NFW Beauty Trends 2012

10 de August, 2012 em Geral by Camila

*senta que lá vem a história*

Nesta semana, tivemos nos dias 6 e 7 a segunda edição do Nails Fashion Week, ou melhor dizendo NFW Beauty Trends. Na primeira edição (post aqui) eu fui com bastante expectativa sobre o que iria encontrar e qual seria o resultado disso. Em mais um ano fui com novas expectativas, já que o conceito do evento mudou um bocado.

A ideia inicial do evento no ano passado foi de dar um destaque maior aos esmaltes, que já viraram acessórios importantes na composição do visual da mulher brasileira e apresentar os lançamentos de algumas marcas de uma maneira diferente. Neste ano a ideia foi de trazer outros acessórios que são também importantes e que muitas vezes não têm tanto destaque em eventos de moda, por exemplo. Traduzindo o nome do evento na nova versão, seria algo como “tendências de beleza”. Particularmente, eu achei super bacana essa ampliação do conceito. Os esmaltes ainda são as estrelas (e acho que nem poderiam deixar de ser, com um mercado nacional tão ávido e em constante crescimento na área), mas outros itens também tiveram seus momentos de show.

O NFW Beauty Trends foi idealizado pelas sócias Lu Medeiros e Adrianne Elias, que não são da área de beleza/cosmética, mas são espertas e trouxeram o evento pra gente.

Mas e aí, o que rolou por lá?

Mais uma vez, o evento foi fechado para convidados e imprensa, mas sortearam um montão de convites por aí (fizemos sorteio no Twitter) :P Eu cheguei no começo e minha credencial de blog estava pronta, com livre acesso a todo o evento, mas um montão de gente teve problemas com o acesso, inclusive minha acompanhante. Vamos pensar: se o evento é fechado, teoricamente as pessoas estão contadas, não tem porquê acabar credencial antes de todo mundo chegar, certo? Mas foi o que aconteceu, e algumas pessoas só entravam em desfile com liberação da organização. Tenso.

Ano passado tivemos apenas desfiles de esmaltes, sem mais nenhuma atividade. Cinco marcas participaram: Avon, Colorama, Alessandro, Givenchy e Alessandro. Nesse ano continuamos com Avon, Colorama e Alessandro. As estreias ficaram com OPI, Mavala, Hits Speciallitá, Super Pérola/Passe Nati, Vult, Chilli Beans e My Shoes. Ou seja, entraram aí maquiagem, sapatos, relógios e óculos de sol. Mavala, Hits, Vult e Super Pérola/Passe Nati não desfilaram.

Tivemos uma programação maior com mesas redondas, breves palestras e workshops. No primeiro dia tivemos uma coletiva de imprensa, em que os organizadores do evento e representantes de cada marca falaram um pouco sobre suas expectativas com o evento e responderam a algumas perguntas dos ouvintes. Depois teve uma mesa redonda com Arlindo Grund (embaixador do evento presente pelo segundo ano), Vic Ceridono, Thaís Gusmão e Raphael Falci. O papo era sobre como acessórios podem se tornar as principais peças de um look e a importância de seguir seu estilo acima de tudo. Depois do debate, a Passe Nati trouxe um dermatologista para dar algumas dicas de saúde das unhas. Em seguida, um tutorial de nail art que eu não me animei em assistir.

O primeiro desfile começou (ou era pra começar) às 16:00, e foi o da OPI. Mesmo esquema do ano passado: três desfiles por dia, duas horas entre um e outro. Esse ano começaram mais tarde. Infelizmente não peguei o desfile no começo, que para variar, atrasou. Fiquei irada porque todas as outras atividades eram anunciadas para quem quisesse assistir, porém, com o atraso do desfile, ninguém avisou que ele estava rolando ¬¬ Peguei o final do desfile da OPI e depois vi com mais calma. A coleção apresentada foi a Holland, que tem 12 cores e foi inspirada nas belezas da Holanda. Foram distribuídos mini OPIs para alguns dos espectadores do desfile. Ao final, os convidados seguiam para a sala anexa de esmaltação, onde podiam experimentar os esmaltes mostrados. A esmaltação foi feita por profissionais da rede Jacques Janine e não era lá essas coisas, era só pra conhecer mesmo as cores da marca. O que achei ruim é que nesse ano era preciso um convite para ver o desfile e outro para esmaltação. Teve gente que só teve acesso a um ou outro. Que graça tem ir a um evento de lançamento de esmalte se não der pra pintar a unha livremente? (não que eu queira, mas né?).

Como no ano passado, achei muito grande o intervalo entre um desfile e outro e não havia muito o que fazer nesse espaço de tempo, ainda mais com restrições à sala de esmaltação.

Algumas celebridades passaram por lá para comentar desfiles, tirar fotos etc. Não ligo muito pra essa parte, mas sabemos que sempre é bom trazer rostos mais conhecidos para dar mais tchan ao evento.

