Para comemorar o 10º Enlouquecendo a Leitora, resolvi fazer um pouco diferente. Eu costumo convidar pessoas com quem eu tenho contato frequente e, geralmente, elas têm a minha idade. Dessa vez resolvi convidar a Dirce, a mesma que foi sorteada na nossa pesquisa (ela ganhou a coleção Espelho, Espelho Meu, da Colorama).

Convidei depois de ler a sugestão dela: “Gosto de ler o Enlouquecendo a Leitora, mas gostaria de uns depoimentos de senhoras da terceira idade também.
Quem melhor do que ela mesma pra estrelar o quadro? Eu não conheço ninguém dessa faixa etária que goste muuuito de esmalte e que ainda acompanhe o blog. Achei muito divertido ver que o colorido dos esmaltes não é mais visto como algo “infantil” e mulheres de todas as idades têm aproveitado essa oportunidade de dar uma colorida na própria vida.

Que cada vez mais pessoas ousem nas cores, enquanto isso, vamos ler o EaL da Dirce!

Meu nome é Dirce Prandini, tenho 74 anos, sou aposentada e dona de casa, gosto de ler jornais e revistas, de hidroginástica, de costurar, dos meus bichinhos (um cachorro, uma cachorra e uma gatinha), revistinhas de palavras cruzadas,  ler na internet, em especial o  Loucas por Esmalte, que eu tenho bom gosto.

Gosto muito dos meus vizinhos, pois vivo no mesmo lugar há mais de 50 anos, então tenho verdadeiros irmãos e irmãs no lugar de vizinhos e gosto de cuidar de mim, pois é um momento só meu comigo mesma. Quando eu era moça cheguei a fazer um curso de cabeleireira, então sempre pinto meus próprios cabelos, faço minhas próprias escovinhas e quando minha filha já era moça fizemos um curso rápido de maquiagem. Sempre fiz minha própria manicure e pedicure. Minha atual paixão é o blog das Loucas por Esmalte, pois as meninas são muito divertidas, trazem informações interessantes e enchem meus olhos com cores lindas.

– Desde quando você é uma “Louca Por Esmalte”?
Creio que sempre fui louca por esmaltes, justamente porque venho de uma época muito rígida cujas cores possíveis eram somente rosinhas, um coralzinho claro e vermelho, mas este último geralmente permitido somente em festas noturnas e para mulheres mais maduras.
Quando moça eu trabalhava de segunda a sábado e ainda fazia horas extras aos domingos e entregava o dinheiro todinho para minha mãe, então meus momentos de lazer eram somente no domingo à tarde quando eu lavava e engomava minhas roupas, aquelas saias enormes, com montes de anáguas por baixo e então eu cuidava das unhas das mãos e dos pés.
Tive uma vida bem complicada no que se refere a saúde, pois tive câncer, perdi um rim, depois perdi meu intestino por uma doença chamada Mega-Colon, antes disso fiquei colostomizada por mais de 01 ano, perdi meu útero, minha tiróide, e por duas vezes fiquei pesando somente 29 quilos, devido não poder comer quase nada sem passar muito mal, mas mesmo assim sempre quando me sentia melhor, corria cuidar das unhas, pois é o momento que esqueço tudo e ponho cor em mim.
O momento da manicure para mim é uma terapia e é como eu tivesse 10 telinhas em branco (às vezes 20 quando faço os pés também) todas as semanas, me esperando para me expressar.
Hoje em dia com tantas cores, tantas coberturas, tantas texturas, fico um tempão fazendo testes antes de me decidir qual combinação irei passar e esse ritual todo é uma delícia.
Como disse anteriormente, venho de uma época muito rígida e bem chata e eu queria ir além dos rosinhas permitidos, então um dia pintei minhas unhas de coral e fiz bolinhas brancas e rosinhas com a ajuda de um palitinho. Fui então em uma papelaria e a mulher que me atendeu olhou bem feio para mim e perguntou: “Você é louca?” E para todo mundo que mostrei me olhavam como se eu devesse estar no manicômio. Lembro que tirei tudo tão tristinha, pois eu havia gostado do resultado.

“Bolinhas unidas, jamais serão vencidas” Dirce e sua filha se vingando dos tempos opressivos em que bolinhas não eram permitidas nas unhas.

– Quantos esmaltes você tem?
Ai, que vergonha! Na realidade eu tenho uns 20, contanto as bases e extra-brilhos, mas minha filha é uma louca por esmalte há cerca de 01 ano e ela fala para eu ajudá-la a gastar os esmaltes dela. Embora os esmaltes sejam baratinhos, sou aposentada do INSS e dai vocês já sabem que não dá para sair comprando tudo que é esmalte e muito menos os importados. Conheci o Loucas Por Esmalte por meio da minha filha e ela adora Konad, então viciei nos carimbinhos também. O engraçado que tenho duas vizinhas que são manicures e elas vêm elogiar as minhas unhas e as da minha filha, e desconhecem a maioria das novidades do mundo esmaltístico, como craquelados, carimbos, flocados, holográficos, etc. Ainda sobre os carimbinhos, quando vou à padaria, mercado ou lojas, as meninas dos caixas ficam doida com a manicure feita com carimbinhos e uma chama a outra e ficam perguntando como é que consigo fazer aquilo. O mais engraçado é que me dão bronca se apareço lá somente com as unhas pintadas, sem nenhum carimbinho.

– Qual o seu esmalte mais velho? Você usa esmalte vencido?
Ai, gente! Mês passado joguei fora um esmalte Ti-Ti-Ti ainda da vez que passou a primeira versão da novela. Nem me pergunte a cor, pois ele nem cor tinha mais, era só uma coisa melada e que estava cheirando muito mal e o rótulo estava todinho em branco (rssss); o coitado estava perdido no fundo da caixa há décadas. Porém se o esmalte estiver com bom aspecto e bom cheiro eu uso vencido sim.

– Você costuma tirar as cutículas? Quais são seus cuidados com as unhas?
Eu faço semanalmente, geralmente aos sábados. Tiro as cutículas sim, porém depois que inventaram esses Mira Cuticles maravilhosos, as cutículas já não crescem tanto. Minha filha fica me cobrando passar creminhos nas cutículas todos os dias para mantê-las hidratadas, mas confesso que é um hábito que ainda não aderi diariamente. Descobri as botinhas com creminho pelo blog e confesso qure adoro, pois tenho pés extras-secos e as botinhas são umas maravilhas. Agora para mim o que merece o troféu invenção do século, são os tais roxinhos, pois antes deles as unhas estragavam tudo já no segundo dia quando eu precisava fazer algum serviço doméstico, porém com eles a manicure passa a semana bonitinha e com isso minhas unhas fortaleceram, creio eu porque não fico toda hora usando acetona. Outra coisa importante que aprendi com o blog é só esmaltar depois da base. Eu não costumava usar base e minhas unhas eram todas amareladas, mas com vocês só aprendo coisas boas. (nhóim, que linda ♥)

– Quais cores, acabamentos e marcas são seus preferidos?
Gosto muito dos flocados, adorei os holográficos da Rivka, gosto de glitter, usei muito aquelas estrelinhas de decoração, mas enjoei, sou doida por carimbinhos e minhas cores favoritas são lilás, roxos, rosas, nudes, cinza, azuis e verdinhos. Gosto também dos metálicos: dourado, prata e cobre. Das marcas adoro as do lado B: Ellen Gold, Lorena, Lorrac e Top Beauty, são bons, baratos e têm cores lindas! Gosto também de Hits, Dote, Passe Nati, Colorama e Impala. Adoraria experimentar um Fina Flor, mas não encontro nenhum em São Paulo.

