Como comprar no ebay?

2 de April, 2012 em Dicas Úteis, Utilidade Pública by Bianca de Neve

Muita gente pergunta onde compramos nossos esmaltes importados, a não ser em raras exceções, compramos pela internet sempre de sites internacionais.

Acho que de nós três, eu sou a que mais compra esmaltes e adoro comprar no ebay! Como sempre tem alguém com uma ou outra dúvida, resolvi fazer esse tutorial explicando mais ou menos como funciona.

Vale ressaltar que se você não tem um conhecimento mínimo em inglês, é melhor não se arriscar. Tá certo que muita coisa é intuitiva e o Google Tradutor ajuda, mas se não prestar atenção aos anúncios, pode comprar coisas que não queria ou passar batido por alguma informação relevante do produto.

Outra coisa: PRECISA ter cartão internacional E uma conta no Paypal.

Primeiro, o óbvio: acesse www.ebay.com e logue em sua conta.

Se não tem uma conta, crie uma. =P

Depois de logar, a parte que me interessa é essa aqui:

A barra de pesquisa.
É possível pesquisar produtos mesmo sem estar logado, mas gosto de poupar tempo ao já ver o valor do frete e tendo a possibilidade de deixar um item que me interesse na “watch list“. (é uma espécie de lista de desejos, você deixa “salvo” o link do que se interessou)

Ao pesquisar, você pode selecionar uma categoria ou pesquisar por todo o ebay. Eu prefiro assim, pois retorna mais resultados. Nesse dia fui procurar esmaltes da MAC.

Como o serviço é em inglês, obviamente, deve-se pesquisar os itens em inglês. Por isso digitei “mac nail polish“. Lembrando que é comum citarem a marca antes do nome do esmalte, isso vale para pesquisar cores específicas ou swatches no google também.

O legal é que o próprio ebay sugere algumas palavras para a sua pesquisa e, em alguns casos, corrige a escrita. Tudo para retornar resultados e não deixarmos de consumir.

Cliquei no enter para pesquisar e o resultado foi esse aqui:

O próprio ebay seleciona o que ele considera “best match“, que seria a melhor relação custo X benefício entre os produtos pesquisados. Infelizmente costumam não servir para nós, pois a maioria dos vendedores com melhores preços não entrega para o Brasil.

O jeito é pesquisar de outra maneira: pelo preço + frete.

Esse menu fica logo acima do valor dos itens, à direita.

Seleciono sempre o mesmo método Price + Shipping: lowest first. Aparece uma tela em que ele pede seu país e CEP. É só mudar para “Brasil” e dar ok. Os produtos serão ordenados de acordo com o valor, já somando o frete.

Ao selecionar assim, aparecerão todas as ofertas selecionadas. Mas é preciso prestar atenção.

(clica que amplia)

O que está sublinhado em azul, é leilão. Ali tem o valor do produto e o número de lances que foi dado. À direita, está o tempo restante até o fim do leilão/anúncio.

Dá pra ver que me interessei pelo Fatigues, né? hahah
Ao clicar no anúncio, vai aparecer esta tela:

Foto do produto, valor e logo abaixo o valor do frete (Shipping). Vale ressaltar dois pontos importantes aqui: reputação do vendedor e “outras informações” (other info).

Verificar se o vendedor tem uma boa reputação é importante. Ao ver que ele tem o selinho de Top-rated seller (Vendedor bem cotado) e 99.7% de feedback positivo dá uma certa segurança na hora de comprar.

Há vendedores com um número bem maior de transações do que os 5510 desse vendedor (que hoje em dia já aumentou), mas o que importa é a quantidade de positivos que ele ganha.

Já comprei de vendedores dos mais variados, bem cotados ou não. Tive problema duas vezes com duas pessoas diferentes, mas isso é um risco que se corre e se você não está disposta a esperar ou ter surpresas desagradáveis, o ebay não é para você. Nem o ebay, nem nenhuma loja internacional, já que nos últimos tempos os Correios estão piores do que nunca. E eu não sou responsável pelo que você compra, então pense bem antes de fazer qualquer coisa 😛

Abaixo, no “other info” é interessante prestar atenção na informação “Ships to:“. Isso indica para que países o vendedor envia o produto. “Worldwide” quer dizer “para o mundo todo”. Às vezes o vendedor envia para todos os países, mas não aparece o valor do frete, então o jeito é perguntar para ele.

Abaixo do anúncio há o espaço para o vendedor escrever mais alguma coisa sobre o produto e é de extrema importância essa parte. Eu nunca compro antes de ler umas 3 vezes as informações, só pra me certificar.

Geralmente está especificado o tipo de produto, a cor, a quantidade e o peso. Algumas outras informações adicionais também: se envia ou não para outros países, o custo do envio, se aceita devoluções, o tipo de pagamento, se diminui o frete ao comprar mais de um item de uma vez… etc.

Existem algumas siglas muito usadas neste espaço, como BNIB, que significa Brand New In Box – “novinho na caixa”, ou seja, nunca usado ou testado e vem com a caixinha. Ou Full Size, algo como “tamanho padrão”, já que é comum as empresas gringas fazerem versões menores (que eu adoro, haha).

Bom, cliquei no Buy it Now e fui redirecionada para esta página:

Normalmente aparece uma página de confirmação, com o produto, o valor, o frete e você clica novamente para confirmar, se comprometendo a realizar a compra. Aí você tem até 3 dias para pagar.
Neste caso, como o vendedor só tinha um produto e o preço estava em conta, ele exigiu que o pagamento fosse feito imediatamente.

O ebay é levado muito a sério, tanto pelos vendedores como compradores, qualquer deslize pode ser motivo para ter sua conta suspensa ou banida. E aí, já viu, se eles bloqueiam seu Paypal como você vai realizar transações por lá? O negócio é sério, hahaah.

Mais abaixo, nessa mesma tela, no canto inferior direito você confirma as informações de valor e escolhe a forma de pagamento.

Selecione Paypal e clique em Continue.

Você será redirecionada para a página do Paypal. Colocará sua senha, ele dará o valor aproximado do produto de acordo com a cotação do dia e você confirma.

Após o pagamento no Paypal, você é redirecionado novamente para o ebay para confirmar sua compra pela última vez.

É só clicar no botãozinho azul “Confirm payment“, aparecerá outra tela de confirmação e pronto, esmaltinho comprado!

Agora é esquecer da compra até daqui 30 dias. Se não chegar em +/- 40 dias você pode entrar com uma disputa através da sua conta no Paypal e resolver a situação com o vendedor. Na maioria dos casos o vendedor faz o reembolso para não “se queimar”, mas o Paypal também pode obrigá-lo, se ver que você foi prejudicado.

Acho a maior aventura comprar no ebay, tenho a impressão de que sempre vou fazer algo errado, mas costuma dar certo, aheuaheau. E cuidado, pois é viciante! Depois que você compra a primeira vez, quer comprar sempre!

E esse foi o primeiro esmalte do ano que comprei 😀 levou uns 20 dias pra chegar e eu ainda nem usei.

Paguei cerca de R$25 por um esmalte que é vendido a R$59 na Sack’s. Perdeu Sack’s 😛

Outra loja que costumo comprar com frequência é a TransDesign, já fizemos um post sobre ela, só clicar aqui.

P.S.: as imagens podem estar um pouco diferentes do visual atual do ebay porque ele vive mudando e as screenshots foram feitas em Janeiro 😛