Como combinar cores

16 de August, 2010 em Dicas Úteis, Utilidade Pública by Nanda

Vermelho combina com verde? Posso usar esmalte roxo nos pés e amarelo nas mãos? Qual cor combina com azul? Esses são ALGUNS exemplos de perguntas que recebemos diariamente. Demorou pra eu fazer um post sobre isso, né?

Bom, primeiro tenho que dizer que bom senso conta nessa hora, mas não há mais aquela necessidade de tudo ser combinadinho, é old usar bolsa e sapato da mesma cor e também é old usar esmalte igual na mão e no pé. Quer ser cool? Então descombine combinando. Como? Vem comigo que eu ensino.

LPE-CIRCULOCROMATICO

Círculo Cromático básico.

Esse círculo aí é chamado de Círculo Cromático, e é muito utilizado por publicitários/designers/pintores para compor as cores de um determinado anúncio, por exemplo. É bem fácil entender o círculo, ele nos apresenta as cores complementares, que são cores opostas que quando juntas, CONTRASTAM e COMPLEMENTAM uma a outra. Deu pra entender, né?

[wp_ad_camp_1]

Bom, pra descobrir qual é a cor complementar do verde, por exemplo, você deve procurar a cor que se encontra oposta no círculo, ou seja, o vermelho. Fácil né? Amarelo combina com violeta, o vermelho alaranjado com o azul esverdiado e assim por diante.

Algumas sugestões:

Laranja e Royal | Amira e Verde Colonial | Leblon e Grape

O círculo é só uma referência, você pode ir trabalhando os tons dentro dele.

Meninas, não é uma regra, não quer dizer que vermelho só combina com verde, quer dizer que dentre as cores essas são as que MAIS combinam, ok?

Outros círculos (clica pra aumentar)

Mais sugestões:.

Carol e Lemonade | Dany e Por-do-sol | Verde e Pink

Uma outra coisa que eu aprendi com meu namorado (ai como eu falo dele aqui) sobre combinar cores, é procurar referências na natureza. Imagina um kiwi, imaginou? As cores dele (marrom + verde) não combinam perfeitamente? Dá pra usar muita coisa tirada da paisagem, principalmente do por-do-sol e das borboletas.

Por-do-sol (laranja + azul). Foto: não lembro de onde peguei 😡

Agora já sabem como combinar descombinando e contrastando, né?
*:

______

UPDATE

Meninas, eu esqueci de falar no post, mas a Angelina deu o toque e eu resolvi por aqui pra vocês: “Só pra lembrar pro pessoal, nesses círculos não tem preto, branco, marrom, cinza, etc… que são cores neutras e combinam (ou descombinam, rs!) com praticamente qualquer outra cor ou combinação de cores.”

Obrigada Angelina! (adoro as leitoras do LPE)