Colecionando esmaltes há tanto tempo, acabo resgatando alguns das antigas para passar e matar as saudades. No entanto, acaba batendo uma bad por saber que algumas cores tão bonitas não existem mais, ou pior, quando a marca não fabrica mais nenhum esmalte.

É o caso da Fina Flor. Marquinha mineira bastante querida (e postada por aqui), com diversos cosméticos ótimos e de preços acessíveis, mas que não faz mais esmaltes. A marca ainda existe e fabrica muitos cosméticos, mas no quesito unhas, manteve apenas um creme para cutículas no catálogo.

LPE-ffmattesatin

Ainda bem que tenho alguns esmaltinhos da marca, que tem cores bem legais. Uma delas é o Satiné, que é um vermelho escuro terroso fosco. Ainda tem uns brilhinhos para dar mais tchan à cor!

LPE-ffmattesatine

Alguém aí com saudades de esmalte fosco? Agora que entrou no outono bateu uma inspiração aqui. Passei duas camadas dele, que apesar de estar vencido, continua com fórmula ótima.

Uma ideia para prolongar a duração, é passar extrabrilho e realçar esse shimmer que ele tem. Obviamente o efeito fosco vai embora, mas você ainda aproveita o esmalte por mais tempo.

LPE-ffmattesatinesd

Close nos brilhinhos:

LPE-ffmattesatinevidro

Meus pêsames por esse falecimento. Ficam as fotos e o post para quem não teve a oportunidade de conhecer esse bonito.

  1. Fernanda Albuquerque says:

    Como uso todos os meus esmaltes até o fim (a cada duas semanas mais ou menos acaba algum) não tenho nada muito antigo por aqui

    • rosa rocha says:

      Oi?! A cada duas semanas acaba algum???? Como assim??!!!
      Eu terminei o meu 1 vidro de esmalte recentemente. Pensei q este dia nunca fosse chegar…
      Vc abre o esmalte e usa ele inteirinho, sem intercalar com nenhum outro, é isso.
      Desculpa é que estou impressionadA!!

      • Fernanda Albuquerque says:

        Oi rs, pra começar eu não tenho muitos esmaltes, por opção mesmo não gosto de coisas acumulando em casa, também faço muito unhas decoradas, tipo marmorizadas, degrade com esponja, desenhos, o que ajuda bastante a acabar com os esmaltes. Também tenho unhas naturalmente compridas,Pra você ter uma ideia se eu passa 3 camadas de um esmalte tipo hits, ele já fica quase na metade rs. Eu mantenho sempre minha coleção com 100 esmaltes, eles vão acabando e quando chega nos 85 compro mais 15, faço isso desde 2009 e sigo a risca rs. É isso bjss

        • Amanda Pereira Costa says:

          Também fiquei impressionada. Minhas unhas são tão cotoquinhas, o esmalte nem parece que foi usado, estou tentando acabar com um preto que está pela metade, mas está difícil :HAHA:

        • Rosa Rocha says:

          Olá, Fernanda,

          Obrigada pela resposta e pela atenção.

          Eu também tenho poucos esmaltes, pouquíssimos se comparado a quantidade de esmaltes que possuem as leitoras/donas deste blog, creio que não passam de 35/40 vidrinhos. Estou feliz com esta quantidade, também não gosto de coisas acumulando, tenho uma certa agonia e angustia, sendo assim não pretendo aumentar a coleção.
          Sinceramente, existem momentos que até pretendo diminuir a quantidade, estabelecer uma coleção bem compactada – uns 10 esmaltes apenas – mas só com os esmaltes mais amados, muitas vezes fico ensaiando comparar um esmalte mais “top/caro/de marca” e acabo comprando similares mais baratos, mas em maior quantidade o que acaba no fundo não me satisfazendo, porque fico com vários similares, mas ainda com o desejo de ter o “original de marca”.
          Meus esmaltes não acabam, porque quando chegam na metade, já acho a fórmula grossa e acabo jogando fora (sei que é errado isso), além do que, o meu psicológico acha que se joguei um fora, posso comprar outro, seu culpa …kkk.
          Terminei meu 1º esmalte este ano e gostei tanto da experiência que já terminei o 2º esmalte, Gabriele/Colorama e Vinhedo/Vult, respectivamente.

          Gostei muito do seu método de estabelecer uma meta numérica, e de comprar novos quanto a atingir um certo limite.
          Tenho uma dúvida: estes 15 que acabam vc compra novas marcas e cores, ou repõem os mesmos que acabaram ???