– Qual foi a maior extravagância que já fez relacionada a esmaltes?
Já tentei fazer as unhas marmorizadas. Tentei inúmeras vezes, mas não consegui, e acabei com três esmaltes tentando. (rsssssssss). Mas ainda acho a maior extravagância é ter usado Konad de oncinha com base dourada. Fez o maior sucesso, mas nunca teria me imaginado usando esmalte dourado um dia.

– Se suas unhas pudessem ser naturalmente da cor de um esmalte, qual seria?
Creio que verde água, pois é minha cor favorita para tudo.

– O que nunca usaria nas unhas?
Fimos, pedrinhas, piercing. Me incomoda qualquer coisa em relevo.

– Com tantos anos de “experiência esmaltística”, qual foi a moda nas unhas que mais lhe agradou e a que você mais detestou?
A que mais detestei foi dos meus tempos de mocidade, que só tinha três cores e as unhas só podiam ser no estilo estileto e tinham que ser compridas. A que mais gosto são todas as de agora, onde tudo é permitido, todas as cores, todos os comprimentos, todos os formatos de unha, mas confesso que uma coisa que existe agora e que não gosto é essa moda de estampar fotos nas unhas.

O que me faz gostar ainda mais do mundo esmaltístico é que as meninas (e alguns meninos) que gostam da esmalterapia também gostam de animais e seja nos blogs nacionais ou internacionais quase todos tem um apelo de ajuda e respeito aos animais. Procuro me informar sobre produtos que fazem testes com animais e me manter bem longe deles. De todos os blogs sobre esmaltes, o único que leio diariamente é o Loucas por Esmalte, porque as meninas escrevem de maneira divertida e são bem sinceras nos seus pareceres, além de ser bem democrático na escolha das cores, marcas de esmaltes e com fotos muito bonitas.

Adorei a participação da Dirce! Esse EaL me deu saudades das minhas avós, vou correndo ligar pra elas e na próxima visita, vou tentar convencer a avó materna a usar um esmalte azul, afinal, holográfico eu já consegui 😛

Obrigada pela participação Dirce, adorei saber um pouco mais sobre o que era moda antigamente.

  1. Helô says:

    Uau gostei muito desse enlouquecendo *_*…Li e reli a entrevista, e gostei com força das unhas com oncinha LOL…Sempre que eu leio o nome Dirce, eu lembro de um programa/quadro que chamava Dirce me disse, sou boba?

    Gostei muito da ideia de entrevistar uma pessoa mais madura e com tanta coisa a acrescentar, e que ainda assim gosta de aprender aqui no blog, achei tão super *_*

    Bom dia amiguinhas

  2. Vivi'S says:

    Que lindaaaa!!! Amei a Dirce!!!

    E amei a oncinha dourada tb!

    Bjussss e bom dia

  3. Andrea says:

    Ain, que linda a Dirce…
    Queria que minha mãe fosse assim, mas com ela é só branquinho mesmo!!!

  4. Raquel says:

    Gente, que lição de vida…. Fiquei impressionada com a disposição da Dirce apesar de todos os problemas de saúde que teve.
    E pensar que tem gente que quando “tira um bife” (ou por pouca coisa) faz um drama por um tempão, e além de não pintar as unhas, deixam até de pentear os cabelos. E você aí, firme, forte, elegante, e vaidosa.
    Dirce, você está de parabéns, e tomara que você ganhe muitos sorteios ainda.
    Loucas, o EaL de hoje foi um show. Na minha opinião um dos melhores que já vi.

    Parabéns a todas.
    Bom dia a todas.

    • Cintia says:

      Faço minhas as suas palavras, com certeza!!
      Parabéns Dirce! S2 Adorei conhecê-la!
      Parabéns Loucas, este é o melhor EaL do século!! (y)

  5. Paula says:

    ahh que coisa mais linda :´)
    parabéns, gente, arrasaram com a Dirce!
    Dirce musa LPE vitalícia!

  6. Shirley says:

    Adorei, muito legal esse Eal.
    Espero que outras apareçam pra contar outras historias pra gente.

  7. Vanessa Maria says:

    Ai que linda a Dirce!

    Deu uma saudade das minhas avós ( ja falecidas…)

    Mas compenso a loucura de esmaltes na minha mae pois deixo ela usar todos os que tenho sem restrições e incentivo mesmo a usar acabamentos diferentes. Ela ja usou até holograficos e amou!

    Amei o EaL de hoje tomara que mais vovós lindas como essa participem !

    Bjks LOUCAS e um dia abençoado para todas.

    ps: Dirce, voce quer ser minha vovó? BJKSSSSS S2 S2

      • Vanessa Maria says:

        Oi amiguesss

        Ainda nao to em trip nao.. vou dia 09 ( sexta que vem ) e chego la dia 10.

        Vou tentar entrar vez em quando e dar sinal de vida rsssss.
        Bjkssss

  8. Ela says:

    Parabéns Dirce, vc venceu todas essas dificuldades primeiro por causa de Deus e segundo peal sua simpatia, bom humor, vontade de viver e carisma, tenho certeza q vc é muito amada pelos seus filhos e amigos, um bj no coração e mais uma vez parabéns pela vitalidae.

  9. Paty says:

    Ai, gente, que querida! Adorei as unhas de oncinha, muito amor…
    E parabéns pela força e pela garra!
    Esse foi o melhor EaL de todos S2

  10. Tuane says:

    UAU, muito legal o Eal de hj – Vc é muito linda e fofa dirce.

    que tudo essas onças….ahhhhh

    bjs S2 S2 S2

  11. Simone/PR says:

    Quase chorei (mentira, chorei).
    Minha avó faleceu em julho deste ano, e se tem uma coisa que ela gostava era de me ver fazendo as unhas. As vezes quando ela deixava, eu fazia a dela (ela teve varios AVC’s, e não tinha movimento no lado esquerdo, o que dificultava um pouco).
    Lembro que antes de ela ir para o hospital minha tia pintou as unhas dela com o Sonora da Passe Nati (vou guardar ele para sempre), ela ficou dois meses na UTI, e eles costumam tirar o esmalte par colocar aqueles aparelhos no dedo, ai ela pediu (quando ainda consegui falar) que era para deixar o esmalte no pé.
    Minha mãe é outra, antes adorava rosinha (ate comentei aqui a mto tempo atras que todos os rosinhas eu comprava por causa dela), hoje quando vou pintar a unha dela, ela so quer verde, azul, flocado, holográfico.
    Ela contou que quando era criança não tinha dinheiro para comprar esmalte, ai um dia foi lá e tacou tinta óleo…
    Amo ser louca por esmalte!!

