Sugestões ao LPE

27 de July, 2011 em Geral by Camila

ATENÇÃO: POST SEM FIGURAS ILUSTRATIVAS. CUIDADO. (Se já cansou só em ler essa frase, clique AQUI para ser redirecionada a uma leitura de figuras)

Encerrada nossa pesquisa de perfil LPE, temos muito trabalho pela frente para analisar todos os dados e respostas de vocês até montarmos o perfil do leitores do blog. Já agradeço à participação de todos que colaboraram e ficamos muito felizes em atingirmos quase 7 mil respostas em menos de duas semanas de pesquisa 😉 Ainda vai demorar para termos resultados bacanas, mas já dá pra ir adiantando algumas alterações aqui no blog.

Ao longo da pesquisa fomos lendo as sugestões de algumas de vocês e a intenção deste post é responder às sugestões mais comuns e genéricas que apareceram. Ficamos muito felizes em receber diversas ideias legais e ainda mais em saber que algumas delas já estavam em nossos planos, mas preguiça falta de logística nos impediram de fazer (como vídeos tutoriais, por exemplo). Recebemos, é claro, muita coisa sem noção, pra variar, e ainda veremos se essas sugestões merecem resposta ou se ficarão no vácuo da imbecilidade. Vocês escreveram horrores nas sugestões e tivemos que ler tudo. Agora sentem e leiam também (claro, só para aquelas que têm vergonha na cara e não dizem que têm preguiça de ler).

Sugestões sobre layout: muitas pessoas falaram que gostam do atual layout, outras falaram pra deixar mais colorido, melhorar. Faz um bom tempo que estamos a fim de mudar um pouco a cara do blog, “modernizar” como algumas comentaram. Acontece que não é uma coisa tão simples de se fazer. O layout é também a cara do blog. Se muda muito, perde-se a identidade dele. Dá pra melhorar sem mudar drasticamente. Nossa intenção é manter o site leve, de fácil navegação e apenas dar uma cara mais bonitinha, mas nada de coisas mega coloridas como umas sugeriram aí… e até deram um blog famoso como exemplo (que particularmente acho muito poluído e nunca o usaríamos como referência). Ainda estamos vendo o que fazer, mas fiquem tranquilas porque queremos mudar para melhor sem perder nosso charme, haha.

Sugestões sobre maior frequência de posts: entendemos que vocês gostam de ler o que a gente escreve, mas preferimos postar uma vez ao dia do que publicar 5 posts de uma vez e deixar o blog parado uma semana. O blog é um hobby, não é nosso trabalho, nos organizamos para postar conforme nossa disponibilidade de tempo livre e, MAIS IMPORTANTE, nossa vontade.
Pensem em um detalhe simples: vocês levam, em média, de dois a três minutos para ler um post simples, de um esmalte. Já pararam para pensar em quanto tempo o post leva pra ser feito? Tempo para pintar as unhas, escolher uma boa hora para fotografar, escolher a melhor foto entre dezenas tiradas, editar a foto e redigir o post. Chuto que vão umas boas horas nisso tudo. E em post de swatches, então? Pelo menos 24 horas, facinho. Querem ver post em disquinho de unha postiça ou nas unhas de verdade? Eu prefiro nazunha. Somos em três aqui no blog, é mais do que falta de tempo não fazer mais posts, é falta de logística, galera. Além disso, não trocamos de esmalte todo dia. E outra coisa, o que seria da vida de vocês se tivessem dez posts por dia aqui no blog? Parem de dar F5 o tempo todo e vão passear, gente, sai da frente do computador 😉 haha

Sugestões sobre esmaltes importados X nacionais: uma galera veio pedir pra gente postar “mais esmaltes nacionais”, a primeira coisa que pensamos foi ““. No entanto, também teve muita gente pedindo para postar mais esmaltes importados, haha.
Só para lembrar que o LPE é um dos blogs que posta a maior variedade de marcas de esmalte, que vão desde os que custam 50 centavos até os de quase 100 reais.
Nem vamos discorrer sobre o assunto, só lembrem disso:

Sugestões sobre participação de leitoras: esse foi um dos tópicos mais abordado nas sugestões. Só que dá muito mais trabalho fazer um post com a participação de alguém do que nós mesmas montarmos ele. Posts com fotos de Flickr são muito genéricos, é bem aquela coisa da preguiça. Vamos tentar incluir mais vocês, mas as fotos das participações precisam ser dignas de aparecer no blog, ou seja, bem lindas, haha.

