias novas como a sem cheiro,aqua brezze e morango.Para na hora da escolha a consumidora ter uma opção,logo acreditamos que já que querem fazer uma comparação que pudessem fazer a mesma com os lenços da Oceane sem perfume.
-Vendemos mais de 200.000 lencos por mês em todo Brasil e nunca escutamos ninguém dizer que pessoas se incomodaram com o cheiro de nossos lenços ,ainda mais em um ônibus com gente em volta.Muito menos alguma reclamação que o liquido dos lenços pode escorrer pelos braços.
Gostaríamos que analisassem o vídeo que fizeram das comparações uma vez que possuem um blog serio o qual respeitamos e apreciamos pois não podemos permitir que coloquem no ar um  vídeo que não dizem verdades.

Quer dizer que quando dou minha opinião sobre um produto que vai contra o que a empresa quer ouvir eu estou errada? Também me chamaram de mentirosa, é isso? Ninguém nunca reclamou do cheiro (não leram o post da Fer e os comentários?)? Bom, tem uma primeira vez pra tudo, não é? E não é a primeira vez que reclamam. Além disso, o fato de nunca terem reclamado antes não invalida minha opinião, certo?

Como deu pra perceber, eu editei a parte do vídeo onde falo que o produto é inflamável porque tem álcool em sua composição. O produto contém 1,3 butanodiol (diálcool orgânico. Fórmula C4H10O2), que chamei genericamente de álcool no vídeo para facilitar a compreensão, afinal, é mais fácil saber o que é álcool do que butanodiol, que pode sim, ser chamado de álcool, ainda mais em um vídeo caseiro feito para um blog de esmalte, e não para um congresso científico. Quem tiver curiosidade, pode ler no site da Anvisa sobre a classificação de alguns compostos. Mesmo não estando errada, pegaram tanto no meu pé por causa dessa bobagem que prefiro não me comprometer. Só achei graça em dizerem que falar que tem álcool denigre a imagem da empresa. Não vejo de que maneira o álcool em sua composição pode denegrir a imagem de um produto, já que é largamente usado na indústria cosmética e não está diretamente ligado a câncer ou outras doenças. Porém, como respondi no e-mail, transcrevo aqui “Na composição do produto, está presente a substância Butanediol, que é inflamável e termina em OL. Em química, tudo que termina em OL é um tipo de álcool, só usei a palavra álcool para facilitar a compreensão. De qualquer forma, só citei a substância para justificar a diferença entre o produto da Océane ser inflamável e o outro não.” (O que está escrito na embalagem.)

Respondi o e-mail falando que não aceito esse tipo de contestação e expliquei a história do álcool. Mais uma vez recebi outro e-mail:

Camila,

Seu video ja foi encaminhado a nosso juridico , o mesmo entrará em contato com vc.
Pois o video possui comentarios que só aconteceram com vc, se vc ver na internet vai reparar os comentarios de mais de 3.000 pessoas que postaram só coisas positivas.
O fato de ser da familia do alcool nao quer dizer que o produto é feito a base de alcool e isso que passa ao consumidor final em seu video.O que nao concordamos.
Como tem oleo em sua composicao achamos interessante dizer o que nosso produto hidrata tambem.

O fato do lenço da ricca possuir Parfum em sua composicao o torna inflamavel tambem.Pode fazer o teste se quiser.
Enfim,
Achamos importante vc fazer comentarios mas com comparacoes de produtos iguais sem cheiro.E falar exatamente da composicao dos dois.
Obrservamos que qdo vc usou nossos lenços nao escorreu nada pelas maos,nem ao braço.

Agora vc tem toda liberdade de postar o que quiser,se nos sentirmos prejudicados iremos tomar as devidas providencias.

Então se eu falo e ninguém mais fala, eu estou errada. Mesmo que tenha acontecido apenas comigo – o que não é uma verdade -, como bem dito pela pessoa: ACONTECEU. Não é mentira, é fato. Pode ter sido exclusivo, mas não faz 3000 pessoas estarem certas e eu errada, pois não há um certo ou um errado quanto a gostar ou não de um produto. Se não me engano, eu falo no vídeo que ambos os lencinhos hidratam as cutículas e ainda falo das outras opções de fragrância da marca. Acho que se a empresa assitir o vídeo umas 10 vezes, dá pra captar a mensagem. E eu não falei que o produto é à base de álcool, tinha falado que tem álcool na composição.