    • lally simor. says:

      Com a minha avó foi do mesmo jeito. Tem mais tempo que ela faleceu, mas ela amava fazer as unhas. E como tinha alergia e aqui são poucos os esmaltes hipo, ela adorava me ver com as unhas todas coloridas. Ela não ficou com o esmalte na UTI, porque ninguém conseguia mais fazer as unhas. Ela teve múltiplos AVC’s e foi perdendo os sentidos. Não falava direito, não andava e não enxergava mais…
      Ela sempre amou esmaltes, mas foi complicado. Tenho saudades dela 🙁

  12. Keka says:

    Ai Dirce, que fofa! Adorei!
    Me deu muita saudade da minha vozinha. Como ela não está mais aqui, gostaria de convencer minha mãe a ousar mais nas unhas.
    Sua filha deve ter muito orgulho de ter uma mãe tão vaidosa e moderna.
    Parabéns pras duas, beijos e continuem fashion!

  13. Ana Flávia says:

    Lindaaaaaaa! Assino embaixo: o melhor EaL evah!!!! S2

    (momento invejinha) Uma das minhas avós só usava rosinha e a outra nem fazer as unhas fazia… Quando eu passava esmalte azul elas torciam o nariz…

    Dirce, que vontade de te dar um abraço bem apertado!!!!!

  14. Fabí says:

    O que é essa Dirce, gente ?
    Apaixonei ! E como escreve bem ! Parabéns por tudo, principalmente pelo seu exemplo de vida.
    Muitas felicidades p/ você !

    Beijo

  15. Samara says:

    Ameei a Dirce!! Passou por tempos tão difíceis onde a mulher era tão reprimida que ate a cor dos esmaltes era ditada.. e ainda é assim tão querida depois de passar tantos sofrimentos na vida.. Parabéns Dirce vc é uma pessoa ILUMINADA!!!!

  16. Jacque says:

    Bom dia Loucaaaasss…
    Oooowwwnnnnn que fofa a Dirce S2 S2 S2 …adorei a sua história e fico muito feliz que depois de taaantos percalços vc esteja aí firme e forte colorindo as garras….rs
    E fiquei nostalgica agora pq nem conheci minhas avós mas eu queria muito uma vozinha assim como a Dirce…mimimi….rsrsrs
    Bjocas a todas.

  17. Nine' B says:

    Nossa! Quero ser que nem ela quando “crescer”…
    Muito bom gosto… parabéns meninas do LPE!!

  18. iolly says:

    Que fofaaaaaaaa!!! Adorei a vovó que ama Knoad! Queria uma avó assim!!! S2

  19. Gabi Andrade says:

    Nha!!!!!!!!
    Que delícia de matéria meninas!!!
    Adorei!!!
    Tenho 3 “mocinhas” em casa… minha avó de 84, minha tia avó de 93 e a minha outra tia avó de 86…. a 3ª está com tuberculose, e por isso não anda… nem faz muita coisa… mas eu tenho uam caixa enorme de esmaltes (devo ter uns 200) e sempre que eu compro um novo eu vou lá no quarto mostrar para ela… e quando vem a manicure em casa para fazer as unhas das três, elas sempre falam da minha coleção, mostramm…usam!!!
    ^^
    eu adoro minhas menininhas!!
    =)
    e elas os esmaltes!!! S2

    • greicy kelly says:

      aaimm que legal.. deve ser bom ter tantas pessoas experientes para conversar e trocar ideias..eu trabalho com idosos, e as vezes passo horas conversando com eles..
      eles tem tanto pra ensinar pra nós né.. S2

  20. Sula says:

    Que foofaaaaa! certeza o melhor EaL! S2
    Fiquei tão triste quando a mulher da papelaria chamou ela de louca por usar esmalte com bolinhas! #SOULOUCA!
    Não tenho avó mais lembro que meu sonho era usar um preto nas unhas e um batom vermelho e ela me chamava de JESEBEL e todas aqelas coisas de ir pro inferno! um absursdo fazer isso com uma criança!
    Maiis hj uso tudo o que eu quero eeeeeeee!!!!! \o/

      • Sula says:

        Fazia siim Cá!
        Ela era muito severa em relação as essas coisas!
        Lembro da minha mãe dizendo que ela não fazia por mal.. e que a mãe da minha vó brigava muito com ela, então ela não queria que eu usasse para eu não sofrer tbm! ¬¬
        Daí um diia eu parei de me importar e não usar certas coisas na frente dela, e hoje uso tudo que eu queroo to com um verdão da hits liiindo nazunhas! S2

  21. Karina Andrade says:

    Ownn! *-* Q fofa!!
    Minha avó tb é adepta a cores diferentes, mas eu acho q ainda to longe de vê-la usando carimbo de oncinha com base dourada! Arrasou!

  22. Cinthia says:

    Ai, que fofa!!
    Eu me identifiquei mto com a D. Dirce, até mesmo nos momentos complicados da vida dela.
    Sei bem como é passar por um câncer e perder rim e útero (e ovários)…

    Já sei! Ela sou eu com 74 anos!!! kkkk

    Bjins

  23. Dirce Prandini says:

    Meninas Lindas do LPE (todas! escritoras e leitoras), vocês me fizeram chorar de emoção. Agradeço todos esses comentários carinhosos, para mim cada comentário foi um buquet de flores.

    1) Vanessa, sua vovó Dirce lhe manda beijos,

    2) Simone – Quando eu me for deste mundo, seu eu for para o céu vou procurar sua avó e vamos nos divertir juntas pintando as unhas uma da outra. Seu depoimento me emocionou muito. Também me lembro dos tempos no hospital que tinha que ficar sem esmalte nenhum.

    3) Helo, minha filha me mostrou esse site de fofocas. Parece que meu nome só inspira coisas assim. Um dia minha filha apareceu aqui em casa com uma cartilha contra desperdícios e era em forma de uma estorinha e a vilã da estória era uma mulher chamada Disperdirce. Ha, ha, ha

    4) Semana passada minha vizinha, que é uns 4 anos mais velha que eu esteve aqui em casa e minha filha estava fazendo meus poás queridos. Ela não conhecia carimbos e só usa rosinha transparente. Ela achou lindo e saiu daqui com florzinhas carimbadas em preto. Ela mesma falou que nunca imaginaria colocar esmalte preto nas unhas, mas saiu avisando que irá voltar todas as semanas para outras carimbadas. Como diz a música “as garotas só querem se divertir”

    5) Para todas as meninas: Um super beijo e obrigada pelo carinho

    • Gazzy1978 says:

      CHOQUEI quando li agora o refrão de uma das minhas músicas preferidas!!! É isso aí, “Girls just want to have fun”!

