OIE

30 de October, 2014 em Geral by Bianca de Neve

Não morremos, nem abandonamos o blog, apenas surgiu uma coisa chamada VIDA no meio do caminho, huahua.

A verdade é que a Zatz anda trabalhando loucamente, mal voltou das férias e já está na correria. E essa semana eu não fiz post porque… o último post que vocês leram (Azul Negro) eu fiz um dia antes do meu HD estragar. Lembra do HD que morreu? Lembra que faz mais de 1 mês? Sim, quando eu me empolgo deixo escrito vários e não preciso me estressar na última hora.

PORÉM, eu simplesmente não aceitei a morte do meu HD. Sou controladora, gosto de mandar e acho um absurdo uma coisinha eletrônica não me respeitar e fazer o que bem entender com meus arquivos. Cria vergonha na cara, Barracuda (esse é o nome/modelo dele, hauha), eu que te comprei e te cuidei por 6 anos, o mínimo que podias fazer era não ferrar com os dois meses em que eu mais tirei foto de unha pra montar post.

Não aceitei, sério, de verdade. PAREI tudo relacionado a internet + unhas. Fiz umas limpas na coleção (adeus metade dos meus esmaltes rosa o/) e só trocava de esmalte por obrigação, ou seja: quando lascava. E pra mim sempre leva pelo menos 5 dias pro esmalte lascar. Eu consegui umas fotos perdidas no cartão de memória da câmera, mas não era isso. Eu queria TODAS, na ordem em que fotografei (toc), queria meus favoritos, queria tudo.

Toda essa birra porque eu não ia desistir de recuperar meu HD/arquivos, mas também não ia pagar uma grana alta para alguém mexer nele e fuçar nas minhas coisas (desconfio de todos).

E eu estava esperando este dia chegar. O dia em que meu HD voltou ao vida, bem no mês do raloín. Só faltava ter acontecido no dia 31, mas já esperei demais, mais um pouco eu surtava. Então essa semana não teve post porque eu estava esperando chegar um cabinho para fazer a cirurgia no HD e ele saiu do coma, agora posso postar na ordem em que tirei as fotos, porque eu tenho essa mania há 5 anos e não vai ser agora que vou mudar, huahua.

Aguardem que semana que vem voltamos à programação normal, inclusive com suatis da coleção nova da Penélope, fora as outras 6 coleções atrasadas que eu já tinha feito e algumas comparações (sim, tem mais uma do Cashmere Cardigan!). Estou muito feliz por ter conseguido recuperar o HD, obrigada namorado, internet, primo e o vendedor do Mercado Livre que me vendeu o cabinho, hauhua.

Beijo e até mês que vem xD

UPDATE

Algumas pessoas perguntaram como eu fiz para arrumar meu HD e quanto custou. Meu caso foi bem específico e eu gastei +/- 80 reais (só porque o primeiro cabo que comprei não deu certo). Se tivesse já comprado esse último que chegou teria gasto apenas uns 35 reais. Paciência e coragem não são mensuráveis em reais, vai de cada um e é arriscado, hauhua.

Senta que lá vem história:

Na noite anterior ao problema no HD eu ia tratar algumas fotos para fazer post e bateu um sono forte, pensei “ai, amanhã eu continuo, tô muito cansada”. Desliguei o computador, fui dormir e no dia seguinte lá fui eu ligar o PC de novo. Apareceu uma mensagem de erro, dizendo que faltava o BOOTMGR.

Não entro em pânico com essas situações porque tudo de mais inimaginável já aconteceu comigo e computadores. Já tive os problemas mais variados e sempre são meio raros. Esse citado, inclusive, já havia acontecido antes. Sabia que precisava só do CD de instalação do Windows pra resolver e liguei o meu HD no computador do namorado.

Ah, um adendo: muita gente me sugeriu tirar o HD e colocar em um desktop, em cases, etc. Eu uso um Desktop, meu notebook me quebrou um galho nesse último mês, mas nem de longe eu trocaria um notebook pelo meu computador idoso e meu monitor amor que não cansa minha vista ♥ Notebook pra mim é só pra emergência ou quando quero conversar em vídeo pelo Skype, ahhaha.

Ligado o HD no computador do namorado o problema começou. Não faltava boot porcaria nenhuma, faltava O PRÓPRIO HD. A BIOS não estava reconhecendo o maldito HD.

Nesse caso não tem programa de recuperação que resolva, como você vai recuperar dados de um drive inacessível? Você nem sabe onde está, que tamanho tem, é como se meu HD tivesse virado um fantasma. Ligava, girava, fazia barulhinhos (enchi ele de porrada ao longo desses 6 anos), mas NÃO APARECIA. De começo eu não acreditei.

