Depois de dois meses com temas diferentes, voltamos aos acabamentos do tema do mês! Para fevereiro temos o acabamento JELLY.
Muita gente diz que não sabe reconhecer um esmalte jelly, isso porque é mais uma coisa de feeling do que visual. O esmalte jelly tem esse nome porque o acabamento não é tão opaco quanto um cremoso, ele realmente lembra uma coisa gelatinosa porque o brilho é muito intenso. O que muita gente não sabe é que nem todo esmalte jelly é translúcido. Sim, a maioria deles costuma não cobrir o branquinho da unha, porém isso não é regra. O jelly é um dos acabamentos principais, mas é mais comum ser usado como base para glitters e holográficos (principalmente aqueles mais aguadinhos que são fáceis de passar e com secagem rápida), já que ele não esconde o glitter nem o pigmento holográfico.
Podemos dizer que um esmalte jelly é feito de menos pigmento do que base, e por isso ele se torna tão brilhoso. E é por isso, também, que várias camadas são necessárias para construir opacidade. O melhor exemplo de esmaltes jelly nacionais são a coleção Gelée da DNA Italy e a Viagem Translúcida da Colorama. Porém o Azul Negro da Avon também é jelly e cobre totalmente as unhas com duas camadas explica essa.
Bianca
O Femme foi meu primeiro esmalte da Panvel, lembro do momento em que comprei; ainda morava no RS e estava na farmácia com minha avó quando me deparei com esses frasquinhos estilo de farmácia de manipulação, ahahah. Só tinha uns poucos tons de vermelho e fiquei curiosa pra testar, aí peguei o mais abertão. E lá se vão uns 10 anos. Depois disso só encontrei esmaltes da marca no frasquinho de gota e agora no quadradinho.
Não lembro quando usei, mas tenho certeza que na época não fazia ideia do que era um esmalte jelly, haha. Aí tem 4 camadas e nem usando o frasco inteiro ele cobriria o branquinho das unhas neste comprimento. O fundo é alaranjado, mas ele fica um vermelho aberto. É o segundo esmalte jelly vermelho aberto que uso em um mês e tô muito azarada, tanto esse quanto o anterior não secaram por livre e espontânea vontade, acordei com as unhas bem marcadinhas e com uns fiapinhos grudados.
Pra ajudar fiquei com as unhas completamente amarelas após remover, e acho que não cheguei a completar 24h com ele nas unhas.
Bianca
Concordo que o esmalte tá bonito na foto, e ao vivo também é legal, pois muda conforme a iluminação, puxando mais pro roxo e ficando um magenta do meu agrado. Porém esse é o Are you jelly? e esse esmalte deveria ser roxo. Não acredita? Clica aqui. Eu sei que roxo fotografa errado etc, mas de roxo esse esmalte só tem a alma. O que aconteceu foi que eu comprei na Cherry Culture e a caixa levou quase 3 meses para chegar. E vocês sabem como é o armazenamento da Receita Federal/Correios, né? Acredito que ele tenha desbotado no meio do caminho, enquanto passava calor =(
Enfim, daí fiquei magoada e não queria usar e blablabla, mas que melhor momento do que o tema do mês jelly?! Então tirei da gaveta e consegui cobertura total com 3 camadas. Poderia ter ficado na segunda, mas em fotos com iluminação forte o branquinho fica mais evidente.
Camila
Confesso que não sou a maior fã de esmalte jelly. Na maioria das vezes acho que ele “escorre” demais e deixa aquela pontinha da unha branca parecendo que o esmalte está desgastado, mesmo quando ele é mais pigmentado como a Bee explicou acima. O que me traz simpatia neles é o brilho maravilhoso que eles têm. Como moooorro de preguiça de passar extrabrilho, pra mim isso conta muito. No caso do escolhido acima, ele se encaixa na definição de jelly translúcido, que não cobre a unha nem com reza brava. O Gota é da coleção Viagem Translúcida da Colorama e mesmo com três camadas como na foto acima, ainda fica horrível na unha. É o tipo de esmalte para usar como cobertura de cores cremosas semelhantes ou com glitter pra fazer aquele esquema bacana de sanduíche.