      • K says:

        Só posso dizer que queria muito ser sua neta, a senhora é uma das pessoas mais
        legais que já ví… S2 S2 S2

    • Vanessa Maria says:

      Beijokas vovó! S2

      Tomara que eu possa ir a SP em breve por que com certeza a senhora seria uma das pessoas que eu adoraria conhecer pessoalmente.
      S2

    • Carla Rafaela says:

      Dirce, adota eu como neta também :~ minhas avós são falecidas já e eu não conheci nenhuma delas :/
      adota uma netinha órfã de vovó?
      Minha mãe que gosta quando eu coloco coisas descoladas na unha dela, flocados, holo, gliters, cintilantes. Mesmo depois da cirurgia, quando ela não podia nem sair da cama direito, ela pedia pra eu ficar pintando a unha dela. Pena que agora ela não tá podendo fazer as unhas por causa da quimeoterapia :/
      Adorei esse enlouquecendo a leitora!!! muito emocionante e muito lindo :}
      beijos loucas!

      • Dirce Prandini says:

        Estão todas adotadas! Nunca imaginei que um gostinho meu fosse fazer
        meninas tão jovens e tão lindas se emocionarem. Vocês todas me emocionaram
        muito não só com as palavras de carinho, mas também por terem dividido aqui
        as suas estórias com suas avós. Muito obrigada! S2
        Cada uma de vocês é mais linda que o mais
        lindo holográfico ao sol. Nunca deixem que esse arco-íris que emana de
        suas almas se apague. Fiquem todas com Deus!

    • Kumiho says:

      Dirce, como anda, menine? 😀 Já tá melhor? Muito linda você, viu? Adorei conhecê-la, ainda que só um tiquinho. Beijos! :*

      • Dirce says:

        Na segunda semana de setembro tenho retorno no médico. Ele disse que
        provavelmente nesse retorno me dá alta para voltar a andar. Pode reparar
        que na foto da unhas de oncinha estou deitada na cama e até aparece um
        pedacinho do meu cobertor.
        As outras duas fotos são de antes do acidente.
        Estou contando os minutos para chegar o dia de voltar a andar, mas ainda sinto
        muitas dores em um joelho e um braço, mas a bacia e a coluna, que foi o que
        fraturei, me sinto bem. Um beijão, Kumiho, mas linda é você.

        • Sula says:

          Te amei mais ainda agoora Dirce! S2
          você dodói na cama e ainda tem o capricho de fazer oncinhas nas unhas! S2
          e eu sem vergonha quando tenho uma cólica não passo nem base nas minhas! kkkkkkk

  24. Beatriz says:

    Esse foi o melhor EaL ever!!!
    Amei a Dirce, não só por ela ter o mesmo nome da minha falecida vózinha mas por elas serem tão parecidas, minha vó também tinha unhas lindas e grandes e não ficava sem esmalte por nada, acho que comecei meu vício por causa dela (achei a culpada rs) até hoje guardo com o maior orgulho os esmaltes dela que ficaram de herança pra mim!!Dirce sua linda queria só uma coisa, fazer marble nas suas unhas, seria um imenso prazer.Beijo S2

  25. Loli says:

    Aii, Dirce, voce é muito linda, um arrazo suas unhas de oncinha. Estou num momento nostalgia, quero um abraço S2 S2 S2 .

      • Dirce says:

        Lindas Beatriz e Nay! Eu sei muito pouco de computador. Aprendi por causa
        do atropelamento que sofri, pois estou há 4 meses de molho na cama, eu já
        não aguentava só assistir tv, ouvir música, fazer palavras cruzadas, então a filha
        comprou um tablet para mim e marcou as páginas que eu gosto, antes eu via o
        LPE com ela de manhã, tomando um cafezinho. Para escrever
        eu já dependo de alguém, pois ou ela ou o neto me emprestam o computador
        de mão e eu fico catando milho um tempão para escrever.
        Meu neto fica ao lado, falando: faz isso,
        vó! Faz aquilo! Clica aqui! Eu apanho muito dessas maquininhas. Se um dia eu
        ficar jóia nesse mundo de computador, vou procurar vocês.
        Um beijo para essas duas lindezas.

  26. Valéria Darcy says:

    aahhh oww! que gracinha a Dirce! me deu saudade da minha vó tbm 🙁
    da ultima vez que eu vi ela eu a fiz usar o Menta da Risque. Esse ano ela vai ter que usar um holo ou craquelado! =)

    Dirce vc é um amôoorr!! S2
    loucura por esmalte não tem idade! amei esse EaL!

  27. Leda says:

    Nossa adorei esse EaL. Mto bacana ver que pessoas como a sra. Dirce fogem da caretice de vó que só usa rosinha bebê….mto legal e parabéns para a Sra. que usou dourado com carimbo de oncinhas…uau nem no meu mais otimista pensamento alguem com mais de 20 usaria….meus parabéns por ser uma Sra. Atitude!!

  28. katia says:

    Bom dia meninas!! Que exemplo de vida essa lindinha da Dirce nos deu! Que apesar de tantos problemas e dificuldades na vida, num simples pincel de esmalte pode estar a cor da vida! E que faça todas nós refletirmos e olhar o mundo com mais amor!! Bjs!!

  29. Aline says:

    Amei a Doninha Dirce … Que gracinha, super moderninha e cheia de disposição de viver confesso que quase chorei lendo a história dela !! Amo gente assim, faz a vida ter sentido !! Queria ser como ela, com unhas de oncinha, mas a minha falta de peruice não permite !! 🙁
    A minhã vó tb só usava rosinha ou rosão mas depois que virei uma enlouquecida por esmaltes ela adora olhar a minha caixa e sempre escolhe algo que ela diz “moderninho” pra usar nas unhas. Agora ela usa de quase todas as cores e adora um gliter !!!
    Amei esse enlouquecendo a leitora !!
    Amo o blog leio todos os dias, Parabéns meninas de unhas lindas !!!

  30. Neysângela says:

    Dirce é uma lição para mulheres de todas as idades: abaixo o preconceito esmaltístico, a gente só quer ficar bonita e ser feliz.
    Amei o EaL e amei conhecer Dirce (tenho uma tia-avó queridíssima chamada Dirce: esse nome só me remete a coisas boas). Nunca que eu conseguiria convencer minha avó a usar as unhas com as de Dirce.
    Apesar de ainda ser pouco o número de senhoras como Dirce, aqui na minha cidade (Recife) tenho visto cada vez mais senhorinhas ousando nas cores. Craquelados, então, é uma febre; vejo mais senhoras que jovens usando. Fico tão feliz quando vejo senhorinhas que compartilham dessa nossa paixão por esmaltes.
    Dirce, uma beijão para você.
    Meninas do LPE, parabéns pela escolha do EaL.

  31. ana paula says:

    Já não sou mais a leitora mais linda ever 🙁
    Adorei esse EaL, a Dirce é uma fofa, gente! Amei ler tudo, acho uma graça quando as senhoras não se limitam.

