Nails Fashion Week: o desfile dos dedinhos

11 de June, 2011 em Geral by Camila

Na primeira vez que ouvimos falar da Nails Fashion Week – há alguns meses -, não demos lá muita atenção, pois não havia muitas informações a respeito do que seria exatamente. Daí fomos convidadas para um almoço no final de maio, onde os organizadores estariam presentes e poderíamos perguntar tudo e saber o que seria. Vi que realmente ia acontecer e que seria um grande evento.

Aconteceu. A ideia foi fazer o evento em uma data próxima ao SPFW (que começa nesta segunda, 13), por isso aconteceu nessa semana que passou, nos dias 8 e 9 de junho, aqui em São Paulo.

A GNT fez a cobertura completa do evento, depois vocês podem entrar lá para saber todos os detalhes. Neste post, só vou fazer um relato de tudo que vi e acho mais importante falar aqui pra vocês.O Nails Fashion Week nada mais foi que um desfile de dedinhos pintados, mostrando esmaltes novos e não tão novos assim. Foi o primeiro desfile do tipo do mundo (o Brasil é atualmente o segundo maior consumidor de esmaltes do mundo, faz sentido fazer aqui). Como os esmaltes começaram a chamar grande atenção do mercado, da mídia e da população nos últimos dois anos, o objetivo do evento foi posicionar de vez o esmalte como um acessório importante de moda. A organização e idealização do evento foi das sócias e amigas Adrianne Elias (Content House) e Luciana Medeiros (Yande Realizações Artísticas).

O acesso ao evento era restrito, apenas para convidados e para quem ganhasse convite para algum desfile (sortearam convites a rodo por aí :P), assim como funciona normalmente nas semanas de moda. Uma das principais diferenças entre os desfiles “de verdade” e o NFW, é que não haveria uma modela desfilando com sua mão: os desfiles foram gravados em estúdio e foram exibidos em um telão, em que os dedinhos-pernas e as unhas apareciam em close. (Clique aqui para ver um panorama do local).

Inicialmente, cinco marcas desfilaram: Alessandro, Avon, Colorama, Givenchy e Sally Hansen. Foram seis desfiles, três em cada dia, sendo dois da Colorama. Muitas marcas tiveram interesse em participar, até a Chanel, segundo a Luciana, mas como ainda era uma novidade muito grande, poucas efetivaram sua participação. No entanto, encontrei um pessoal da Risqué e da Big Universo por lá assistindo aos desfiles. Devia ter gente de outras marcas, o que acho importantíssimo para saber do que se trata e, quem sabe, participarem desfilando em uma possível segunda edição do NFW.

Os desfiles ocorriam às 14, 16 e 18 h. Funcionava assim: dava o horário do desfile, a gente entrava em uma sala e em cada lugar havia uma sacolinha de brinde de cada marca. O desfile durava uns 5 minutos, depois o apresentador Arlindo Grund comentava o desfile com uma dupla de convidados e após os comentários, apareciam dicas da dermatologista Cibele Hasmann sobre assuntos gerais de unhas. Assim que acabavam as exibições, havia uma sala de esmaltação, para que os convidados pudessem usar os esmaltes apresentados.

Homenagem: mãos de manicures mortas enfeitando o teto da sala de esmaltação. BRINKS hauah A segunda parte é verdade.

No dia 8 perdi o da Sally Hansen, que foi o primeiro do dia, mas consegui ver o vídeo depois (assista aqui). Depois teve o desfile da Colorama, que lançou a coleção Fórmula Secreta (foto aqui), que não é coleção de verão e em breve mostro as cores em detalhes pra vocês. Por último teve o desfile da Avon, que na minha opinião foi o mais lindo e bem produzido de todos. A Avon mostrou três coleções: Garota da Capa, Color Block e Ballet. O único fail da Avon é que, apesar de anunciarem duas novas coleções, vi depois do desfile que só “remanejaram” esmaltes já existentes na linha para compor os desfiles das supostas novas coleções. Não entendi.

No dia 9, o primeiro desfile foi da Alessandro, que não achei muito incrível. A única coisa legal eram os esmaltes magnéticos, que (não sei por que) não tinham para esmaltação. Ah, só as marcas nacionais deram esmaltes de brinde, as outras deram creminhos e lixinhas. Depois a Colorama novamente, desfilando a coleção Espelho, Espelho Meu e por último, a ryca Givenchy, que até serviu bons drink para todos os convidados.

Sala de desfile. Colorama no segundo desfile.

Não esmaltei com nenhum esmalte por lá, mas é porque estou ficando chata e sei que ninguém ia pintar do jeito que eu queria haha. Apesar de ter mais marcas internacionais no evento, posso afirmar que as duas “nacionais”, Avon e Colorama foram as que mais capricharam. Tá que o desfile da Givenchy também foi uma graça, mas ainda preferi as outras. A superprodução de cada desfile é bem evidente, cuidaram da trilha sonora, looks dos dedinhos, tinha até making of das modelas. Uma mancadinha com a Colorama foi vazarem o vídeo da Espelho Meu no primeiro dia, acho que confundiram as datas dos desfiles da marca e postaram o vídeo errado :/

Achei estranho não ter um lounge de cada marca no espaço, só tinha da Givenchy, fazendo maquiagem em quem quisesse. Acho que se é um evento de lançamento, devia ter pelo menos uma área de cada marca para mostrar seus produtos, falar sobre a empresa, algo assim. A Alessandro (já falei deles aqui), por exemplo, está vindo agora para o Brasil, com uma loja para vender seus produtos e não tinha nadica de nada por lá para apresentar e divulgar seus produtos :/ Bom, existem muitas coisas a serem melhoradas, foi só a primeira (haverá segunda?) edição e não dá pra negar que a ideia é bacana. Só não sei se todas as marcas de esmalte vão achar interessante lançar esmaltes nesse novo formato, se sempre haverá público e mercados dispostos a investir nisso. Não dá pra deixar de dizer que, apesar da superprodução, não deixa de ser cômico ver dedinhos desfilando, né?

Só pra resumir, gostei da iniciativa, do evento todo e de ter companhias muitos agradáveis para curtir a novidade 🙂 Só faltaram as outras lindas desse blog pra desfilar comigo aqui em São Paulo 🙁 Fica pra próxima. Por favor, antes de comentarem, assistam pelo menos a um vídeo dos desfiles, assim posso saber melhor a opinião de vocês 🙂

Agradeço à Agência Cartaz, à Avon e à Colorama pelos convites.