Nessa coleção da Colorama existem tons mais clarinhos que até acho que ficam bons sozinhos, mas tons mais escuros ficam com um aspecto muito manchado e mesmo sendo ~discretos~ acabam ficando feios nas unhas.
Então é isso, três exemplos de esmalte jelly e a ~prova~ de que nem todo esmalte jelly é transparente 🙂
Se quiser ter sua foto publicada na nossa fan page, pode enviar uma foto sua com um esmalte jelly para contato@loucasporesmalte.com.br que publicaremos ao longo do mês.
Ainda tá em dúvida? Mais uns exemplos de esmalte jelly: Snow White da Essence, Conta Tudo da Colorama, Amarelo Real, Menta e Azulejo Português da Risqué são alguns deles.
ATENÇÃO: os esmaltes do tema têm de ser apenas jelly, se tiver outro pigmento junto entra em outra categoria. Por exemplo, um holográfico pode ter a base jelly, mas não se enquadra, pois o acabamento a que ele pertence já é holográfico. Tanto é que no post só apresentamos jellies “cremosos”.
Magda says:
De agora em diante é sem mim. Cansei de ver minha participação “se perder em trânsito”.
Bianca de Neve says:
Eita quanto drama. UMA vez seu e-mail se perdeu, o resto é impaciência sua.
E se estiver falando da homa manicure: não pintou na ordem certa XD
Magda says:
Três vezes.
Andrea says:
Eu adoro esmalte jelly, prefiro o branquinho da unha aparecendo do que o aspecto de argamassa de alguns cremosos. O jelly que eu mais amo é o Havana da Risqué (pena q não fabricam mais).
Bianca de Neve says:
acho que não gosto de nenhum dos extremos, hauhaua
o Toque de Ira não é igual ao Havana? Se bem que tanto faz, tô #chatiada com a Risqué
Andrea says:
Então, com excessão do meu azulejo português, que no pun intended, veio de portugal não fiquei com nenhum esmalte da marca. Nem tanto pela campanha, mas pela falta de posicionamento.
A skol faz merda pra cacete em propaganda, mas pelo menos se desculpa depois.
Andrea says:
No caso, exceção!!!
Raabh says:
Pois acreditam que essa é a primeira foto do Arey Jelly que me fez ter vontade de tê-lo? rsrsrs
Esse mês não tem desculpa, tenho que participar!
Bianca de Neve says:
hahah se você comprar e ele desbotar pelo menos não vai ficar #chatiada XD
Elizeth says:
Olhei o Panvel e pensei: cara esse esmalte deve ter sido da esposa de Noé :HAHA:
Esmalte jelly, um bom jelly, é uma graça.
Merlin says:
Olhei o Panvel e pensei: cara esse esmalte deve ter sido da esposa de Noé
(y) (y)
Nunca vi esses vidrinhos da Panvel pra vender, que eu me lembre eles sempre tiveram o formato de gota :hm:
Jacque says:
Pois olha que eu gostei mais da cor do seu China do que a cor que deveria ser! srsrsrssrsr
Jelly que ““escorre” demais e deixa aquela pontinha da unha branca parecendo que o esmalte está desgastado” me lembra do Azul Pavão e do Azul Aviador da Impala…amo a cor dos dois e até consigo usar com 2 camadas generosas mas…a unha fica mto gordinha e o acabamento sofrível…é de chorar!
Aliás, Impala é campeã em fazer esmaltes Jelly mesmo não querendo que fosse!…rsrsr
Patrícia says:
Impala, fazendo esmalte jelly desde sempre :prl:
Li Sobre Esmalte says:
Azul Aviador :s2a:
Bianca de Neve says:
Esses aí nem são jelly, são esmaltes ruins com pouco pigmento mesmo, uma vergonha, ahhaha.
