Por que as unhas ficam amarelas?

27 de June, 2013 em Geral by Bianca de Neve

Semana retrasada contei que usei um esmalte vermelho e ao retirá-lo minhas unhas ficaram com um tom alaranjado de tão manchadas.

Por que isso acontece?

Podemos ficar com as unhas amarelas por culpa de alguma doença (geralmente falhas hepáticas), mas nesse caso vou falar sobre os esmaltes que deixam manchas na unha.

Na foto alguns esmaltes citados pelas leitoras como “manchadores” de unhas. Bonitinhos e ordinários.

Todo mundo fala que esmaltes escuros e vermelhos tendem a manchar as unhas, mas pela minha ~experiência empírica~ notei que os vermelhos e os verdes são os que mais mancham. E quando os verdes resolvem amarelar suas unhas, é bem pior do que um vermelho (experiência própria). A diferença que notei é que enquanto o vermelho costuma manchar a unha inteira, o verde fixa em alguns pontos e também sai mais rápido.

Motivos que podem fazer com que o esmalte manche sua unha:

Unha porosa: isso varia de pessoa para pessoa, algumas pessoas têm as unhas mais porosas que outras. Ninguém tem a superfície da unha lisa e é por isso que os pigmentos dos esmaltes às vezes podem entrar nesses pequenos poros e deixar elas manchadas. Quanto mais porosa a unha, mais fundo os pigmentos “entram” e mais difícil é remover o amarelado.

Falta de base: isso não é regra, até porque vai de encontro com o item acima. A função principal da base é proteger as unhas dos pigmentos do esmalte, infelizmente 99% delas falham miseravelmente nesse quesito, na dúvida, eu prefiro usar, haha.

Esmaltes vermelhos: segundo esta matéria que eu até citei no outro post, os esmaltes vermelhos possuem óxido de ferro. Acontece que existem pigmentos feitos de óxido de ferro (se não me engano nas cores ocre, amarelo e vermelho) e é esse pigmento o causador das manchas. O óxido de ferro tem a “cobertura” tão boa, que acaba atravessando a camada de base e grudando na sua unha. Tudo isso, claro, se a base for ruim e sua unha muito porosa.

Os esmaltes vermelhos são os que deixam o amarelado mais descarado, aquele que você vê logo que o remove, mas com o passar do tempo isso acaba acontecendo só pelo fato de usar esmalte seguidamente, sem dar chance para a unha ~respirar~ (UNHA NÃO RESPIRA TÁ, GENTE, PLMDDS).

Sempre que fico muito tempo sem dar uma folga para as unhas elas dão uma leve amarelada, nada absurdo, só é perceptível para quem está acostumada com as próprias. A dica de dermatologistas é a cada 10 dias dar uma folga de 1 ou 2 dias para as unhas; nada de esmalte nem base.

E então, o que fazer para evitar o amarelamento?

Usar base: há quem não vive sem, há quem não se importe, por via das dúvidas acho a base uma proteção a mais. Estou tão acostumada que não consigo pintar as unhas sem ter passado base antes. Ainda não testei, mas algumas meninas deram a dica de bases que possivelmente previnem mais o amarelamento: Barrier da Mavala e Clear da Seche.

Polir a unha: essa dica também serve para quando sua unha JÁ ESTÁ manchada. Polir as unhas de vez em quando é bom, deixa a superfície mais lisa, sem imperfeições que poderiam deixar o esmalte marcado e diminui a porosidade. Mas cuidado! Polir as unhas faz com que elas fiquem mais finas e eventualmente mais frágeis, dê um intervalo MÍNIMO de 1 mês a cada polimento, se possível espere mais tempo.

Não usar esmalte vermelho: ahuieahs essa foi só pra sacanear. Mas com tanto azul lindo por aí, por que você vai querer um vermelho manchador? 😛

Usar um esmalte claro: essa dica é da Zatz, ela disse que quando a unha fica muito manchada ela costuma passar um esmalte clarinho; branco, azulzinho, etc. Pois, segundo ela, o esmalte claro dá a impressão de “sugar” a mancha da unha.

Há também as manchas azuis, mas sempre notei que elas saem muito mais facilmente que as amarelas, tenho a impressão de que não impregnam tanto nas camadas da unha. Nada que uns 3 dias sem esmalte e uns bons banhos quentes não resolvam. 😉

O maior problema com os esmaltes azulados é que alguns deles costumam manchar as cutículas na hora de aplicar, então aí vão duas dicas:

Passar hidratante: parece bobo, mas não é. Antes de começar todo o processo de manicure, passe um hidratante nas mãos e dê atenção especial à volta das unhas, isso facilita a remoção dos excessos. Cuide para não “hidratar” a unha, pois se a unha ficar oleosa (“suja”) o esmalte tende a descascar mais rápido. Na dúvida passe um algodão com acetona apenas sobre as unhas, antes da base.

“Escovar” as cutículas: a maioria dessas manchas chatas que grudam nas cutículas eu deixo pra tirar no banho. Tem coisa que não sai nem que eu esfole meus dedos no asfalto até gastar, então aproveito a água quentinha do chuveiro e “limpo” as cutículas com uma escovinha de unha (pra quem  não sabe, é isso aqui) e um esfoliante corporal (meu favorito é o de açaí de O Boticário). Elas ficam no lugar e sem esmalte 😉

No geral, unhas manchadas não são uma das minhas grandes preocupações, só acho feio enquanto estou sem esmalte, o que não dura muito tempo, haha.

Existem aquelas dicas caseiras para remover o amarelado da unha usando bicarbonato de sódio, água oxigenada, pasta de dente e até limão. Confesso que tenho preguiça de ter tanto trabalho para algo que nem sei se dá certo, se o amarelado me incomodar muito eu dou uma lixada na superfície da unha e espero ela crescer para sair o restante 😛

Eu não deixo de usar certos esmaltes por mancharem as unhas ou serem mais chatinhos de limpar, só não espero que isso aconteça e sempre reclamo, ahaha. Vocês deixam de usar alguma cor só pela preguiça de limpar os excessos ou por medo de manchar?