Esses dias a Colorama mei que anunciou uma novidade, que não é bem uma novidade, apenas uma constatação, digamos assim. Várias blogueiras (incluindo a gente) receberam alguns dos best sellers da marca com um comunicado falando sobre a fórmula 5 free da marca:

Esmaltes 5 free Colorama Aya Sofia

Na verdade alguns blogs comunicaram equivocadamente que “agora a Colorama é 5 free”, mas não tem nada disso no comunicado, até porque 5 free a Colorama já é há um bom tempo. No caso, os esmaltes da Colorama são livres de tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), cânfora e resina de formaldeído. Como os três primeiros são os alergênicos mais comuns, são os que em mais as marcas de esmalte focam quando alertam sobre as fórmulas de seus produtos.

Como bem comentou a Bee comigo outro dia, aparentemente a Colorama quer reforçar que sua fórmula vai além do 3 free, já que marcas grandes como Impala e Risqué estão somente recentemente com fórmula 3 free (e nem falam nada sobre isso). Colorama está sendo esperta em reforçar que já se preocupava em ter uma fórmula de esmalte mais ~saudável~ enquanto as outras ficam aí comendo mosca.

Inclusive segundo esse comunicado, em breve os esmaltes da marca virão com um selo 5 free, pra destacar bem a composição. As alérgicas super agradecem  (y)

Bom, aproveitei esses best sellers que eles enviaram e resolvi usar o Aya Sofia, que faz parte da coleção Misteriosa Turquia (swatches aqui!).

Esmaltes 5 free Colorama Aya Sofia(fotos dos swatches com mais fidelidade de cor, postei a foto só pra não deixar sem nenhuma imagem de unha pintada haha)

Passei duas camadas e secou super rápido! Esse esmalte tem um acabamento meio jelly, eu acho. Não tem uma super cobertura, mas compensa isso no brilho intenso que fica! Achei super linda essa cor, tem um tom forte de rosa, puxando bem pro laranja. É quase um coral neon!

Esmaltes 5 free Colorama Aya Sofia

Ah, aproveito só pra reforçar que os esmaltes das linhas Única Camada, a Nutribase e a Cobertura Intensificadora da Cor infelizmente não são 5 free, nem mesmo 3 free. Vale sempre ficar atenta aos rótulos, mas também valeria um esforcinho das marcas de disponibilizarem suas fórmulas de maneira mais acessível, porque ninguém merece se matar pra ler esses rótulos de letras quase invisíveis.

E a gente continua esperando firme e forte uma sacudida geral no aumento da qualidade das demais marcas de esmaltes nacionais, né?

  1. Andrea says:

    Estou numa fase de usar tudo que não usei até hoje e não pretendo manter na coleção, esse eu nem comprei (dessa coleção comprei só o dourado e o azul ou o verde, nem lembro mais)…
    A cor é bem do estilo que eu gosto e o fato de não ser totalmente opaco não me incomodaria…

  2. Keka says:

    Acho esse Aya Sofia lindo demais, ainda não comprei o danado.
    Feliz em saber das fórmuls 5 free. Vou mandar o post pra minha amiga alérgica agora mesmo!

  3. Ingrid says:

    Realmente ninguém merece ler aquela letras miudas de rótulo de esmalte. Pensei que as bases verdinhas fossem 3 free.

    • Cristina Maeda says:

      É verdade! Já tentei ler os rótulos da Colorama até com lupa e farolete, mas continuei não enxergando nadinha! Os da Impala e Risque eu consigo ler!

  4. Alê says:

    Acho super legal a Colorama começar a mostrar pro povo que é saudável, mas não entendi porque algumas linhas não são 😡 Pelo que eu me lembre, a fabricação de esmaltes free não pode ser feita nos mesmos equipamentos dos esmaltes tóxicos (ou estou muito enganada?), então não faria mais sentido ter tudo 3 free ou 5 free de uma vez?