Falaram pra eu pesquisar na internet e pesquisei. A Marina do 2beauty fez dois posts reclamando do cheiro e da meleca do produto (links aqui e aqui). Achei coisas mais interessantes, como a Fefeh do Pimenta Rosa recebendo os mesmos comentários absurdos de funcionários da Océane por ter criticado o produto. Veja aqui e aqui. A Milena do MakeUpPalooza também reclamou e foi “gongada” pela funcionária. Since 2009 a empresa não sabe lidar com seu consumidor, e já aviso que foram funcionários diferentes que entraram em contato com a gente. Então, por que agora a empresa resolveu pegar no nosso pé?

Ei Ricca, a Océane falou que o produto de vocês é inflamável, sendo que está escrito na embalagem de vocês que não é. E agora, qual empresa estará dizendo inverdades?

Já que a Océane falou que eu podia testar, não ia perder a oportunidade de saber a inflamabilidade dos produtos, né. Afinal, sou uma consumidora curiosa. Vejam o vídeo:

Depois de testar, mandei um e-mail falando que o da Ricca não pegava fogo como o da Océane e recebi a última mensagem:

Camila,
Nós temos os lenços da Ricca conosco também,temos todos laudos do produto deles.E também temos resultados dos testes de inflamibilidade dos deles também. Enfim não queremos mais prolongar esse assunto,vcs tem liberdade de fazerem o que quiserem e nós também .
Por sermos uma empresa seria e idônea preferimos primeiro ter tentado resolver da melhor maneira possível lhes contactando já que não parece possível teremos de utilizar de outros meios.

Empresa séria e idônea.
Teremos de utilizar outros meios.

Acho que vale ressaltar também que blog = consumidor final e que o tratamento com o consumidor final deve ser sempre educado, prestativo e exemplar, nunca acusativo e intimidador, e é bom tomar mais cuidado na redação de mensagens ao consumidor, tá cheio de erro nas mensagens, né 😛 Ameaçar um consumidor, só piora a visão da marca e, pior, não intimida. Apenas demonstra a falta de profissionalismo dela e dá a impressão de insegurança em relação a seus produtos, pois não consegue lidar com críticas negativas e comparações.
Salvem os vídeos e post no computador de vocês, vai que né, eles sumam de repente. Só lamento termos empresas desse tipo em nosso mercado. É uma pena, pois acabam de perder uma cliente que consumia bastante o produto, apesar do cheiro forte e da melecância.

A partir de hoje, uso apenas lencinhos da Ricca. Não sei o que vou fazer com meus lencinhos Océane. Acho que vou aproveitar o restinho de inverno que ainda temos e fazer uma fogueira bem cheirosa com eles. Ah, hoje é dia do cliente e esse post é uma comemoração \o/

Obrigada Keks, Loo e outras pessoas pela ajuda.

UPDATE
A Océane leu os comentários e o post e deixou um comentário.

A Todos,
Nós da Oceane nos importamos com o as opinioes e criticas de todos.
Unica coisa é que gostariamos que a comparacão fosse feita com produtos
similares como nossa versão sem perfume.Os lencos Oceane Paris que foi feita a
comparacao ja saiu de linha há dois anos.E após aberto possue uma validade de 3 meses.
Camila,
Sabemos da repercurssao de seu blog e respeitamos como foi dito nos emails trocado com nossa gerente de produto.Foi somente isso que haviamos pedido.
Enfim , todos tem e liberdade de opinar iremos respeitar seu video e a opiniao de todos.

Atenciosamente,

Oceane Femme

Bom, o produto tem validade de três anos, e como mostrado, o da foto foi fabricado em outubro de 2008 e pode ser usado até outubro de 2011. O produto tem validade de TRÊS MESES APÓS ABERTO. Eu abri o potinho há poucos dias, até porque tenho estoque do produto aqui em casa. Obrigada pela resposta, SAC Océane, mas independentemente da qualidade do produto de vocês (que até elogiei), não usarei mais produtos da marca, pois é inadmissível a abordagem feita a mim pela representante da empresa. Grata.
Ah, galera, esse negócio de criar conta no Youtube HOJE só pra falar mal dos meus vídeos está, no mínimo, cômico.