  32. Mari' says:

    Não poderia ter encontrado comemoração melhor Bee!!

    Amei ver que nossos coloridos atravessam gerações aqui no LPE!
    Desde a mãozinha coisa fofa da sua sobrinha até as glamurosas da Dirce!!

    Amei amei amei!!! Rsrs

    =****

  33. Rafaela says:

    Eu quero ser uma vovó Dirce quando tiver a idade dela, gente, que fofa!!!

    Amei, lembrei da minha avó que gosta sempre de estar com as unhas feitas porém só gosta de rosinha. Vou tentar convence-la usar cores diferentes, quem sabe. Minha mãe eu já consegui. Ela, que só usava vermelho de vez em nunca e todas as variações possíveis de rosa, usou um roxo semana passada \o/

  34. Fefa says:

    Dirce, adorei!!! rs

    MMinha mãe tb está na 3a idade e, ousa demais nas unhas, influência das filhas! rs

    Bjo enorme, Dirce!

    ps.: adorei esse EAL, é uma delicia ler histórias assim!

  35. luci says:

    Mas que lindaaaaaa! Um exemplo de vida e alegria, prova que a paixão pelos vidrinhos não é apenas para as mais jovens. bjs Dirce. Parabéns meninas do LPE por abrager todas as idades.

  36. Maria Alice Alves says:

    Que linda !!! Queria tanto que minha mãe fosse assim… 🙁 Mas aos poucos estou “induzindo” minha irmã e minhas amigas no mundo esmaltístico !!

  37. Helô says:

    Que linda ela!!! Ameiiii!!! Vou falar pra minha mãe conversar com a Dirce pra ver se ela tb começa a passar umas cores diferentes! XD

  38. tania says:

    Esse” enlouquecendo a leitora “foi bom demais!Um beijo e um abraço Dirce,amei te conhecer!;)

  39. Raphaela says:

    Adorei a dona Dirce, além de esmaltolatra ainda adora animais, que linda *-* S2

    Eu admiro muito. Lembrou muito minha avó paterna, que tem 85 anos e também é esmaltolatra, ahuahua. Só que ela não sabe usar computador então não é tão bem informada, depende mais do que chega na manicure =p

    =***

  40. Paula says:

    Ai que linda!! Gente, amei esse EaL, me lembrei muito da minha avó tb.. foi ela que me inspirou a gostar de esmaltes, sempre tinha as unhas impecáveis.
    A Dirce é muito fofa, adorei a simplicidade e a sinceridade como ela escreve, e apesar de todos os problemas que ela enfrentou na vida ela permanece uma pessoa doce e encontrou a felicidade numa coisa simples e q é comum a todas nós.
    Parabéns pelo post e Dirce, vc é uma vencedora!

  41. Nayume Pereira says:

    Não é desmerecendo as outras meninas que já participaram, mas esse foi o melhor EaL até agora *o*
    Queria que minha mãe fosse assim em relação aos esmaltes, mas nem tudo é perfeito S2

  42. Mama Banzato says:

    Aiiin ADOREI o ‘enlouquecendo” de hoje.
    Minha avó também chama Dirce, porém não é tão cuidadosa com as unhas.
    Porém minha vó mãe da minha mãe é MUIIIITO.
    Depois de levar um esculaxo de um carinha que ela era xonada quando novinha, disse que não ficaria com ela, porque as unhas dela não eram cuidadas. . .Ela se revelou, de todo mundo da minha familia ela é a que tem a unha mais LINDA.

    Um recado para a Dirce: Parabéns gatona! Você é um exemplo de mulher guerreira e batalhadora, muitas novinhas como nós deveriam se espelhar em você!

    beijooos loucaaas. S2

  43. cleopatra says:

    Ai Dirce vc é uma linda!!
    Quando eu fir da sua idade quero ser = a vc uma mulher forte e moderna!!

  44. Norminha says:

    Amei o post! Amei a Dirce, que exemplo! Bee, sou fã das suas idéias inovadoras (mesmo que com uma ajudinha da leitora). SHOW o EaL com uma senhora “jovem a mais tempo”. E agora sou fã da Dirce tb!

  45. Aline Luiz says:

    Tenho que confessar que foi o melhor EaL de todos!
    Dirce você é toda linda!! Adorei o seu post.

    “O momento da manicure para mim é uma terapia e é como eu tivesse 10 telinhas em branco (às vezes 20 quando faço os pés também) todas as semanas, me esperando para me expressar.”

    Que tudo, nunca havia pensado desta forma. Realmente são telinhas prontas para serem alvo da nossa criatividade.
    Apesar dos problemas de saúde enfrentados, a Dirce conseguiu nos convencer que nada é impossível nessa vida, basta ter fé e alguns esmaltes bem coloridos para dar cor aos nosso dias!!!! Uma guerreira, com certeza S2

    Beijinhosss
    Aline

  46. Eveline says:

    Dirce, SUA LINDA!!!
    Adorei a entrevista, você é muito simpática, escreve bem e ARRASA nas Konadicures!!!
    Minha vó gosta de vermelhos, mas eu já passei o Joana D´arc (da La Pogee) nela, e ficou linda de unha verde.
    Continue assim, alegre, colorida e de bem com a vida!
    Bjão

  47. Gabriela says:

    Aiii que lindaaaa a Dirce! E que bela iniciativa ouvir diferentes tipos de pessoas, no EaL!

    Beijoss meninass!!

  48. Flávia says:

    Chorei com as unhas de oncinha,tb quero…
    Adoreiiiiii o enlouquecendo,Parabéns Dirce.

  49. Lais Rocha says:

    Geeente, que linda a Dirce, posso confessar..chorei lendo o post, lembrei de um monte de coisinhas, rsrsrs, principalmente da minha mãe, minha avó, aiai
    Obrigada loucas, esse EAL foi incrível!!
    Dirce menina continue assim viu, com essa alegria e disposição que encanta a todos!!
    bjs S2 amei demais

  50. nay says:

    hehehe, a gnt fica até emocioanda de ver um EaL desses, eu penso na minha vó, que tb é modernona e “super pra frentex”, como ela mesma diz. hoje vejo que a terceira idade não esta se limitando a bocha, jogo de cartas e ficar em casa sem fazer nada. eles se propoe a muitas coisas, ateh mesmo coisas que eles queriam fazer quando pequenos e não podiam!

    sinto orgulho da minha vó, e de senhoras como dona dirce, elas nos fazem pensar no que queremos ser quando formos mais maduras!

    parabéns dona dirce, a senhora foi demais! suas unhas são lindas, e suas mãos tb!