Depois de OPI, tivemos o desfile da Colorama, que apresentou duas coleções. Apresentaram as coleções África à Vista com nail arts incríveis e a nova coleção. Os desfiles foram lindos e falo mais dos esmaltes em seguida.

A Avon #aomilhou mais uma vez com dois desfiles maravilhosos e muito criativos.

Assim que cada desfile acabava, entrava uma dica de cuidado da dermatologista Cibele Hasmann e depois entrava um breve momento de bate papo sobre o desfile e outros assuntos com o Arlindo Grund e dois convidados especiais.

Sobre o espaço:

Foi no mesmo local que o ano passado, na Vila dos Ipês em São Paulo. Felizmente o espaço fora da sala de desfile contava com lounges de livre acesso das marcas participantes (só tinha um lounge fechado, da Contigo!, para convidados especiais). A My Shoes tinha vários de seus sapatos da nova coleção sendo exibidos por lá, a Chilli Beans mostrando seus óculos e relógios. Um espaço enorme e iluminado da Vult com maquiadores à disposição do pessoal.

Em relação às marcas, senti muita falta de um stand da OPI. A marca só fez o desfile, nem preparou um pequeno espacinho que fosse só pra exibir as cores apresentadas. Parece que ela assinou o nome na lista e foi embora depois da chamada. A Mavala também ficou devendo nesse aspecto, nem pra mostrar os esmaltes lindos da coleção Delicious Colors. Outra coisa chata foi a ausência de wi-fi livre (meu 3G tava bem ruim por lá :/).

Já a Avon tinha dois espaços: em um deles havia uma mini passarela onde dava pra desfilar seus dedinhos e tirar uma foto que era postada no mural da marca no Facebook na hora. Além disso, tinha um outro espaço, com óculos coloridos, tiaras malucas e plaquinhas com dizeres tipo “Loucas por Esmaltes” hahaha para tirar foto (minha foto aqui, obrigada Eve!).

A Colorama tinha um espaço com uma maquininha de pegar esmaltes dentro de uns ovinhos (?). Peguei um ;) Além disso, as novas coleções estavam sendo exibidas nesse espaço.

Já a parte da alimentação… miséria total. A Vila dos Ipês fica em um local bem isolado e não tem como sair para comer alguma coisa. Tinha um mini buffet, assim, bem ruinzinho e caro. Ano passado a “cantina” tinha muito mais opções de comidas quentes e lanches, também era caro, mas pelo menos tinha coisas boas. Esse ano só tinha aqueles salgados de festinha, sem contar os erros do menu, tipo “lanche de peito de perú” ou “mixto”. O atendimento também deixou a desejar. O atendente nem sabia contar troco e ficava confuso com os pedidos. Se é pra pagar caro, que valha o $$, né? Ainda mais que o evento durou mais horas, é preciso pensar melhor nisso. Não havia nem água disponível livremente, nem na sala de imprensa. A sala de imprensa pelo menos tinha computadores para quem quisesse postar de lá e todos os releases das marcas disponíveis.

A sala de desfiles desse ano estava diferente, mais parecida com um cinema: telão, escadas (que me derrubaram duas vezes :P) e cadeiras. Os brindes de cada desfile eram distribuídos logo na entrada de cada espectador.

As novidades

Ano passado a Colorama teve dois horários em dias diferentes, nesse ano a marca fez dois desfiles no mesmo dia. Em seu desfile, assim que cada convidado entrava, recebia uma caixona não muito ~carregável, porém linda, de acrílico com as últimas coleções lançadas da marca: Copacabana, Rode a Baiana, é Carnaval!, As Super Cores, África à Vista e a nova!

Colorama Esmaltes Coleções NFW Beauty TrendsO ovinho que peguei na maquininha ;)

E finalmente vamos falar de lançamentos! A Colorama apresenta a coleção Viagem Translúcida, com 7 cores de acabamento transparente:

Colorama Esmaltes Coleções NFW Beauty Trends Viagem Translúcida

Todas reclama! Todas xinga! Calma, galera. Primeiro: não adianta reclamar que o esmalte é aguado, tá escrito no rótulo que é transparente, logo, a Colorama não tá enrolando e nem fazendo a Impala ou a Big Universo. Segundo: se fosse uma coleção só de metálicos alguém ia reclamar, se fosse só de cremosos, alguém ia soltar “ai, de novo esmaltes cremosos? cadê acabamento diferente” e etc etc. Não, não tô defendendo a Colorama, nem sou fã de acabamento transparente, mas poxa, não dá pra falar que não é diferente, certo? Alguém vai gostar da coleção, capaz até de você aí que tá reclamando amar algum deles depois haha A proposta da marca é levar um pouco de cor às unhas das mulheres que não podem ousar muito em seu ambiente de trabalho, por exemplo, mas que não abrem mão de uma corzinha. Dá pra ver isso nas cores ousadas dessa coleção. Ainda não sei como vou fazer pra mostrar o melhor desses esmaltes em suatis, mas já fica a dica que passar 278 camadas deles pra fazer o cremoso é besteira.