Adriana says:
Eu gosto muito desse tipo de acabamento.
O meu preferido é o Pura Luxúria da Risqué.
Bjs
Ingrid says:
Não sei identificar entre os meus esmaltes um jelly, acho q tenho um da Hits, mas só tem um pouquinho e como é aguado não dá p/ usar.
Giselle says:
Eu também não curto muito esmalte jely, tenho poucos na coleção, mas adorei a cor do China Glaze, apesar de desbotado, ficou um magenta bonito.
Vou vasculhar meu gaveteiro e participar!
Amanda says:
Sempre torci o nariz pra esmaltes jelly, o único que tenho (comprei sem saber q tinha esse efeito) foi o Oliva da coleção misteriosa turquia da Colorama. Vou tirar o pobrezinho do ostracismo e participar!
Tha Contar says:
O Mesquita Azul da Colorama é jelly, né?
Bianca de Neve says:
É sim, quase igual ao Avon que citei no post 🙂
Michele says:
Não gosto muito de jelly justamente por conta do branquinho da unha aparecendo. Mas o brilho é maravilhoso então acaba sendo uma relação de amor e ódio rs
Bianca de Neve says:
hahaha bem isso
Patrícia says:
Antes eu gostava de todos os geléias. E justificava as cores escuras por conta do brilho, mas como eu sempre uso o roxinho da Colorama, o bicho começou a pegar. Então, hoje minha filosofia jellística só aceita aqueles glitters que ficam sobrepostos ou aquelas cores que seriam corretivas se tivessem textura normal cremosa. O resto, eu dispenso sem dó e piedade.
Gostei mais também do China Glaze antes de desbotar, os demais achei o uó do borogodó.
Pergunta: Vocês acham que aquele Emily da Granado está na categoria dos roxos que podem desbotar?
Bianca de Neve says:
Olha, não me parece que ele vai desbotar, mas isso é bem complicado de afirmar com certeza, né 🙁
Mas no tom dele não é mto comum isso acontecer.
Patrícia says:
Todo esmalte jelly é ralo, mas nem todo esmalte ralo é jelly :hm:
Magda says:
Alguns são “translúcidos”! 🙂
Mari says:
Meninas, me ajudem? Aya Sofia, da Colorama, é um jelly? E toque de ira, da Risqué, tbm??
Fernanda Veríssimo says:
Toque de Ira sempre foi minha referencia de jelly vermelho, mas isso esta certo? :hm:
Bianca de Neve says:
Toque de Ira é praticamente a exemplificação do que é jelly, hauhua.
Amanda says:
Mari, essa coleção da colorama tem uns jelly né? Tava c essa dúvida tb e, segundo a Camila, é quase jelly, olha lá http://www.loucasporesmalte.com.br/2013/09/misteriosa-turquia-colorama/
maria helena says:
Achei esse frasco vintage da panvel uma graça, pena que o esmalte é ordinário porque manchou até a alma, hahaha! Eu curto os jellys vermelhos, vou usar o meu geleia de pitanga da risqué que é jelly e já participa do meu desafio repeteco, pois faz mais de ano que não uso.
Não sabia que os holos poderiam ser considerados jelly… sendo assim o realize tudo da impala também poderia participar??
Bianca de Neve says:
Nããão, ele é holo. Jelly é o que tem cara de jelly, se não ia ter mil glitters e etc.
Liana says:
Ainda não tenho certeza se gosto ou não desse acabamento… :hm:
Bianca de Neve says:
Eu amo e odeio, pq fica muito bonito, mas é chatinho de aplicar e às vezes demora muito a secar =(
Camila says:
Eu tenho quase toda a coleção Viagem Translúcida porque minha mãe gosta e considera “clarinhos” :HAHA:
Alguns eu gosto, mas geralmente me dá raiva q dá um trabalho na esmaltação :hm:
Patrícia Cabral says:
Quando eu penso em esmalte jelly o primeiro que me vem à cabeça é o Rebu, um crrrássico rs. Dependendo do tom dá para fazer umas composições boas, mas em alguns casos ser jelly é ser inútil :HAHA:
O Felina da Beuty Color por exemplo é uma graça, dá para fazer muita coisa linda com ele!