  51. Luciana says:

    Gente, eu chorei emocionada. Meu Deus, que mulher, que diva, que LINDA! Apaixonei na Dirce! Melhor EaL EVER!!! S2 S2 S2

  52. Mila Teniz says:

    Nossa acho q minha vó nem usa esmalte =(
    Esse foi o EaL que mais gostei, juro juro juro!!!!
    Dirce vc é uma fofa! continua sempre assim flor, sem se preocupar com o q os outros pensam msm, acho o fim qdo senhoras falam q gostariam de usar tal cor de esmalte mas elas não tem mais idade pra isso!
    E sua filha tb esta de parabéns!!! uma vez atendi uma senhora q a filha dela não deixava ela usar nada escuro! nem vermelho! vê se pode?!
    Agora com 74 e fazer as proprias unhas o.O como pode?! Dirce tá arrazando…minha mãe não dá mais conta não, o pé então, nem pensar! hahaha…desculpa Nena! ;*
    Bjs LPE!!!! Bjs Dirce!!!!

      • Mila Teniz says:

        Rafa q saudade!
        Chegou hj minha placa! amanhã eu ponho e dou uma faxinada no salão!
        Eu estava adiando sabe?! haha…mas não tem jeito, tenho q arregassar as mangas e bora trabalhar!
        Mas todo mundo concorda deu não abrir de sabado, pq não tem condições com meus anjos!
        Eu não queria falar nada, pq achei q todo mundo ia achar q eu q não queria, por preguiça sabe, mas depois de fazer as unhas da minha mãe/sogra/cunhada de sabado, todas concordaram, não tem condições! sabado é o dia q a mulecada tá no veneno, precido fikar com eles o dia todo senão dá caca!
        Mas por enquanto eu vou levando assim! só não posso fikar parada né?!
        E vc?! tá boa?!
        Bjsss!

        • Carla Rafaela says:

          ah que maravilha!
          realmente, no sábado os anjinhos estão com a corda toda! se não ficar de olho é desastre na certa, uashuahsuhasuhas.
          mas que bom que vc vai abrir, realmente ficar parada é muito ruim :/
          eu, tou boa na medida do possível, sabe. minha mãe tá com um problema de saúde e isso tá me deixando meio fora do eixo. Passei quase dois meses sumida aqui, pq tava cuidando dela. Mas eu sei que as coisas caminham da forma que Deus guarda pra gente né, e eu vou me alegrando a cada vitória e crendo que no fim vai dar tudo certo.
          Saudades! Adoro receber seus e-mails, dou muita risada com eles!

  53. Marcela says:

    Gente!!!! Não tenho palavras pra descrever o que senti com este Enlouquecendo a Leitora! Que coisa mais linda!!!

    Me desculpem as outras meninas, mas esse foi o melhor “Enlouquecendo a Leitora” de todos!

    Chorei, ri e fiquei passada com a oncinha dourada da dona Dirce! E ainda tem a mesma cor preferida de esmalte que eu: VERDE ÁGUA! Ela é uma linda!

    Contou-nos sobre as modas passadas, sabe que tem meninos que usam esmaltes e não tem preconceito! Procura usar esmaltes não testados em animais!

    Porra, dona Dirce, quer ser minha vovó? Tô precisando de uma vózinha fofa!!!!

    Um grande beijo pra essa grande mulher! S2

    beijos, meninas!

    • greicy kelly says:

      faço minhas as suas palavras..
      adorei ela, foi o melhor EaL de todos os tempos..

      beijo meninas

  54. Drika says:

    Ai eu adorei! Ótima idéia Bianca.
    Também quero ser assim, super pra frentex.
    Bju e bom dia

  55. NEIDE says:

    ADOREI A DIRCE… QUE LINDA!!!! BEM ANTENADA TEM QUE SER ASSIM MESMO…. E EU QUERIA TER UMA AVÓ ASSIM… RSRSR

  56. Nathalie Caimar says:

    Que fofa…
    Adorei esse EaL. Democratizando a internet. Agora vou ter que fazer minha mamãe a usar essas oncinhas também!
    Parabéns Dirce, ficaram lindas suas unhas, com oncinha, com bolinha… tudo de bom.
    Parabéns LpE por abrir o espaço para todas as experiências de vida!
    Muitas Beijocas a todas.

  57. Carol Buono says:

    Eu leio o LPE todos os dias, mas por causa da correria, quase nunca comento. Só que hoje esse enlouquecendo merece.
    Amei a Dirce de paixão!!! S2 S2 Que cabeça boa, que personalidade adorável. Eu super concordo com ela que estes momentos que nós temos de cuidado com nós mesmas nos fazem um bem enorme, e também nos ajudam a superar os momentos difíceis.
    Dirce você é muito linda, suas unhas idem e sua vitalidade transparece no que você escreveu. Desejo que você continue sempre assim, e claro desfilando suas unhas lindas por aí para matar de inveja as recalcadas que não tem essa sua luz( vide ser da papelaria).

    • Aline Rodrigues says:

      Concordo com vc Carol, tb leio todos os dias, mas nunca havia comentado, esse EaL está divino e merece comentários, essa queridona da Dirce realmente mexeu com nossos corações, qual de nós não gostaria ou tem uma avó tão maravilhosa assim, minha querida avó Elza não é tão “prafentex” como elas mesmas dizem , mas tambem gosta de estar sempre bonita e com suas unhas feitinhas, sempre quando a visito, aproveito para deixar suas mãozinhas lindas!!! elas são muitos fofas né meninas!! e a Dirce danada conquistou nossos corações!! beijinhos a todas!

  58. Elida says:

    Fiquei feliz lendo essa reportagem, tenho 44 anos e algumas pessoas q conheço me chamam de doida, pq uso esmaltes de cores diferentes(pra eles).Apesar de ser discreta com as roupas, nas unhas amooooooooo extravasar.
    Parabéns Dirce, amei suas unhas.

  59. Pri says:

    melhor parte “qual foi a moda que mais detestou?” “a que mais detestei foi dos meus tempos de mocidade, que só tinha três cores’ hahaha adorei! mais ousada que muita jovenzinha

  60. Cris says:

    Gente a Dirce é um sonho!! Juro que quero ser igualzinha a ela quando tiver a sua idade!!
    Concordo que esse foi o melhor EaL de todos os tempos (y) S2 (y)
    Sabedoria, alegria e disposição não é pra qualquer um não!!rs

  61. bibiane says:

    Linda foto!! Amei o post com uma história de vida cheia de luta e mantendo o bom humor!! Gente não é por nada não, mas achei esse o melhor EaL que já teve!!!
    Um grande abraço

  62. Pâmella Synthia says:

    Ela lembra minha sogra (e eu amo a minha sogra, sério). Mesmo jeitinho *—*

    Mas poxa, ela sim é uma guerreira. História de vida que devemos nos espelhar para nunca desistirmos ! <3

    Pena que minha avó não é.. e a minha outra morreu 🙁
    Entretanto, apesar da minha mãe não pintar as unhas (nunca pintou ! oO), ela está se interessando pelo mundo esmaltístico e está se rendendo aos nudes (primeiro passo, né ?) <33

    E pra finalizar: MELHOR EaL EVER !

  63. Dani Carter says:

    O melhor EAL e todos os tempos(não querendo desmerecer as outras,é claro)
    Mas a Dirce,passou por uma época bucólica em que não tinha nada demais em fazer as unhas e mesmo assim era oq ela adorava fazer.