    • Camila says:

      A marca é tão grande que deve ter uma “máquina” pra fazer os esmaltes de cada linha e não rolar contaminação 😛

  5. Giselle says:

    Muito legal a atitude da marca, não entendo porque as outras ainda não falaram sobre isso, mesmo que ainda estejam em fase de “teste”, deveriam no comunicar já que é um produto “teste” que estamos usando!
    Vou pegar mais amor ainda pela Colorama quando sair o selinho 5free.
    Sobre o esmalte, acho lindo o Aya Sofia, mas não comprei ainda, na coleção Pimentinha tem um super parecido (acho que é o Ardente), na loja já coloquei os dois vidros lado a lado e são gêmeos.
    Muito bom o post informatico e ainda mais junto com um esmaltinho lindo, adorei Cá!!!

  6. Maria José says:

    legal a colorama ser 5 free, porém eles AINDA fazem teste em animais, e pra mim é melhor a Impala e a Risque que NAO FAZEM teste em animais do que ser hipoalergênico, pena pq as cores da Colorama são lindas, mas eles ainda são CRUEIS!!!

    • Liana says:

      Oi Maria José,

      como você sabe disso? As vezes pego produtos e fico me perguntando se são testados ou não em animais… Acho que já li sobre esse assunto, mas não estou lembrada se tem como saber… Sei que algumas marcas gringas vem com o “íconezinho” (ou sei lá como se chama) ilustrando que não é testado em animais, mas nas marcas nacionais como saber?

    • Camila says:

      Colorama especificamente não testa, Maria. O que acontece é que Colorama faz parte do grupo L’Oreal que tem centenas de outras marcas e que eventualmente uma ou outra ainda realiza teste.

  7. Carol says:

    Tb acho q além serem x-free as empresas precisam demontrar melhor isso nos rótulos. E torço pra q cada vez mais as marcas se preocupem em se livrarem o máximo possível das substâncias tóxicas.

  8. Liana says:

    Ouvi dizer que algumas marcas são 3 free, mas não mencionam nada destacando isso no rótulo por causa do custo, parece que tem alguma coisa a ver com a Anvisa e tals… O jeito é ler os rótulos mesmo…

    • Camila says:

      Podem ter alguma questão em relação ao termo, mas destacar que é livre de formol/tolueno não dá nada, deviam informar e destacar.

    • Bianca de Neve says:

      Só o selo “hipoalergênico” precisa ser aprovado pela Anvisa, o resto é cada um por si, ahuahu. Ainda não regulamentaram o uso de 3free e etc.

  9. Mariana says:

    Oi meninas!!!

    Bom ver que a Colorama resolveu se pronunciar. Minha mãe é alergica, do tipo super alérgica, só usava Argento. Comprei um colorama pra ela quando soubemos que era 3free, li as letras minusculas do rótulo e realmente era 3free. Mas descobrimos um “problema” com a minha mãe… O cheiro do esmalte não tinha mudado (como não comprei colorama recentemente, não posso afirmar isso nos novos lotes). O cheiro do argento era diferente, assim como o do Anita free (que hoje tem sido a solução para ela, já que a Argento acabou). Minha mãe passou o colorama mesmo assim, só que algumas horas depois ela os sintomas da alergia dela voltaram, ela sentia um coçeira intensa no nariz e nos olhos (inclusive descobriram que ela era alérgica assim, a dermatologista falou que é muito comum sentir nos olhos e nariz pois passamos as mãos nesta região com frequencia e assim sensibilizamos a região).

    Conclusão: Ela tirou o esmalte correndo e não quer saber mais de nenhum esmalte tradicional que virou 3free (ou 5 free). E sempre na hora de comprar, ela pede para um vendedora se tem como ela cheirar o esmalte para ter certeza de que ela pode passar.

    Então meninas, quem aqui tem alergia e passou por algo parecido? Será que o problema da minha mãe é piscológico ou ela é alérgica a outros componentes (hoje, ela é tão alérgica que não pode comer nem canela)? Acredito que a alergia mesmo, de qualquer jeito, melhor ela não arriscar!!

    • Camila says:

      Nossa, coitada da sua mãe. O jeito é ir testando com cuidado e bem aos poucos até encontrar o que não faz tanto mal a ela.

      • Mariana says:

        Pois é Zatz,

        É bem complicado. E olha, se não me engano, a primeira alergia foi de esmalte, depois ela teve reação à iodo e agora com a menopausa as alergia pioraram. A pior parte é sofrer de enxaqueca e não poder tomar dipirona (que ela sempre tomou). Ela tem na carteira uma lista de medicamentos proibidos que a alergista passou.