E Colorama, faz uns cremosos nessas cores depois, porfa.

A Avon desfilou com duas coleções: a primeira foi Contos de Fadas às Avessas. A proposta da coleção é brincar com os contos de fadas e mostrar que às vezes vale mais a pena mil sapos na mão que um príncipe voando! Achei divertidíssimo.

A sacola com a coleção simulava um castelo com janelinhas e uma portinha. Atrás das janelinhas estavam os esmaltes:

NFW Beauty Trends, Avon, Esmaltes

Daí você abre a portinha encontra um sapo ;) O sapinho vira um príncipe depois que você coloca água.

NFW Beauty Trends, Avon, Esmaltes, Contos de Fadas às AvessasSapo apresenta as cinco novas cores da coleção, que já está nas revistinhas da marca

Sensacional, Avon! A outra coleção desfilada Todo dia é dia de Festa não estava lá para esmaltação :( Segundo a assessoria, ela só será lançada em outubro. Pelo vídeo, são metálicos/duochromes incríveis.

Só achei que nesse ano as unhas estavam muito mal feitas, hein. Vi um monte de pelinha saltando, cutícula machucada (n)  e principalmente no segundo desfile da Avon, unhas muito mal pintadas! Tentaram fazer o desfile todo com border nails e não treinaram muito… Quando a unha vai para um telão e é a principal atração, é preciso prestar mais atenção nisso.

A Passe Nati/Super Pérola não teve nenhum momento de destaque para suas novas coleções lá no NFW, mesmo assim, algumas pessoas ganharam kits com as coleções Las Vegas (Passe Nati) e Pega Rapaz nome brega de doer (Super Pérola).

Super Pérola, Passe Nati, Las Vegas, Esmaltes, Pega rapazCores absurdas de lindas!

A Hits Speciallitá lançou duas coleções. Quem quiser ver as novidades da marca, é só dar uma olhadinha no site deles.

No segundo dia tivemos mais uma mesa redonda, depois um workshop de maquiagem com Duda Molinos, em seguida uma palestra da dermatologista Cibele que dá as dicas pós desfiles e por último uma palavrinha de Isabela Lima da Mavala, falando sobre alguns dos produtos da marca.

No desfile da Alessandro foram apresentados esmaltes com acabamentos diferentes, como glitter, flocado e craquelado. Eu fui uma das convidadas para comentar o desfile da Alessandro com o Arlindo. Falei que amo esmalte neon haha e que esmaltes metálicos no verão são uma desgraça porque dão muita bolinha haha Aproveito mais uma vez para agradecer à organização pelo convite.

Mais uma vez as marcas nacionais arrasaram nos defiles, ficaram muito melhores que o da OPI e o da Alessandro. Trilhas sonoras incríveis :S2:

Fiquei super curiosa com o tipo de apresentação que a Chilli Beans iria fazer e mais uma vez me surpreendi. Em um telão passava um show e o destaque era dado para os relógios coloridos da coleção Alumínio. Na entrada do desfile eles deram uma latinha com balinhas que parecem pequenos pimentões vermelhos. Super fofo. Não fiquei para o desfile da My Shoes, mas pelos sapatos expostos no evento, fiquei com vontade de comprar vários pares da nova coleção.

Eu sinceramente acredito que o NFW tem tudo para virar um evento oficial de lançamento de coleções de esmalte e de outros acessórios de grandes marcas. Pra isso acontecer de fato, é preciso que o evento melhore sua organização (mas tudo bem, ainda é a segunda edição!) e que as marcas se interessem e acreditem na novidade. Espero que o NFW consiga realmente entrar para o calendário oficial de lançamento das marcas.

O evento é grande, envolve uma galera e deve ser trabalhoso cuidar de tantos detalhes, mas em especial achei falha a assessoria de comunicação do evento, recebemos e-mails confusos e a página do facebook não é suficiente para informar bem sobre o que está acontecendo. Até poucos dias antes do evento eu nem sabia se poderia cadastrar o blog, como conseguiria um convite e etc. Seria melhor ter um site oficial, ainda mais agora que aparentemente o evento vai mesmo ser anual e com possibilidade de crescer cada vez mais.

Ah, não poderiam faltar minhas unhas Moroccanoil por lá, né? Foto do site GNT.

Esmalte, Loucas por Esmalte Camila ZatzAzul: Ethereal Blue. Laranja: Lenda da Sereia (totalmente estranho nessa foto :oO: )

Não tirei muitas fotos porque esse ano meu fotógrafo e marido nas horas vagas não pôde ir comigo :( Mas para essas leitoras lindas que leem mais que figuras, acredito que relatei o que vi de mais importante. Quem quiser ver mais, é só acompanhar a fanpage do evento e as matérias pipocando por aí.

*Veja todos os desfiles no canal oficial do NFW no Youtube aqui. Cobertura do GNT aqui.