    • Dani Carter says:

      esqueci de concluir.

      Fora os demais problemas pelo o qual ela já passou e mesmo assim não perdeu a garra e força de vontade!!
      Parabéns Dirce…vc é uma vencedora e um exemplo a ser seguido!
      Parabéns mesmo,do fundo do coração!
      Bjok pra ti!

  64. Ju Corval says:

    aiii que fofaaa S2
    quanto amor né!
    também fiquei com saudadinhas das minhas abuelitas…
    isso me lembra que em janeiro quando minha vó de Sergipe veio me visitar aqui em Santos e ela me fazia fazer a unha dela varias vezes hahha
    eu até dei meu esmalte favorito pra ela e ela chorou 🙂
    aaah eu adoro avós!

    linda iniciativa meninas, me emocionei S2

  65. Patricia says:

    Melhor EaL ever!!!
    Queria ter uma avó assim. Mto linda! S2 . Mto emocionante o depoimento.
    Que bom q hoje em dia ela pode se rebelar, pq unhas estileto (argh!) e só em 3 cores ngm merece!
    Bjão pra Dirce!!!

  66. Dani says:

    Nunca tinha lido um EaL, não por preguiça, mas pelo quadro nunca ter me chamado a atenção mesmo. Esta foi a primeira vez, e achei genial! Uma fofura! Quero ver mais senhorinhas adoráveis e modernas como a Dirce no quadro.

  67. Viviane Marquesini says:

    Dirce adorei vc!!! Deixa seu contato para a gente te doar uns esmaltinhos de vez em quando, porque a gente sempre compra algo repetido, ganha, ou não gosta do que compra. Daí é legal doar pra quem gosta de esmalte, precisa e não consegue comprar. E se quiser, acho fina flor por aqui tb.
    Bjs!!!

  68. Luciana Petrópolis RJ says:

    Ahhhh
    Adorei a Dirce *-*
    Minha avó paterna que tem 81 anos, (a materna não é moderna assim ainda não) tem a história de vício esmaltístico parecida com a dela, hoje em dia só usa as mesmas cores legais que nós, todas as coleções que são lançadas compro alguns para ela tirar onda com as amigas de bingo dela, que só usam nudes e afins 😀
    Ontem mesmo dei a ela o Viúva Negra, nem preciso dizer que ela amou né 😉
    Beijos meninas
    Beijos Dirce S2

  69. Erika says:

    Amei!!! Mt legal Dirce!! Tb me fez lembrar da minha avó, q infelizmente já faleceu há algunsa aninhos, mas ela tb se arrumava e pintava as unhas com cores de vó, mas pintava. Se ela tivesse viva, ficaria com vontade de pintar as unhas dela e alguma cor diferente.. heheh
    Amei ver a opinião de uma pessoa mais experiente e como ela também anda por dentro do “mundo esmaltístico”, além das histórias dela.
    E voto para mais participações assim também!!!

    Dirce, que vc continue assim!!! sempre linda e criativa!!Ameei!!! S2 =D

  70. Scheyla says:

    Que show esse EAL!! Sempre visito o blog mas nunca comentei.. mas me emocionei com o depo dela.. que força de vontade, entusiasmo, mesmo com todos os problemas que passou. E que sorriso contagiante que ela tem, passa uma energia positiva.. Adorei 🙂
    bjus

  71. Vanessa Frehley says:

    É tb me emocionei lendo esse EAL! E tb chorei lembrando dum monte de coisa… Muito legal!

  72. Miriam Schneider says:

    Amei o post!!!
    É verdade, até minha mãe fala que “antigamente” só usava rosinha…
    Ai ai… que bom que vivemos num mundo que pode TUDO nas unhas!!!
    Amei as unhas de dourado com oncinha!!!
    BJoss Loucas!!!

  73. Lilei says:

    Amei!
    Leio o blog todos os dias e adoro sempre, mas confesso que essa EaL me emocionou rs.
    Lindas unhas e história de vida!

  74. Leeê says:

    minha avó é cheia das graças com esmalte tbm! eu vi ela usando um roxinho claro metálico (ela sempre faz camada de esmaltes diferentes, sabe? coisa de manicure mesmo! – ela só vai lá) e disse: ‘nossa, que unhas escandalosas. não to aguentando’. hahahahahhahahaa
    já disse que vou dar uns esmaltes para ela 🙂
    adorei ler o depoimento de uma senhora da terceira idade. eu vejo muitas pessoas dessa faixa etária que usam esmalte de tudo quanto é cor.

  75. Luísa says:

    Gente, que mulher maravilhosa, e que exemplo de vida!!!
    Espero de verdade chegar aos 74 anos com essa cabeça, essa disposição e essa alegria da Dirce!
    Maravilhosa, continue assim sempre!!!

  76. Patthy says:

    Adorei esse Enlouquecendo a leitora! mostra bem a evolução no pensamento das pessoas de “tal tipo/cor de esmalte combina com tal idade”. \o/
    E eu quero unha de onça com fundo dourado AGORA.
    PS: acho que se eu tivesse de escoklher a cor natural das minhas unhas escolheria o verde-água também.

  77. Ana says:

    Ai gente que lindo! Nunca comentei aqui mas hoje é especial! Que linda a Dirce! Maravilhosa. Amei!

  78. Mari says:

    Ahh, que gracinha esse EaL!!! Apaixonei! A Drice é muito linda! E o esmalte dourado com a estampa de onça?AMEI! Abaixo o preconceito de cores, idade, estampas, efeitos… Vamos colorir a vida, gente! em qq idade!

    beeijo!! S2

  79. Carol says:

    2 noites que sonho com minha avó, e vou ligar pra ela hoje depois desse EaL. hahaha
    Adoro pintar as unhas de vovó *-*

  80. Carol Mitchel says:

    Ai gente, alguém me dá essa vovó???!!!
    Que linda a Dirce, né?
    Um beijo pra ela!

  81. Tassi says:

    Adorei a sugestão, Dirce! Foi um dos poucos “enlouquecendo a leitora” que eu realmente tive saco pra ler (confesso que não gosto muito desse quadro… XD)
    Que bom que pintar as unhas ajudou a superar tanta coisa ruim, né? ^^ eu tb comecei meu vício depois de uma cirurgia, a minha foi na mandíbula e a minha cara ficou toda inchada e a autoestima foi lááááá pra baixo… daí pintar as unhas me deixava feliz =)

    =**

  82. Patrícia Adriely says:

    Aiii, adorei esse EaL *-*
    Também aprendi muitas coisas nesse blog lindo ♥

  83. Jake says:

    Ameiiii a entrevista!
    Minha vó tem 85 anos. Acho que foi com ela q aprendi a ser minha própria manicure.
    Lembro que quando eu ia na casa dela, ela pegava uma bacia, as coisinhas dela e ia na porta da cozinha fazer as unhas… e eu (com uns 7 anos) ia no embalo!
    Hoje em dia, ela vive com esmaltes coloridos… mas em tons de vermelho, vinho, rosa escuro…
    Ela sempre diz que meu avô só gostava que ela usasse vermelhão nas unhas! Que se usasse branquinho ele ficava bravo e dizia que era pra ela ficar bonita pra ele!
    Esses dias ela viu meu Rivka holo e perguntou onde comprei…. acho que vou dar um de presente pra ela!