        Pelo menos esmaltes ela pode usar algumas opções, o difícil é achar as cores que ela gosta (ou melhor, a falta de cores hahaha!!).

        Ainda não achamos alergia à maquiagem, então no meu casamento ela pôde se maquiar (mas só depois de 2 testes para ter certeza!).

    • Bianca de Neve says:

      Mariana, se não me engano Argento é da Betulla, mesma marca que faz Dote.
      Ano passado eles começaram a fazer a linha Dote Hipoalergênico, que tem uma tampinha verde-água, dá uma pesquisada, talvez sua mãe possa usar.

      • Mariana says:

        Então Bianca, é isso mesmo, são a mesma marca! O problema da minha mãe é que ela não gosta da cartela da Dote. Minha mãe só usava Renda ou Véu antes da alergia. Ela só usa esmaltes translúcidos e brancos ou nudes.

        A Argento tinha essa parte mais tradicional na cartela, mas na Dote só achei os cremosos. A Anita tem translúcidos, ela usa na falta de outra marca, mas não gosta, acha que a fórmula é ruim.

        Na semana passada achamos alguns vidrinhos de Argento perdidos, agora ela tem um pequeno estoque!

        Quanto à base, ela usa o da Mohda, que também não deu alergia.

  10. Juliana Rodrigues says:

    Que essa qualidade não aumente ainda mais o preço dos vidrinhos!

  11. Rary says:

    A linha Única Camada não é 3free? :oO: Jurava que seguia o mesmo padrão do resto da marca. Não sou alérgica, mas é bom saber para não passar informações erradas!
    Das três marcas mais populares do mercado Brasileiro a Colorama é a que mais gosto. Estão de parabéns por se preocupar com a formula e disseminar estas informações. (y)

    • Mel says:

      Qualquer mudança que beneficie as consumidoras e mantenha o preço amigo (embora a marca esteja encarecendo o produto com os ~efeitos especiais~) é bem vinda.

  12. Aryadne says:

    Continuamos firmes e fortes forever. haha
    Realmente essa informação precisa constar no rótulo assim, pra ontem. Tenho uma amiga que tem alergia e só usava aqueles Risqués hipo de vó, ela nem sabia que a Impala e a Risqué tinham mudado a composição e muito menos que Colorama era 5 free. Não sei se ela testou Colorama mas os novos Risqués e Impalas ela aprovou, Ludurana por outro lado não resolveu com ela.

  13. Eloisa says:

    Também por isso estou adorando a marca nacional Vefic premium Toxic free. E as cores são lindas. Bjss

    • Camila says:

      Não falaram nada sobre isso, mas acredito que não tem o que mudar, já que não teve nenhuma mudança com exceção da informação mais clara.

  14. Priscila says:

    Muito boa a iniciativa da Colorama, APROVADO! Só falta extender o 5free pra todos os esmaltes da linha, né? Não faz sentido uma parte ser e a outra não

  15. Amanda Marques says:

    O selo não é registrado na embalagem por conta dos custos com a ANVISA.Com certeza com essa mudança o precinho vai lá em cima… (n)

    • Bianca de Neve says:

      Na verdade não existe regulamentação para 3free, 5free, etc. A regulamentação é para produtos hipoalergênicos, porque nesse caso é necessário fazer testes diferenciados – e mais caros – que comprovem essa “eficácia”.

  16. Camila says:

    Legal que os esmaltes 5free são mais baratos, né? (y) (y) (y)

    Nunca compro essa linha de “tampinha preta”, mas tenho muitos que ganhei inclusive o Aya Sofia. Acho lindo :S2:

  17. tania says:

    Muito bacana de sua parte Colorama,mas faz então 3 free,4free, 5 free,”forever free” :oO: em TODA SUA LINHA pra PELO MENOS não confundir os consumidores na hora da compra! :hm:

  18. ivana says:

    Sempre gostei da Colorama … acho que por ser mais tradicional, antiguinha e fácil de encontrar.

