Primeiro, as apresentações. Meu nome é Fernanda (oi Fernanda) e sou louca por esmalte, não tanto quanto a beeanka, mas sou. Assim como a dona deste blog também não sou muito “mulherzinha”, mas tiro cutícula e limpo os cantinhos com acetona, e levo umas 3 horas pra fazer pé e mão sozinha, mas me viro. Enfim, é isso, espero não causar revolta com meu post sobre o Renda, rs. Lá vai:

Li em algum lugar que o Renda da Risqué lidera o ranking dos esmaltes mais vendidos entre as brasileiras há mais de 10 anos. Como assim aquele esmalte básico é o preferido das brasileiras? Onde está a GRAÇA? Com tanto verde, vermelho, pink por aí o tom de branco é que faz sucesso, tsc tsc.

Vamos filosofar um pouco aqui (filosofia de comadre no salão). Pra mim, quem usa Renda busca a segurança, a mesmice, não ousa, não descobre novas possibilidades (haha) e, consequentemente, também não se arrepende. Pode parecer profundo demais, mas isso reflete na personalidade e no tipo de vida, e quem quer ter uma vida segura e quadradinha? Eu não, e desde sempre.

Lembro que quando pequena ia ao salão com a minha mãe e pedia pra tia pintar minhas unhas de cor-de-rosa com bolinhas vermelhas. Mais tarde ganhei três esmaltes do É o Tchan (dourado, prata e verde, todos com gliter). Depois, comecei a comprar uma coleção da Risqué que vinha com pequenos adesivos e tinha as cores metálicas mais legais. Resumindo, nada básica.

Hoje em dia só não sou tão ousada quanto a beeanka, que pinta os indicadores de cores diferentes das unhas restantes (pronto, contei), mas também não me rendo ao Renda. A vida já anda tão sem graça e sem cor que ao menos minhas unhas colorem as ruas por aí.

Além de tudo, esse esmalte é muito ruim, só dá para usar umas duas vezes, depois ele fica grosso e é impossível aplicar nas unhas. Eu sei disso porque minha irmã é adepta ao Renda (argh), e metade dos frasquinhos de esmalte que tem em casa são dele.

A nova coleção do Renda (nem é mais nova) é tão morta quanto o original, só tem umas frescurinhas a mais. Concluindo, Renda só se for pra usar como base para as misturinhas e olhe lá, diga NÃO ao Renda (hahahahaha).

Chega, né? Tudo isso foi só um pouco de filosofia barata de alguém que condena mãos “mortas”.
Tchau, meninas.

  1. Fabiana says:

    Afffffffffffffff, eu tbm amo as cores brega, mas o branquinho me deixa com cara de fono…hehehe fazer o q né?? Ahh mas o renda vidrilhos é maraaa, ameiii os brilhinhos bem Paty dele heheheheheeh. Sou Paty mesmo, mulherão e bem perua huahuaua (meu cunha q disse)
    Beijo ermã

      • Fabiana Degan says:

        HUhauhauha nesse tempo o blog não era tão chique e disputado com agora hehehe.
        Realmente o mundo gira….

    • Andras says:

      o Vidrilhos tem brilhinhos??
      Pelo que eu vi, só mudava o grau de transparencia entre um e outro e o unico com glitter era o paetê :s

      • Fabiana Degan says:

        Oiii, não o q muda a transparencia é o rendinha q é mais fraco e um outro q é tipo uma mistura do renda com o Paris, O paete tem gliters e o vidrilho tem microbrilhos…
        Bjoca

  2. Amanda says:

    Eu nunca fui uma menina-renda tb! Quando era criança e minha irmã adolescente a Impala tinha uma linha de esmaltes mega coloridos, tipo azul, verde, amarelo, dourado… Eu só usava esses e as vezes até um em cada dedo! rsrsrsrs
    Depois passei a usar exclusivamente preto, depois usava eventualmente um rosa.
    Fiquei um tempão sem usar esmalte nenhum até encontrar os blogs e o flickr, comecei com Brigitte da Impala e agora me aventuro em todas as cores possíveis!
    Comprei um rensa para a eventualidade de me dar na telha, mas será pra mim uma cor como outra qq, pra usar uma semana e só!