          Bjs, Rosa

          • Fernanda Albuquerque says:

            Imagina Rosa, então algumas cores compro repetidas, tipo branco cremoso, preto, translúcido branco. Quando começa acabar já vou fazendo a lista dos desejos rs. Às vezes compro as mesmas cores, só de marcas diferentes. Já estou com 4 acabados só na espera haha bjss

    • Bianca de Neve says:

      Lembro de, certa vez, ter visto o post de uma blogueira gringa dizendo que finalmente tinha usado todos os esmaltes da sua coleção. Veja bem: usado, não terminado com eles.
      Ao pensar nisso me bateu uma tristeza… acho que eu sempre quero ter um esmaltinho não usado, ahhaha.
      (porém, no meu caso, tá um pouquinho demais, hahaha)

    • Camila says:

      A Risqué tinha o Pedra Granada que era fosco, lindo também. Se não achar assim, pega um tom terroso e manda bala na cobertura fosca. Esse tom fosco fica lindo!
      Acho que a Bourjois tem um cremoso que já postei aqui, alguma coisa Tomatoo haha É nessa linha de cor.

  2. Ana Gabriela says:

    Nossa, que bonito!
    Lembrei do Pedra Granada, aquele vermelho fosco da Risqué…

  3. Raabh says:

    Taí uma cor linda, um efeito que amo, numa marca que nunca achei pra comprar.

    Tem várias marcas que pararam de produzir esmaltes, não só no Brasil. Por exemplo, no site de Peripera, não aparece mais nada para unhas.

  4. Paula Ianes says:

    Normalmente não acho swatches de esmaltes foscos bonitos, mas este me impressionou! A cor é bonita e o fosco ficou suave, casou perfeitamente com a cor, taí um fosco que eu compraria!
    A formulação tinha os “veneninhos” ou era free?
    Alguém sabe o motivo da Fina Flor ter parado com a fabricação de esmaltes? Esta curiosidade sempre surge quando vejo marcas bacanas nos deixando orfãs dos seus vidrinhos; como a Jade e a Blant. A Blant agora só faz linha de tratamento.

    • Camila says:

      Tinha os veneninhos 🙁
      Da Blant eles falaram o motivo, mas Fina Flor não me lembro de terem divulgado nada do tipo.

  5. Mon says:

    Ai, eu fico tão triste quando não encontro mais alguma cor que eu amo! Esse esmalte ai é lindo mesmo!

  6. Juliana says:

    NOssa lindão hein :s2a: Lembrou um da Risqué com nome de predra rsrs Que acho que foi um dos primeiros pés de chinelo do blog, eu acho que tenho ele :hm:

    • Camila says:

      O Pedra Granada! São primos! Ambos lindos, mas esse da Fina Flor ganha uns pontos a mais pelos brilhinhos 🙂

  7. Bia says:

    Gostei da cerinha de cutículas da marca (Hidracuty) que nunca mais achei pra vender. E a maioria dos esmaltes tinha a fórmula boa… Dessas marcas menores só a L’apogée sobreviveu (que eu lembre) por ter se juntado com a Alfaparf.

  8. Evelise says:

    Amei essa cor! Vermelho cor de telha, difícil achar esse tom de vermelho nos esmaltes hoje em dia… :chuif:
    Da Fina Flor só tenho três lindos da coleção Chocolate: Brigadeiro, Chocolate ao Leite e Mousse de Chocolate. :s2am: :s2am: :s2am:

  9. Amanda Pereira Costa says:

    Amo esse tom de vermelho e ficou muito lindo fosco. Ainda tenho três Fina Flor na coleção.Das marcas falecidas a que sinto mais falta é a Jade :chuif:

  10. Luciana says:

    Não gosto de esmalte fosco, me dá gastura! Me faz pensar em alguém arranhando uma lousa! Ain fiquei até arrepiada hahaha
    Comprei uma base fosca, mas pra usar por baixo dos esmaltes pra ver se eles duram mais, ou pra usar antes daqueles com a cobertura mais difícil.
    De qualquer forma, esse aí com uma cobertura brilhante deve ficar lindo. Adoro esmalte com shimmer, não sei se é impressão mas acho eles bem fáceis de esmaltar, ficam sempre uniformes e com cobertura boa.

    • Camila says:

      Sim, a Colorama coloca muitas vezes um tiquinho de shimmer em esmaltes cremosos. Você só percebe se olhar muito de pertinho. Ele dá um efeito diferente na cor e ajuda na cobertura. Eu adoro!

  11. Jake says:

    Fosco não é um acabamento pelo qual eu morro de amores, mas gosto!
    Saudades mesmo dessas marcas. Fina Flor eu conheci por causa de vocês e até tenho uns ainda. Tenho até o LPE! <3

  12. Giselle says:

    Não sou muito fã de fosco, mas esse está lindo!
    O que mais me dói o coração é a Jade ter parado de fabricar!!!
    😥 😥 😥

Comments are closed.