Dicionário esmaltístico

28 de December, 2009 em Dicas Úteis by Bianca de Neve

Resolvi fazer esse post para ajudar as meninas que estão começando agora no mundo esmaltístico. Não que eu seja uma expert no assunto, mas lembro que logo que comecei a ler os blogs sobre esmaltes eu ficava boiando, sem entender metade do que escreviam. O que é Swatch? Roxinho? Matte? Q?

Daí resolvi fazer um post de utilidade pública pra cada vez mais meninas compartilharem do nosso vício e participarem de blogs, flickrs e etc.

Dupe: idêntico. É usado para indicar que um esmalte é igual ao outro. “O esmalte X é dupe do esmalte Y“.

Swatches

Até hoje não sei o que isso quer dizer em inglês, hahaha. Mas a idéia é mostrar como os esmaltes ficam nas unhas. Geralmente em um dedo. Você pode fazer swatches comparativos de uma mesma cor, swatches de uma nova linha de esmaltes… e por aí vai. Por exemplo, no post dos novos esmalte da Eyeko, eu fiz swatches dos 6 esmaltes.

Claro que ao ver o termo swatch e ver uma unha pintada de cada cor você já associa, mas para não confundir mais eu comecei a usar o termo “demonstração”. É tudo a mesma coisa, a idéia é a mesma, hahaha.

Exemplo de swatches:

Azuis variados + marie claire

É uma demonstração de um certo esmalte. Simples.

Top Coat

Esse também é básico. Top Coat é o termo em inglês para a cobertura que você passa depois do esmalte para, na maioria das vezes, dar brilho a ele. Não é óleo secante. O Top Coat pode ser aquele Extra Brilho da Risqué, o Super Brilho da Impala.. todas as marcas têm seu top coat. Mas o que tem feito sucesso esse ano são os “roxinhos“. Os roxinhos são dois Top Coats específicos, que têm esse apelido devido à cor deles, que é roxa:

Roxinho da Colorama e roxinho da Avon.

Esses roxinhos são milagrosos porque dão brilho ao esmalte. Tipo, MUITO mais brilho e escondem aquelas bolinhas indesejáveis causadas pelo calor, vento, etc… Se você acha que seu esmalte perdeu o brilho, ao invés de passar mais uma camada de esmalte, passa um top coat! Ele deixa o esmalte com uma aparência de unhas recém feitas. É o must have do ano.

3-free

Expressão em inglês que indica que o esmalte é livre das três principais substâncias de maior potencial alergênico: tolueno, formaldeído e dibutilftalato.

Matte

Gente, sofri demaaais até descobrir o que era o tal do matte! HAHAHAH

Lia sobre o tal esmalte matte, efeito matte e não entendia nunca! Até que vi o tal do Top Coat (ó ele de novo aí) matte da Essie. Aí eu entendi! Matte nail é unha fosca! Mas aí você vai pensar “PRA QUÊ eu vou querer esmalte sem brilho?”. Mas a grande sacada dessa cobertura é que ela não deixa o esmalte com aquela aparência de gasto, ela tira o brilho e deixa com um efeito aveludado. É diferente e difícil de acostumar, mas é sucesso fora do Brasil. Tanto que as grandes marcas gringas (OPI, China Glaze) têm esmalte matte, ou seja, você não precisa de um finalizador estilo o Matt Plus (Big Universo) ou um Matte About You (Essie), basta passar o esmalte. Vai da escolha de cada um :).

Diferença do esmalte com extra brilho e com Matt Plus

Temos a sorte de existir uma empresa brasileira que ouve as consumidoras e fez uma cobertura matte nacional de qualidade, facilitando muito mais pra quem quer testar essa tendência internacional, mas não tem cartão de crédito ou não quer gastar tanto para algo que nem sabe se irá gostar.

Por enquanto é isso. Eu sei que três palavrinhas não formam um dicionário, hahaha, mas não consegui pensar em nada mais relevante para colocar aqui. Se alguma de vocês tiverem sugestões para complementar, eu adoraria saber :).

Espero que esse post ajude as iniciantes, porque eu senti falta disso quando comecei a navegar pelos blogs esmaltísticos ^^.

UPDATE
A Camila me lembrou de outra expressão que demorei séculos pra entender! Segue abaixo.

NOTD

Nail Of The Day = Unha do dia. Assim, simples desse jeito. Existe também o NOTW, que é Nail Of The Week (unha da semana), mas como nos blogs de esmaltes o que a gente menos faz é ficar uma semana com o mesmo esmalte, “unha do dia” se adequa melhor! hahah

(atualização em janeiro de 2011!)

Branquinho da unha

Por mais óbvio que pareça, algumas pessoas demoram a entender o que é o “branquinho da unha”. O “branquinho” é a ponta da unha, que costuma ser branca e visível em quem tem unhas mais longas. A francesinha nada mais é que uma tentativa (fail) de dar um aspecto “natural”  às unhas.

APRENDA A FAZER SUAS UNHAS EM CASA SEM USAR ALICATE!