Sugestões-mendicância “façam mais sorteios, gincanas, concursos, doem seus esmaltes pra mim”: queremos que todas vocês morram. Se não puderem morrer, só não encham o saco.

Sugestões sobre abordagem de outros assuntos: não sei de onde tiraram essa ideia galera, mas o LPE é um blog sobre esmaltes (e assuntos relacionados à beleza de mãos e pés) e continuará sendo. No dia em que enjoarmos do assunto, o blog acaba. Tenho visto coisas que considero toscas, de gente que começa fazendo blog de esmalte, com referência a esmaltes em seu título e depois cansa e vira algo como “esmaltes e tudo mais”. Tem blog de esmalte que faz resenha de sabonete íntimo e bijuterias. Repito: acho tosco. Se seu gosto mudou, se suas ideias mudaram, comece um novo blog. Loucas por Esmalte adoram outras coisas, mas não é neste espaço que essas coisas irão aparecer. Só pra não ficar tão marrenta, agradecemos a todas que disseram que nosso blog é tão legal que poderíamos falar de outras coisas tão bem quanto falamos de esmaltes 😉

Sugestões sobre onde comprar, preço de esmalte: infelizmente a gente não mora no Brasil inteiro. Eu moro em São Paulo e Bee e Fer moram em Maringá, portanto, não sabemos onde vende o esmalte Azul em BH, muito menos em Portugal. Até podemos colocar o preço dos esmaltes que usarmos, se lembrarmos quanto custou, mas ainda não dá pra fazer guia de compras no mundo inteiro. Vamos indicar lojas sempre que possível, ok?

Sugestões sobre “clique para ler mais”: perdemos algumas horas para fazer um post e algumas pessoas têm preguiça de clicar pra continuar lendo? (sim, algumas pessoas falaram que têm preguiça de clicar) Não respeito gente preguiçosa, fim. Além disso, posts resumidos na primeira página dão mais opções a quem entra no blog e tem um número maior de posts para poder escolher qual vai ler.

Sugestão “falem dos esmaltes das artistas”: Artista sou eu que pinto as unhas melhor que muita manicure. Pronto, olha meus esmaltes. HEAUHEAU Sério, a gente não acompanha toda a programação da TV, não somos noveleiras e nem ligamos muito para o esmalte que a atriz X usa na novela. Se alguém usar algo legal DE VERDADE, tipo Lady Gaga, que faz umas doidices, aí sim teremos algo para falar do assunto. O que podemos fazer é tentar chutar um esmalte parecido com o que a atriz X está usando, desde que mandem um print da imagem do esmalte.

Sugestão “façam mais unhas artísticas”: Quantas vezes você já viram posts no LPE sobre unhas artísticas? Se você respondeu NENHUMA, está corretíssima. Continuaremos assim.

Sugestões sobre esmaltes que combinam com roupas/eventos: a Fernanda fez um post maravilhoso falando sobre como combinar as cores dos esmaltes de pé e mão. Isso vale também para as roupas, não é difícil escolher sozinha, use o que você acha que combina 😉

Sugestões “mais fotos nos posts”: se o esmalte não tem um acabamento incrível que muda muito conforme a movimentação dos dedos, não tem necessidade. Quer ver os esmaltes em todas as iluminações? Compre e faça o teste.

Sugestão “façam uma loja online”: não.

Sugestão “menos photoshop nas unhas”: uma pessoa disse que nossas fotos são muito artificiais. Eu fiz cara de ¯\_(ツ)_/¯. Mas olha o que eu considero unha artificial, clique. Respondendo à sugestão “avisem quando tem photoshop nas fotos”: tem em todas. Caso ainda restem dúvidas sobre a veracidade de nossas unhas, estamos à disposição para sermos convidadas a tomar um chá da tarde na casa de vocês, claro, com passagem e hospedagem inclusas 😉

Sugestão “aumente o tamanho da fonte”: quando o layout mudar, a gente aumenta a fonte. Por enquanto, você pode apertar a tecla Ctrl do seu teclado e girar a bolinha do mouse. Problema resolvido.