Troquei os cabos. De energia, SATA. Mudei a posição: deixei de lado, deitado, de cabeça pra baixo, segurei entre as mãos, abracei, dei beijinho e até conversei com ele. O fdp não se importou e continuou de frescura sem ser reconhecido.

Coloquei ele dentro do freezer (hauhuahuauh), fiz uma ISO de uma instalação Linux num pen drive pra tentar acessar ele usando Ubuntu (btw, Linux tá muito legal, na minha época de colégio era bem tosco). Tirei a placa lógica, coloquei de novo. Fiz de tudo que podia ser possível sem abrir ele, pois uma vez que se abre o HD o perigo fica palpável.

Depois de ter visto que eu tinha perdido arquivos do ano inteiro, não só dos últimos dois meses (a jênea aqui pensou que tinha feito um backup em Julho, mas nem), dei chilique, chorei, esperneei e quase joguei esse desgraçado na parede. Mas lá no fundo eu sabia. O troço não caiu no chão nem pegou fogo, então me segurei pois ainda havia esperança.

Eu duvido muito que vá ajudar alguém porque meu caso foi beeem específico e meu HD é bem velho, mas quem quiser saber COMO CONSERTAR HD SEAGATE BARRACUDA 7200.11 MODELO ST3500320AS em casa, por sua conta e risco, pode tentar o que eu tentei. 

O meu HD tem um problema crônico de fábrica. A lindinha da Seagate não saiu divulgando abertamente, então muita gente foi se deparar com esse problema depois de 1 ou 2 anos de uso. Meu HD sempre funcionou bem, não perfeitamente, dava seus paus, mas até então não era nada que uma formatação não resolvesse.

O firmware (é tipo o “programa” do HD) era zoado e pouco tempo depois saiu uma atualização pra ele. Que eu só fui descobrir agora. Com essa atualização feita, esse problema não acontece, mas depois que dá-se a merda não adianta querer atualizar firmware, pois o HD fica inacessível. Então arrumado meu HD, precisa-se atualizá-lo.

São dois tipos de erro, o LBA0 e o BSY. O LBA0 é quando o HD é reconhecido mas aparece com 0MB e no Windows você não vê; e BSY é quando ele entra em “modo ocupado” e não aparece em lugar nenhum. Ocupado com o que, eu gostaria de saber.

Enfim, cacei mil fóruns e descobri que o problema era esse e um carinha fez uma tradução de um tópico gringo de como consertar isso aí, quem quiser dar uma olhada, o link é esse.

hd

O primeiro passo era pegar um cabo antigo de celular (daqueles Nokia velhos), fazer umas adaptações e depois digitar uns comandos. Achei arriscado, mas perguntei pro meu namorado se ele topava. Ele disse que sim, mas que se desse merda não se responsabilizaria por queimar o HD. Eu já tinha dado como perdido, pois 770 reais (à vista, a prazo subia pra 1000) pra conseguir uns arquivos já estava fora de cogitação.

Os valores são altos? São sim. São abusivos? Sim e não.
Quando você leva seu HD para manutenção, imagino que seja um caso bem complicado, não apenas usar um programinha pra conseguir recuperar o que dá. Meu caso foi até simples, era só fazer a atualização de firmware, mas imagina uma empresa que tem que ter todo esse conhecimento sobre diversas marcas? E quando o caso é mais sério, que é necessário trocar peças internas, ver o estado do disco rígido, essa “cirurgia” precisa ser feita em ambiente controlado. O HD mecânico é hermeticamente fechado justamente para evitar que micro sujeirinhas ou qualquer outra coisa entrem nele e o estraguem. É uma coisinha bem sensível e uma vez que você abre em um ambiente qualquer ele pode pegar qualquer partícula do ar e ficar lá dentro. Você fecha, acha que tá tudo bem e depois de uns meses começam os problemas.
Eu entendo ser um serviço caro, mas eu não estava disposta a gastar, ainda mais depois de descobrir qual era o problema.

Ah sim, eu precisei de outro HD com o Windows XP instalado para rodar um programa que me certificava que o HD estava em estado BSY. O Victoria (haha), que aparece naquele link que eu citei acima.

Demorei todo esse tempo pra arrumar o HD porque esse cabo de celular que eu precisava é antigo e não é mais fabricado, aí comprei o numa tal de Magazine Curitiba e o cara me enrolou UMA SEMANA pra dizer que não tinha o produto. Fiquei de cara, antes tivesse cancelado a compra no dia seguinte, foi uma semana que eu perdi. Fiquei tão puta que postei no Reclame Aqui.