  19. Jacque says:

    Quando leio “Única Camada” só consigo lembrar do “falecido” Violeta…#mimimi
    Graças ao céus eu ainda não sou alérgica a esmaltes mas é bom saber que temos opções “menos” agressivas para nossos cotocos, afinal alergia de contato qualquer um, e a qualquer momento pode vir a ter…só de pensar nisso já me dá coceira..rsrsr

  20. Angel Rocha says:

    Colorama é a marca nacional que eu mais gosto, e também a mais antiga que eu conheço, já que minha mãe só usava essa.
    Acho (opinião pessoal minha pois não conheço ninguém que possa confirmar) que a Colorama é 3free, e agora 5fre, por fabricar aqui no Brasil esmaltes que são voltados para o mercado internacional. Comecei a pensar nisso quando comprava esmaltes de uma garota que trabalhava lá e uma vez ela tinha para vender alguns esmaltes de cores e nomes que são comercializados aqui no Brasil, só que escritos em espanhol.
    Só não consigo entender o motivo da Camada Única ainda não ser 3free.

  21. Luciana Vianna says:

    Meninas, em vários posts eu observei que vocês falam que um esmalte tem acabamento jelly. O é um esmalte com acabamento jelly?

  22. Julia says:

    Eu tenho o Aya Sofia e eu achava que só eu via ele como um rosa meio laranja… auheuhaue
    Usei ele 2 vezes eu acho e acabei abandonando… vivo comprando esmaltes e sempre deixo alguns ou quase todos de lado.. aueuaheuhauhe :hm:

  23. Claudia says:

    Eu nunca tive problemas com nenhum tipo de esmalte e quando surgiram novas cores e texturas, fiz a festa. Aprendi muita coisa aqui no blog e eu mesma faço minhas unhas. Até que um dia, amanheci com o olho inchado e coçando, me deixando louca. Fiz o teste de alergia, que deu negativo para o esmalte, mas a médica disse que era um sinal do meu organismo para eu pegar mais leve no uso dos esmaltes, principalmente os que não são 3Free. Há dois meses, só uso 3Free e deixo minhas unhas livres durante alguns dias…fico nervosa com isso, mas fazer o quê? Fica o alerta que ninguém está a salvo de uma alergia

  24. Mellanie Caroline says:

    Realmente as alérgicas agradecem.

    Descobri minha alergia há 8 anos atrás, estava numa fase que estava sempre com as unhas pintadas, fiquei bem chateada e mesmo a minha dermatologista só indicava alguns esmaltes importados como Revlon ou Sally Hansen, que eram super mais caros. Foi quando li que a colorama não usava os componentes que davam alergia como tinha uma pomada pra melhorar o efeito da alergia, arrisquei (pq não dá pra ler o rótulo, as letras são muito miúdas) e deu super certo, hoje para sorte das alérgicas existem muitas marcas que possuem os 3, 4 ou 5 free. Que as marcas se preocupem cada vez mais com isso.

  25. Maria Ribeiro says:

    Tenho o Aya Sofia porque ganhei da minha irmã……
    Acho legal a Colorama sair na frente e fazer esmaltes 5free…..
    Mesmo quem não é alérgica (como eu) agradece…..
    Bem que as outras marcas nacionais podiam seguir o exemplo né??????
    Ao invés de investirem só em aumentar os preços…..
    Beijos!!!!!!!!!!

  26. Franci Pacheco says:

    É muito incrível quando uma marca faz isso, mas porque será que a Colorama tem três linhas que não são hipo? :s

  27. Luciana Petrópolis RJ says:

    Muito bonito esse Aya Sofia, mas não o tive até hoje….
    Legal essa iniciativa da marca, tomara que as outras sigam o exemplo e otimizem suas linhas cada vez mais (y)

  28. Debora says:

    Eu penso q as linhas q nao sao 3 (ou 5) free da Colorama usam os tais tóxicos pq eles aumentam o brilho e a durabilidade do esmalte, entao teoricamente um extrabrilho e unica camada teriam essa “alcunha” comprometida sem tais substâncias.
    Ultimamente tenho dado prioridade em comprar esmaltes 3free, e procurado desapegar de alguns meus q nao sejam mesmo nao tendo alergia, pois nunca se sabe o dia de amanha, né. Que bom seria se todas as marcas (Oi, Jade) seguissem a onda.
    Sempre achei esse Aya Sofia bonito, mas comum, alguém aí poderia sugerir similares?

  29. maria helena says:

    No quesito qualidade a colorama é minha marca nacional preferida!!! E tem inovado nas cores também, só falta ter uns holos, magnéticos, sands… Rsss…

  30. andi says:

    ontem achei na nissei os esmaltes da coleção pimentinha na promoção, paguei 3.80 e levei o flerte e o sussurro. eles vieram em blister e atrás constava isso mesmo, achei bem legal o textinho de explicação. só não entendo porque as empresas não colocam isso no rótulo frontal. contanto que não aumentassem os preços, acho que as vendas até aumentariam 🙂

    eu ia falar que achei essa cor muito blé/comum. mas camila, até esmalte descascado fica bonito nas suas unhas menine.

  31. Mel says:

    Lendo mais atentamente o post, a Colorama já é 5 free, então não houve mudança, apenas maior divulgação da fórmula. My mistake.

  32. Monique says:

    Pior que uma louca veio comentar comigo que achava que estava virando alérgica e que não queria ser obrigada a comprar esmaltes caros por isso.
    Então eu comentei sobre a Colorama e outras marcas que tb estão virando 3free e a criatura ficou indignada em saber.
    Expliquei sobre as substâncias e tal mas não sei se ela acreditou ou se preferiu ficar quieta. Eu é que devia ter ficado na minha ¬¬

  33. Vih Helena says:

    Sempre muito legal quando a marca reforça seu cuidado com as consumidoras. A Colorama falha em alguns aspectos, mas nesse ela manda super bem!
    E o Aya Sofia é lindo!!! :S2:
    O post foi super bacana e informativo!! Obrigada!

    • Luciane says:

      Ah, acabo de lembrar que comprei aqueles dois top coats perfumados péssimos também. (n) Depois parei para refletir: qual é a graça de esmalte perfumado? Ninguém vai ficar cheirando as unhas, que eu saiba… Mas podem me julgar, eu dei mais de R$5 em cada um na época. :oO: Deveria ter empregado meu dinheiro no Oliva ou no Mesquita Azul :aff:

  34. Mah says:

    Meio passada que só a linha regular da colorama é free, pq sempre achei que todos fossem.
    Eu acho que tinha que ser obrigatório ter um selinho falando se tem ou não esses componentes nos esmaltes, pq tem que ser mto ninja para ler um rótulo de esmalte.

  35. Jéssyca says:

    Será que com esse anuncio, eles estão querendo aumentar os preços dos “normais”, já que os “efeitos especiais” já estão um absurdo!
    Engraçado, que tenho uma tia que é alérgica e os da Colorama sendo 5-free a um tempo da alergia nela e os da Ludurana não dão alergia… :hm:

  36. Isabel says:

    Esperoq eu isso não seja desculpa pra aumentar o preço, que já tá bem abusado! :aff:

  37. Ju Balbino says:

    eu li que a Risqué não usava Cânfora e nem Resina de Formaldeído na fórmula, antes do que eu li ser uma determinação da justiça de alterar a formulação com preço justo. E recentemente eu li que a linha hipoalergênica, aquela com o rótulo branco translúcido, da Impala é 5 ou 7 free. :hm:
    mas essas informações são realmente difíceis de ver graças ao tamanho dos rótulos :aff:
    Acho que dificilmente a Risqué e a Impala se pronunciarão sobre isso, porque foi algo imposto.

    enfim… veremos os próximos capítulos dessa novela!^^

    bjs

  38. Pâmella Synthia says:

    Cara, eu não suportava a Colorama antes de aparecer minha alergia. Mas depois, como era uma das únicas brasileiras que eram 3free, tive que me render e não me arrependo! Hoje mais da metade da minha coleção é composta por Colorama.
    E o Aya Sofia é um dos meus preferidos, já usei várias vezes *-*

    Agora uma dúvida, lembro que a linha de cuidados da Colorama não era 5free, nem 3free. Eles já mudaram isso ou continua a mesma coisa?

  39. Lili Machado says:

    Gata, a cobertura intensificadora da cor e a nutribase são 3 free sim, senão eu não estaria usando até hoje. Acabei de conferir no rótulo e não contém tolueno e as outras substâncias.

Comments are closed.