Quando o esmalte acaba

4 de April, 2013 em Geral by Camila

Você chora.
Esse não é um post para lamentar. Na verdade é para refletir.
Brinks, chega de 1º de abril esse ano.

O que vocês fazem quando um esmalte acaba? Para ser mais clara, o que fazem com o vidrinho? Jogam fora? No lixo comum? Sei que é difícil ter uma coleção grande e conseguir acabar com algum esmalte, mas tenho certeza que uma base, extrabrilho ou qualquer outro produto já deve ter acabado aí na casa de vocês. Eu mesma já consegui acabar com alguns vidrinhos de esmaltes vermelhos  :hm:

Coletor de esmaltesMeus vidrinhos limpinhos de reserva

Já comentei aqui no blog que raramente jogo um esmalte fora. Mesmo se estiver velho e ficar ruim nas unhas, dá pra usá-lo para artesanato, para pintar uma chave, fazer qualquer outra artinha. Quando não dá, despejo o restante do esmalte em um jornal ou papel toalha, deixo secar e jogo o papel no lixo. Aqui em casa eu costumo lavar todas as embalagens dos mais diversos produtos que uso e as encaminho para reciclagem. Não poderia ser diferente com os esmaltes, né? Só que não dá pra mandar a embalagem para reciclagem com os vidrinhos sujos, daí eu parto pra limpeza:

  • primeiro coloco um pouquinho de acetona (sim, acetona, a mais baratinha e forte. Não desperdice seu sagrado removedor sem acetona pra lavar vidrinhos) dentro do vidro e sacudo bastante. Vou trocando a acetona até ela sair limpinha do vidro;
  • depois de sacudir muito e descartar a última quantidade de acetona (descarte a acetona suja seguindo o mesmo esquema do descarte do esmalte), passo um palitinho com algodão embebido em acetona para limpar melhor a parte interna do vidro. Também passo algodão com acetona no cabo e nas cerdas;
  • lavo tudo com água e sabão;
  • tem gente que molha o pincel com um pouquinho de óleo secante para preservar as cerdas, mas acho que isso só é válido se você quiser guardar o vidrinho para reaproveitamento;
  • depois de tudo seco, encaminho para a coleta seletiva.

Mas agora eu já não vou mais precisar fazer esse processo todo, graças a uma iniciativa bacana da Risqué. Em janeiro deste ano a marca lançou o projeto Risqué. Sustentabilidade em Nome da Moda e disponibilizou um coletor de vidrinhos usados de esmaltes (vale lembrar: vidrinhos de qualquer marca).

Coletor Esmaltes RisquéImagens: divulgação

O coletor tem a aparência de um esmalte gigante e tem a capacidade para aproximadamente 750 embalagens de esmaltes e a estimativa é de que 150 kg de embalagens sejam recolhidas mensalmente. Também aproveitei para conversar melhor com a Risqué sobre a coleta e destino desse material no evento de lançamento da última coleção. A minha dúvida era se as embalagens de Risqué seriam reutilizadas para envase de novos esmaltes, no entanto, os vidrinhos recolhidos da Risqué e de outras marcas serão encaminhados para limpeza e futuro reaproveitamento em materiais de construção.

Por enquanto esse coletor está disponível apenas na Ikesaki do bairro da Liberdade (Rua Galvão Bueno, 37), aqui em São Paulo. O projeto está em fase de implantação e com o tempo vai acabar chegando em outros locais.

Tem tanta marca que gosta de ~copiar ideias das outras, olha aí a oportunidade de imitar uma excelente ideia da Risqué! (y)

Também é importante lembrar que o que a Risqué está fazendo é obrigação de todas as fabricantes de produtos desde a implantação da Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Mal vejo a hora de todas as marcas de esmaltes, cosméticos e de tudo o que existe lançarem coletores desse tipo.

Só mais uma última dica importante: é legal reservar uns dois ou três vidrinhos vazios (e limpos!) para emergências. Quem faz misturinhas, vale a pena reservar mais, né? Um esmalte pode quebrar ou rachar e nessas horas um vidrinho limpo de reserva quebra um galhão! Sem contar que se um pincel vem zoado (ou nem vem pincel), dá pra substituir também.

E quem não tem coletor da Risqué perto de casa, continua lavando os vidrinhos por um planeta mais saudável 🙂

UPDATE

Aqui nesse link com uma matéria já meio antiguinha tá escrito que os vidrinhos a serem encaminhados para reciclagem não precisam ser limpos. De qualquer forma, como cada município/local de coleta tem um procedimento diferente de encaminhamento de material, vale se informar melhor em sua cidade.

Olhem que bacana esse link que a leitora Cinthya indicou! Obrigada Cinthya 🙂