  3. Mirian says:

    Eu nunca fui básica para usar esses esmaltes tipo renda que são bem apra pessoas românticas.
    Mas fiquei tentada a comprar aquela coleção que vem com a necessaire =P – fico com a bolsa e dou os esmaltes para a minha mãe que gosta dessas cores claras =D

    • beeanka says:

      Eu comprei só pela necessaire! HAHAHA
      Quero que minha sogra use quando for na manicure, mas ela sempre esquece :(.

  4. Silvia says:

    Nossa, não me sinto só neste mundo hahahah sempre odiei Renda, sempre! e sempre me tacharam de esquisita por não gostar, mas ele é sem graça, não combina com nada! adorei o post e blog, parabéns meninas! beijos

    • paula ' says:

      Concordo prenamente, minha mãe 90% das vezes que vai na manicure pinta as unhas de renda, e eu sempre xingo ela mas não adianta, ainda tenho esperanças que um dia ela comece a usar outros OAKSOAKSOAKSOKAOSKAOSK botou um lilás esses dias ;
      DIGA NÃO AO RENDA !
      adorei o post, bj gurias .

  5. Cata says:

    eu nuuuuncaa vou me render a Renda, eh um esmalte sem graça, que soh serve pra usar por cima da francezinha.

  6. Luciana Paula says:

    Hehehehehe…

    Olha eu aqui só pra contrariar!

    Sempre fui adepta ao Renda, por mais variações de cores que tentava buscar, ele sempre foi meu “Porto Seguro”. Se por motivo de trabalho ou algum evento que exigisse mais discrição, era ele sem dúvida que eu usava.

    Agora, de uns anos pra cá, tenho que admitir que nas mãos já faz tempo que não uso mais ele, afinal, são tantas cores lindérrimas por aí que seria um desperdício usar só ele.

    E como sou bem eclética, vou de azul, verde, coral, nude, entre outros nas mãos. Mas não descarto um Tule nos pés, ou quando quero uma Francesinha, que dá um ar de limpeza e claridade nos pés.

    Dia desses fiz um post sobre algumas novidades de esmaltes que vi na Hair Brasil e lancei uma pergunta sobre a opinião da mulherada a respeito dos esmaltes nacionais e importados, quero saber sobre o que acham da qualidade, texturas e tals. Todas vocês topam passar lá e me dar a opinião “esmaltística” de cada uma?

    Bjussssss e obrigada!

  7. Gabi Bittencourt says:

    desculpe, mas mesmo você não gostando do renda também não precisava acabar com ele! tem muita gente que gosta e são felizes por isso, eu por exemplo sempre uso cores mais alegres e vivas, mas de vez em quando eu gosto mesmo é de um renda, paris, etc.
    bjs, Gabi.

    • Fernanda says:

      Que bom que você gosta, cada um com a sua opinião, né? Um mundo com todos pensando a mesma coisa seria um tédio, imagine só.
      O blog é sobre esmaltes, se eu não tiver liberdade pra falar bem ou mal de determinado esmalte, expressar se gosto ou não, vou falar sobre o que?

      Tomo todo o cuidado do mundo quando vou falar de pessoas, até porque são seres vivos e possuem sentimentos, agora pra falar de esmaltes me expresso livremente, acho que eles não se incomodam.