Nunca tinha reparado que tem jelly que não é transparente, aí lembrei do Dara que usava muito nos tempos pré-históricos. E realmente nem pensava em usar em tc de tanto que brilhava!
Bianca de Neve says:
Pois é! Ainda mais pra gente que gosta de uns brilhinhos no esmalte, eles só vão aparecer se o esmalte for jelly 😀
Patrícia Cabral says:
(y) Efeito lindo :s2a:
tania says:
Eu tenho um caso de amor e odio com acabamento jelly :hm:
È meu favorito…tá admito.
Mas é um tipo de acabamento que demora um tico a mais pra secar ..dai que :hm:
Bianca de Neve says:
demora mesmo, isso q é chato =( e também é mto propenso a dar bolinhas, o q é um terror pra mim
Li Sobre Esmalte says:
Adoro acabamento Jelly quando não ficam transparentes. Deteeeesto branquinho da unha aparente.
Acho que é um acabamento facílimo de dar acabamento, UHAUHAU e fica mega brilhosão mesmo sem extra brilho, então tem dois pontos mega a favor!
Vou ver se participo este mês, mesmo que mande fotos antigas :prl:
Luciana Petrópolis RJ says:
Tenho uma relação de amor e ódio com jelly…
Carol says:
Oba, oportunidade perfeita pra eu gastar o Azulejo Português.
Tô chocada com esse roxo q virou rosa tão rápido – apesar de estar bonito, não era isso que vc esperava :hm:
Bianca de Neve says:
passando calorzão não dura nada mesmo :~
Alê says:
Gostei do roxo/rosa dos dois jeitos rsrs Vou ver se acho um jelly que se enquadre no final do alfabeto (tô acabando o ABC, #todascomemora :prl: ) pra participar também!
Stakana says:
Adoro esmalte jelly, brilho incrível.
Franci Pacheco says:
Eu também tenho impressão de que esmalte jelly escorre muuuuito pelas cutículas, mas eu acho bem bonitinho!
Bianca de Neve says:
é, a aplicação deles é meio chatinha às vezes
ILANA says:
ai que dó dele ter mudado de cor, Bee… ainda bem que foi pra uma cor linda, mas dá raiva igual :chuif:
Bianca de Neve says:
eu fiquei mto desbundada, até usei ele sobre um azulão a primeira vez, hauhuauha. ficou mais roxo, mas n ficou la mto bom.
mas usando de novo já perdi a mágoa e achei bonito desse jeito, então tudo certo, huahau.
Ju Balbino says:
esclareceu várias coisas em relação a esse tipo de acabamento^^
gostei do post e também não gosto muito de jellys como o Gota =/
bjs
Bianca de Neve says:
Engraçado que quando usei o Gota passei 3 camadas e cobriu bem, acho que passo camadas bem gordas, huahua.
Ju Balbino says:
acho que também depende do tamanho da unha, porque também usei camadas mais grossas e tentei fazer aquela pond manicure, e não ficou muito bonito :buu:, aliás, ficou um desastre! :aff:
Camila says:
É que sua unha é mais azul que a minha hahah
Camila says:
Tava pensando aqui, a gente podia ter usado uma gelatina cheia de pelinho grudado pra ilustrar o post hahaha
Thatá says:
Eu acho o Rebu meio jelly.
Na vdd eu ñ curto esmalte assim …só pra fazer algum efeito.
Larissa says:
O efeito jelly pode ser usado em cima das unhas que ja estão pintadas. Com outro esmalte ???
!!! Larissa