Sugestão às leitoras: antes de sugerir alguma coisa pra gente, certifique-se de que o blog não tem mesmo essa coisa.

______________________________

Agora as pérolas, foram as sugestões que nem cogitamos considerar de tão estapafúrdias que foram.

“Não dou ibope para quem não dá valor aos “clientes” (leitores)”: não entendi bem. Resumidamente a pessoa disse que não vai com a nossa cara e não dá ibope para gente da nossa laia. Se acessar o blog para apontar nossos defeitos, participar da pesquisa e ainda se inscrever na promoção é não dar ibope, pode continuar não dando ibope. Agradecemos a visita de todas as pessoas que não dão ibope para nós.

“Coloque uma pessoa de unhas curtas para postar”: se possível, exemplifique com desenhos o que você quis dizer, porque não entendi.

“Posts muitos longos”: uma menina disse que os posts estão muito longos. Gente, uma média de 325 palavras por post não é longo, é ridiculamente curto, como alguém pode reclamar disso?? Não confundam blog com Fotolog.

“Descrever mais impessoalmente os esmaltes”: o Loucas Por Esmalte é um BLOG, por excelência, ele deve ser pessoal. Se quiser ler o que a própria marca tem a dizer, peça para entrar no mailing e receba os releases.
“Acho que vocês podiam pelo menos deixar alguns posts salvos e postar todos os dias.”: impossível. Adoramos nossa rotina de acordar todo dia às 4 da manhã pra pintar as unhas durante o café da manhã e publicar o post às 8h.

“As vezes, vcs são bastante grossas com as leitoras nos comentários. Diversas vezes já pensei em parar de acompanhar o blog, mas vcs escrevem muito bem e os posts são bem explicativos.(…)”: Afinal, você nos ama ou nos odeia?

E a ÉPICA.

“Acho interessante os textos, mas se no final tivesse um resumão bem resumido em tópicos… acho que ficaria mais interessante, pois na correria do dia a dia as vezes não dá pra ler tudo…”
Sem comentários.
_____________________________

Nós estamos preparando um FAQ (Frequentlty Asked Questions ou “questões que já cansamos de responder” em tradução livre) e vamos deixar parte desse post por lá, assim todo mundo vai poder estar bem informado antes de perguntar ou sugerir alguma coisa. Facilita nossa vida e a de vocês 😉

Infelizmente a pesquisa também atraiu gente que só quer ganhar tranqueira, já que para concorrer, não precisava ter Twitter, Facebook e nem ter comentado no blog antes (isso já responde algumas sugestões-reclamações que recebemos). Não precisaria nem falar, mas vale a pena só pra deixar algumas pessoas mais espertas: quem colocou dados incompletos ou respondeu erroneamente alguma questão, foi desclassificado do sorteio. Por exemplo: não colocou nome completo, coloca nome mas não põe e-mail, responde na opção “Other” o que já estava nas caixas de marcação, etc. Claro que quem fez sugestão pedindo mais sorteio não vai ganhar nada também.

Agora vamos ao que interessa: resultado do sorteio!

Quem leva a coleção Espelho, Espelho Meu da Colorama é a:

Dirce Prandini (print da planilha aqui)

E a Cine Risqué vai para:

Thalita Araújo dos Santos (print da planilha aqui)

Parabéns, ganhadoras. Já mandei um e-mail pra vocês e se demorarem para responder, sorteio de novo.

Obrigada a quem utilizou o espaço de sugestões para nos elogiar. Ficamos ruborizadas e não sabíamos que tanta gente ia com a nossa cara, vocês são umas lindas por entender a proposta do blog tão bem. 

Para finalizar, uma das frases-sugestões que mais amamos: “A graça do blog é a originalidade de vocês, sugestões são dispensáveis.”
Dyana, você estará para sempre em nossos corações <3