Lá fui eu atrás de novo do cabo, achei um no Mercado Livre, comprei. Chegou. A porcaria não funcionou. O cabo mesmo, acho que ele estava todo zoado, com as ligações erradas e etc. Nesse ponto eu já estava perdendo as esperanças e ficando de mau humor. Comprei o tal cabo que é difícil de achar e ele não funcionou. Quem me garante que o próximo cabo daria certo? SE eu encontrasse.

No ebay havia kits prontos para conserto desse mesmo modelo de HD (pra vocês verem como o problema é grande, ahahah), mas cêjura que eu ia esperar pelo menos 40 dias pra chegar e daí TENTAR consertar?

Fui pesquisar o que era o tal cabo (DKU-5 ou CA-42). Agora não lembro mais, mas consegui entender mais ou menos que o cabo com a USB era uma adaptação de entrada serial (aposto que metade de vocês nem sabe o que é, ahuah, entrada serial era usada para conectar as impressores de modelos antigos. USB é moderno, gente, ahhaah) e a conexão que eu precisava fazer com o HD era um tal de TTL e se eu achasse um conversor RS-232 para TTL já dava. SEI LÁ, GENTE. Na hora tudo fez sentido, agora não sei mais. Se eu falei besteira me corrijam. Ou apenas ignorem o que eu disse e sigam o passo-a-passo dos links que deixei, dão mais certo, haha.

Daí eu comprei isso aqui:

cabo(foco mandou beijinho)

Nisso já tinham se passado umas 2 semanas e essa micro coisinha levou mais uma pra chegar.

É só ligar os cabinhos certos (RX e TX) nos inversos no HD onde ficariam os jumpers. Complicado, né? Em comparação com o cabo anterior que eu precisava abrir e soldar isso e aquilo, essa pecinha pronta é uma maravilha! Queria ter descoberto de primeira! Lendo eu também não entendi nada, mas com fotos e esse vídeo ficou bem explícito:

Parece fácil, até é. Mas que dá um nervosinho, dá sim.

Como nada é muito simples na minha vida, é claro que em vez de correr tudo lindamente (depois de 1 mês), ainda ficou aparecendo um erro. Daí lá fui pesquisar de novo que porcaria de erro que era. Felizmente tem gente tão zoada quanto eu e mais inteligente e as soluções sempre aparecem, esse carinha explica.

Os conectores da placa lógica do HD já estavam oxidando e não ~conversavam~ direito. Foi preciso remover a placa e limpá-los duas vezes. Tirando as ~cracas~ com uma faquinha e depois passando uma borracha. Só nessa parte de digitar os comandos, a gente (eu e namoradinho) perdeu umas 2h. Foram umas 20 tentativas. Porque cada vez que não dava certo, levava tempo pra desligar tudo, tirar placa, botar papelzinho, colocar de novo e etc.

O HD está funcionando, estou usando ele há dois dias, mas não é mais confiável. A inicialização está bem lenta, mas até eu juntar dinheiro pra comprar o que quero (mais 2 HDs e um SSD), vou continuar usando-o. Eu tenho outro HD (que me ajudou com o Victoria e o Hyperterminal), mas ele está com o XP e se eu tenho preguiça de backup, magina de formatar ele e instalar tudo de novo? xD
Até porque ele é outro não muito confiável, foi roubado de uma televisão que estragou, HUAHUA.

Sabe os 1000 reais que eu ia gastar se mandasse arrumar? Vou gastar tudo em HD e nunca mais pensar em backup, porque já vai estar automático 😉

Pra quem não está familiarizada pode ser muito trabalhoso e impossível, mas eu juro que não é. Talvez mais difícil de assimilar para uns, mas se alguém está com esse problema, eu sugiro que pesquise pelo nome e modelo do HD e leia tudo o que encontrar. Especialmente fóruns, principalmente gringos.
Eu tenho essa coisa de achar absurdo mandar meus computadores para arrumar, porque sei que apesar de ser chato e parecer difícil, tudo sempre tem uma resolução meio simples (ao menos enquanto o problema não é físico).

O máximo que ia acontecer era eu ficar mais um mês emburrada e depois a vida segue, hauhau.

CREDO. Alguém leu até aqui? Deixa eu ir lá atualizar o firmware porque AINDA NÃO FIZ ISSO, hauha. Acho que eu gosto de viver perigosamente :muahaha: