Minha rotina de cuidados

21 de December, 2015 em Dicas Úteis, Hidratação, Tratamento by Bianca de Neve

Tava lá vasculhando meu próprio Flickr quando me deparei com uma tag chamada “produtos que tenho usado“. A galera estava publicando os produtinhos de cuidados com as unhas que andava usando e dava suas opiniões sobre os respectivos. Aí decidi fazer uma versão aqui pro blog xD

A foto que postei na época foi essa e tinha apenas 3 produtos. Com exceção da cerinha da Avon, os outros produtos já acabaram, então aqui vai a versão mais ou menos atualizada, haha.

Sempre achei que dois ou três produtinhos eram essenciais para qualquer pessoa que gosta de cuidar das unhas e não tira as cutículas, mas a verdade é que a coisa é um pouco mais complexa. Acredito que não exista um único produto que seja milagroso e dê conta de tudo que a gente precisa, acho que o ideal é experimentarmos e montarmos nossos “combos”.

Eu parto do princípio que preciso de pelo menos 3 coisas para manter as cutículas no lugar e prontas para esmaltar: hidratante de mãos, Bepantol e algum produto específico para cutículas, de preferência aqueles ditos removedores.

rotinacuidados

Esses acima são os itens que tenho usado recentemente. Volta e meia eu mudo as marcas e os tipos de produtos. Por exemplo, deixei de lado cerinha, óleo e até um removedor de cutícula eficiente, mas volta e meia acabo usando eles.

O Peppermint Scrub da TBS é o melhor esfoliante de pé que inventaram. Não que eu tenha comprado outros produtos específicos para essa área, mas certamente vou comprar outro quando este acabar. Esfoliar é ótimo para tirar aquele efeito cascudo dos pés e remover as peles mortas. Se tiver uma escovinha de unha (tipo essa) também é legal de usar nas cutículas, elas ficam fininhas e no lugar. O ideal é não abusar muito da esfoliação, como na maioria das vezes eu apenas esfolio com as próprias mãos, dou um intervalo de 3 dias ou mais para repetir o processo.

O Creme Hidratante de Cutículas da Avon eu comprei logo quando surgiu aquele boato de que o Mira Cuticle ia sair de linha e ele viria para substituir. Nem sei mais se ele ainda é fabricado, mas o Mira continua firme e forte e recomendo pra todo mundo que quer parar de usar o alicate. Apesar do nome direcionar à área das cutículas, no modo de uso diz para “aplicar o creme nas mãos, concentrando nas áreas ressecadas como as cutículas”.

AVON-cremehidratantecuticulasrotulo

Uso ele como se fosse um removedor de cutículas, sempre antes de cada esmaltação. Pego uma gotinha e vou distrubuindo em cada cutícula enquanto massageio ela. Deixo agir por uns minutos, limpo o excesso e começo a esmaltar. É esse o uso que dou para esse produto e pra ser honesta, não acho ele grande coisa.

Bepantol é uma pomada tão milagrosa que eu me espanto quando alguém NÃO TEM ela em casa. AQUI tem link pra um vídeo com várias dicas de uso, feito pela Cinthia XD Amo tanto esse negócio que agora até no cabelo estou usando (mas é a versão líquida, hein, não vai passar essa gosma no cabelo, ahuauh). É ótima para os lábios ressecados também, pois tem um alto poder cicatrizante. Na maioria das vezes passo na boca e nas cutículas antes de dormir, dá uma ótima renovada na pele em volta das unhas. Se você ainda tira as cutículas aí sim é que deveria usar! Quando eu fico muito tempo sem usar hidratante e as cutículas ficam mais durinhas recorro ao Bepantol. Dá pra usar ele também entre uma esmaltação e outra, deixando uns 5~10min e lavando as mãos para esmaltar em seguida. (comprei a versão Baby porque a Derma é muito mais cara, até hoje odeio essa diferenciação, antes custava R$8 uma bisnaguinha e servia pras mesmas coisas)

No meio da foto temos base, top coat e secante de esmalte.

Sempre uso uma base até o fim, a escolhida da vez foi essa hipoalergênica da linha Casco de Cavalo. Recomendo que todo mundo use base, mas também não é o fim do mundo se você não usar. Elas são legais especialmente para nivelar um pouco as unhas, mas não espere milagres. Deveriam proteger dos pigmentos, mas até hoje nenhuma passou no teste anti-amarelamento. E apesar disso, em alguns casos é melhor não usar: sob alguns esmaltes foscos e sob texturizados.

Top coat pra mim só presta se tiver secagem rápida. Aí na foto só o Mavadry tem essa característica, o outro veio de brinde numa compra e achei bem desnecessário, ele é fininho, dá um pouco de brilho, mas demora demais a secar. É bom pra aumentar o brilho e só, nada surpreendente.
O Secante Express da Mohda está sendo meu novo amor. Mas não espere milagres, ele não vai secar aquele esmalte que já está ruim e não seca por nada no mundo. Mas faz com que duas camadas sequem em uns 20 minutos. Prometo fazer um post completo só sobre ele algum dia xD

E por último o Creme para Mãos e Unhas da Dote. Ter um hidratante sempre à mão é essencial! Meu hidratante de mãos é mil e uma utilidades: passo nas mãos, nos pés e até nos cotovelos, ahaha. O ideal é aplicar sempre após lavar as mãos, mas confesso que sou relapsa e às vezes fico semanas sem passar nada. Na maioria das vezes aplico antes de dormir e me dou por satisfeita.

Resumindo: hidratação. Esse é o segredo para dar conta de manter as cutículas no lugar. Bepantol cicatriza e hidrata, creme para as mãos hidrata, esfoliante tira as células mortas e deixa as novinhas que estão hidratadas à vista e é isso. Cuidar da pele é mais prevenção do que qualquer outra coisa 🙂

E vocês, seguem que tipo de rotina para manter pele e unhas hidratadas?