  8. Anna says:

    Bom acho que vc pode dar a sua opinião numa boa sobre suas preferencias , mais aí julgar e deduzir que as pessoas que usam renda são pessoas “sem graça” pra dizer o minímo , vc não pode temos que respeitar as preferencias dos outros porque do mesmo jeito que vc não gosta do renda pode ser que alguem não goste dos coloridos , isso é diversidade também .
    espero não ter sido mt chata rs.
    ah e só pra dizer , (não uso renda) kkk

    • Bianca, a Reclamona says:

      Acho que você não entendeu o “pra mim”. Um blog é feito de opiniões pessoais.
      Se ela acha isso, tem todo o direito de achar. Se você discorda, tem todo o direito de discordar, simples assim.
      Eu, assim como ela, acho que as pessoas que usam Renda são sem graça também. Sabe por quê? Porque é o que eu vejo. As pessoas ao meu redor que só usam essa tal cor são desse jeito.
      Mas, novamente, essa é a minha visão, o que eu acho.
      E como ela é minha, ninguém pode interferir 🙂

  9. Anna says:

    Fernanda reply on 16 April, 2010 08:33:

    Que bom que você gosta, cada um com a sua opinião, né? Um mundo com todos pensando a mesma coisa seria um tédio, imagine só.
    O blog é sobre esmaltes, se eu não tiver liberdade pra falar bem ou mal de determinado esmalte, expressar se gosto ou não, vou falar sobre o que?

    Tomo todo o cuidado do mundo quando vou falar de pessoas, até porque são seres vivos e possuem sentimentos


    Vamos filosofar um pouco aqui (filosofia de comadre no salão). Pra mim, quem usa Renda busca a segurança, a mesmice, não ousa, não descobre novas possibilidades (haha) e, consequentemente, também não se arrepende. Pode parecer profundo demais, mas isso reflete na personalidade e no tipo de vida, e quem quer ter uma vida segura e quadradinha? Eu não, e desde sempre.

    BOM , ACHO QUE VC SE CONTRADISSE AQUI, NÃO ???????????

  10. miih says:

    HAHAHAHAHA esse blog é polemico desde sua criação
    mas como eu seeeeeempre digo: apoiadissimas meninas, é pra dar a sua opinião \o

      • Magda says:

        Três! E eu ainda fabrico o meu próprio Renda em casa… Como as minhas unhas são muito branquinhas, ele me faz uma francesinha “de graça” – perfeito quando estou com pressa e/ou não tenho paciência pra ficar escolhendo entre os meus 200+ esmaltes…

  11. Helô says:

    Eu sempre sempre semprissimo usava renda, hoje em dia eu nem tenho um renda na minha caixinha

  12. @mylenareiis says:

    eu comprei toda a coleção de rendas do Brasil.. foi a primeira coleção que eu comprei, e só por causa da bolsinha que vinha junto haha
    é bom pra usar quando quero ficar com cara de boa moça *-*’ mas só uso o Vidrilhos, é o mais lindo s2

  13. Lizia says:

    Não sei se estou muito atrasada para dar minha opinião.. rs
    Mas não concordo muito com o post e penso que como mulheres, temos fases, afinal, qual mulher não é de fases ?
    Gosto de toooodo tipo de cor, todas MESMO.. sou muito muito perua, patty, etc. rs mas de volta e meia volto meu olhar para os meus rendas (sim, tenho essa coleção e mais muitos outros branquinhos “sem graça”.. rs), sei lá, acho que deixa minhas mãos com aspecto de limpa e bem feita! hehe..
    Para uma festividade como um casamento, opito pela nossa adorada, salve-salve, francesinha tradicional :} (ps: mesmo não gostando muito de fazer francesinha, porque sempre tiro uma lasca da pontinha mais branca -.-) e para ocasiões como trabalho ou um lugar que peça um visual mais discreto, eles (branquinhos) nunca falham e ficam lindos!
    PS: Tenho uma nova paixão na minha vida, não é o Renda, mas é outro “branquinho”.. o Grace da Colorama, coloquei entre aspas porque ele tem uns reflexos azulados, LIINDOSSSS!!! *.* rs
    /prontofalei.

    É isso, beijo meninas!!! Adoro muito o blog de vocês {:

  14. Tina says:

    Não concordo com o post e acho este blog o Óh do borogodó. Nunca vi tanta falta de educação de blogueiros na maneira de se expressar. Cada um pode dar sua opinião sem ser grosseiro. Mas como quem fala o que ver, ouve o que não quer – ou quem escreve o que quer lê o que não quer kkkk, se vc pré-julga as mulheres que gostam de renda como sem graça, o mesmo posso dizer que usar esmaltes em cores primárias: verde, azul, laranja, amarelo – é brega, cafona e vulgar, assim como os esmaltes. Vc pode gostar de usar cores coloridas nas unhas, mas isso não é elegante de jeito nenhum! Educação seria bom p/ vcs. Ah, e antes que vc diga que eu fui grosseira, só respondi a altura, pq na sua linguagem é mais fácil de vc entender minhas palavras!

  15. DriKardoso says:

    Olá meninas… Leio esse blog há pouco tempo. E lendo e relendo os posts (é assim que se diz?) divirto-me muito e colho idéias interessantes de… vida(!). Eu nunca imaginei que ler blog sobre unhas (e não é preconceito de minha parte) pudesse ser tão interessante. Aliás interessantééérrimo mesmo!
    Pois bem, sobre o tema “rendas” penso que ele foi (se ainda é) número 1 pela praticidade na época em que foi criado. Vale lembrar que esmaltes diferentes eram meio “bregas” há uns 15 anos. Além do que retocá-los exigia tempo e paciência, além do clássico cor do vidro x cor real.
    Acho que nessa parte me entrego: tenho 34 anos. E hoje percebo que os esmaltes são fáceis de retocar, fazer as unhas não é tão caro como antigamente (cruzes me sinto com 54 agora:p) embora eu prefira fazer eu mesma, e é até uma diversão brincar com as cores, relacioná-los a momentos da nossa vida, e claro ao tempo que temos.
    Filosofando tb… Penso que na época ele era básico pq as unhas tinham que ser limpas e ter um ar saudável; além de demosntrar que as mulheres não eram apegadas as feminices que hoje estão na moda. Não éramos másculas, mas até cuidar das unhas era meio que “escondido” sabem? Tipo quando entrei no mercado de trabalho as mulheres deveriam ter um “ar femino”, mas jamais demonstrar que perdem tempo construindo essa imagem -como se todas levantassem mesmo da cama com cara linda e cabelos perfeitos TODOS os dias. Rsrsrs. Claro que há as privilegiadas, mas não tô na tchurma…
    Mas penso que hoje (e to respondendo atrasadérrima) talvez não seja mais número 1… Alguém sabe?
    Valeu meninas e Fernanda. 😉 Bjks

    • Vampira says:

      Oi Dri!
      Eu acho que ainda é o número 1 sim, rs. Apesar dos pesares.
      E sabe que esses dias eu quis muito usar o Renda? 😡

  16. DriKardoso says:

    Hehehe… Quis usar? Usou? 🙂
    Eu bem que ando com os olhinhos curiosos nos tons com gliter… Achava estranho, mas agora acho simpático… Até os nacarados vejo com outros olhos… Mas ainda to aprendendo sobre detalhes… E há tantos!
    Bjks

  17. Nath says:

    Eu nunca gostei do renda, mas eu tenho o Paetê, ele é muito fofo e tem uns glitters holográficos que não deixam a mão tããão morta S2

  18. Jack says:

    De vez em quando, passo por aqui pra saber das novidades e esse post me chamou a atenção pois mesmo quando cheguei a ter meus 70 esmaltes(hoje tenho menos da metade,mas estou feliz)nunca tive um renda. Mesmo quando trabalhava numa repartição pública,não conseguia usar esmalte como o renda por muito tempo,apelava logo para os vermelhões,rosas mais escuros,secos ou lilás. Já tentei usar mas não tem jeito,prefiro nude,dos mais beges aos mais cinzas ou rosados,pois parecem “alongar” minhas mãos pequenas. Depois, com a moda dos coloridos, não resisti!tenho meus azuis,verdes, roxos, cinzas,meu branco puríssimo,malvas,marrons,meus nudes que não dispenso,mas o renda…não tem jeito!Pra mim é dispensável…Confesso que sou bastante ocupada e cuidar de minhas unhas é como uma terapia,sempre se arruma um tempinho para o que nos faz bem..A vida precisa de cor, não é pessoal!Abraços!

  19. Camila says:

    Tem uma explicação por ser “o mais vendido” durante 10 anos…
    Há muitas profissões que só permitem que as unhas sejam pintadas se for com a cor Renda… Pessoal da área da saúde, joalherias, lojas de shopping em geral, algumas agências bancárias…
    Amo pintar as unhas com CORES e fiquei um tempo trabalhando em uma loja de cosméticos que só permitia “pintar” com Renda, no máximo… Com o tempo, fui manipulando minha gerente, hehe, consegui passar um nude, uns rosinhas beeeem sem graça, e hoje as meninas que ainda trabalham lá me agradecem a ousadia, hahaha.

  20. Gabriela says:

    Bom, eu nunca uso Renda nas mãos, mas raramente uso outro esmalte nos pés. Hoje faço minhas unhas em casa, mas todas as manicures que fui na vida alegaram que Renda é o mais pedido para a unha dos pés. Talvez por isso seja o mais vendido (palpite meu)

  21. Sabrina says:

    Vou me confessar e lavar a alma. Até hoje tenho o Renda Paetê, inclusive um vidrinho extra. Gosto de usar ele nos pés pois fica discreto e bonitinho =X

    #prontofalei

  22. Patty says:

    Renda e toda sua coleção são esmaltes que só servem para usar com francesinha. E quem se ofender é pq tem um problema sexual gravíssimo, pq quem é sem graça SÃO OS TONS DE RENDA. As pessoas que usam renda e sua coleção são mulheres interessantes e belas, igual a quem usa vermelho, café, etc.

  23. Luiza B. says:

    Só eu que acho que qualquer “tom” de branquinho deixa as unhas com cara de encardidas? Acho péssimo em mim, nunca uso, prefiro os coloridões ou até um nude se for preciso!

  24. Ellen says:

    Adoro esse post, e também ODEIO renda e afins – coisa chata do caralho. Aí resolvi ler os comentários por falta do que fazer da vida. Só pra constar, desde quando verde e laranja são cores primárias? E porquê “vulgar”??? A pequena leitora indignada precisa voltar à pré-escola. 😉@Tina

  25. Daniele says:

    Uso renda (o paetê com brilhinhos) só nas unhas do pé! Acho que o renda dá um aspecto tão bonito no pé, e eu comecei a achar cafona unha do pé colorida (tipo verde, azul, pink…). É isso! Só sou escandalosa nas unhas da mão mesmo hahah

  26. Vivian says:

    Gente, como é divertido ler posts antigos (polêmicos). Não gosto de pintar minhas unhas de branco por um motivo muito simples: é difícil, não sei pintar, fica horrível =( E não pinto de cores estilo Renda pq não destaca as minhas mãos, fica sem graça, aí parece que eu tive tanto trabalho por nada (ainda sofro pra pintar as unhas).
    Meninas que se sentiram ofendidas pela opinião da Fernanda, não tem necessidade de se estressar, é só uma opinião, não uma verdade absoluta.

  27. Maria Carolina says:

    Gostava do renda, principalmente nos pés. Agora tenho ódio, pois muitas clientes só querem usar ele. Dá vontade de jogar todos os branquinhos fora e falar que não existem mais. Ódio mortal. Acho muito mais bonito cores nas unhas

  28. Fabiana says:

    Achei este post totalmente preconceituoso. Dizer que quem usa o renda busca a mesmice é o mesmo de dizer que quem usa vermelho é mulher da vida. Acho que você tem o direito de não gostar, Mas não pode julgar alguém pela cor do seu esmalte. São apenas gostos diferentes. Abraços

Comments are closed.