  84. Alaine says:

    Muito especial esse EaL de hoje. Mesmo! E a Dirce é uma guerreira por tudo que ela passou…lembro de quando tratava dos pacientes com colostomia e eles sofriam bastante, é uma barra mto grande. Mas ela passou por todas essas adversidades e com muitas cores e estilo nas unhas rs.
    Adorei tudo! Mas não poderia deixar de comentar do esmalte dourado com oncinha…SHOW!!!

  85. Adrieli says:

    Ameeeei o EaL desse mês S2 Dirce, você é um exemplo de superação! De verdade!
    É super difícil de encontrar pessoas na sua idade com tanta disposição e tão abertas à novidades! É computador, é esmaltes, eita mulher!
    O máximo que consegui com a minha vovó foi fazer ela usar um flocado por cima do branquinho dela. Ficou uma graça! hahahah

    “O engraçado que tenho duas vizinhas que são manicures e elas vêm elogiar as minhas unhas e as da minha filha, e desconhecem a maioria das novidades do mundo esmaltístico, como craquealados, carimbos, flocados, holográficos, etc.” Gente, é só com a gente ou isso acontece com todas as leitoras do LPE?
    Vira e mexe tenho que ficar explicando pra pessoas que trabalham em salão de beleza, donas de lojas de cosméticos o que são as coisas que eu uso, porque é cada uma…!

    Hahaha, graças a Deus não nasci nessa época onde só podia essas corzinhas boring… Provavelmente eu seria uma revoltada das unhas, porque ninguém merece né! hahahaha

  86. Larissa says:

    Dirce, sua linda S2
    Esse foi um dos EaL que eu mais gostei! Achei tudo! Digno! Amei!

  87. Gabi says:

    ADOREI a entrevista !
    Vocês poderiam fazer também com meninas pequenas de 10, 11, 12 nessa faixa etária *o*

  88. Larissa says:

    Adorei o EaL, e precisava deixar meu comentário tb (coisa que nunca faço…, mesmo lendo todos os dias o LPE).
    Lembrei muuito de minha avó, ela é assim, super rígida nas tradições e depois que meu avô morreu, ela ficou de luto e deixou de pintar as unhas. Hoje ela está na UTI bem malzinha (daqui a pouco tô indo no hospital) e queria poder pintar as unhas delas bem coloridas para mostrar qta força ela tem, como a Da. Dirce teve, com tantos problemas de saúde.
    Adorei a participação da Dirce, e aprovo super a ideia de colocar moças/senhoras com mais idade/experiência para falar por aqui tb!
    beijo a todas!

  89. Micaella says:

    Nossa, muito legal a participação da Dirce. Não sabia que o LPE tinha leitoras dessa idade, mas é tão massa ver que as pessoas de todas as idades usam o que gostam e querem. Eu não conheço ninguém dessa idade que use as cores lindas que usamos, minha avó paterna eu nem conheci e a avó materna não usa esmaltes assim =x
    Gostei muito da história dela, gostei muito do post de hoje, muito legal mesmo. Adorei ‘conhecer’ a Dirce xD

    • Carla Rafaela says:

      além de ganhar de todo mundo, ela gahou todo mundo, estamos todas apaixonadas pela Dirce S2

  90. Julia Lainetti says:

    Que linda, fofa, meiga! Tudo de bom vc Dirce!!!

    Bateu uma saudade enorme da minha avó vendo esse post! =(

  91. Marcela says:

    Ameeeeeeeeeeiii!! Quero mais EaL assim! mto legal, adorei saber como era a moda de esmaltes antigamente!
    e a Dirce é uma fofa, né? Linda, linda, linda!
    Vou ser como ela! ;D

  92. Thais says:

    gnt!! linda , linda !!~adoreiiiii . e qta experiencia de vida! nem iamgino como deveria ser vc nao poder usar o q quisessenas unhas ! me idnetifiquei mto com a Dirce, mt msm!

  93. Pollyanna says:

    Linda história, Dirce!
    Amei demais esse EaL. Muito legal ver histórias assim, diferente da nossa.
    Super beijo! 🙂

  94. Alessandra Gomes says:

    A Dirce é uma fofa!!
    E as unhas dela de oncinha são um luxoooo!!
    Parabéns meninas,mais uma vez inovando
    e nos dando oportunidade de conhecer histórias
    maravilhosas!!!

  95. claudia - legalmente boring says:

    Oi meninas! Chorei de verdade, ainda estou elaborando a minha emoção… Hoje as coisas são tão fáceis que as vezes parecem descartáveis, na maioria das vezes a gente nem pára pra pensar em como tudo acontece, parece até que pensar e sentir é perda de tempo. Em poucas palavras a Dirce fala de quanta dificuldade já passou, e está aí, toda linda. Acho que é por causa de mulheres como ela que hoje em dia a vida das mulheres é tão mais fácil, mais leve, com muito mais opções. Agradeço de coração Dirce.

    • Fefa says:

      verdade Claudinha…é por causa de mulheres fortes assim que nossa luta continua. Não acho que nossa geração é mais leve, mas com certeza temos mais opções. bjs

  96. Patrícia Lorna says:

    Eu nunca tive avós =/
    Esse post só me fez ter mais vontade ainda de ter uma avó.
    (eu ainda tenho esperança de ter uma vó *-*)

    Amei o Eal de hoje =)
    bjus ;*

  97. Janaína Leão says:

    Dirce, vc é um exemplo de vida, perseverança e alegria de viver.

    Quisera eu ter várias Dirces na minha vida todos os dias, vejo pessoas jovens, com saúde, dinheiro, mas sem a menor alegria de viver.

    Vc ganhou uma fã e sinceramente queria que vc tovesse pelo menos uma participação mensal no LPE.

    Beijos.

  98. Deise says:

    Que exemplo legal, Dirce! Eu também quero envelhecer “colorida” e alegrinha, pelo menos nas unhas! Se eu um dia for avó de alguém (Mari…hello?) quero estimular essa loucura por esmaltes, mostrando como cuidar e pintar as unhas da(s) minha(s) netinha(s). Também quero contar como eram as cores, e quais os tipos de esmaltes que existiam quando eu era mais jovem. A gente nem tem ideia do que vão inventar, como serão os acabamentos daqui a 20 anos. Mas eu gostaria de viver para ver a evolução esmaltística. Foi muito bom esse EaL, porque conhecemos alguém que viveu épocas de escassez, e agora está vivendo a abundância de cores e acabamentos, que jamais teria imaginado! Dirce, adorei tuas unhas de oncinha! E concordo que a hora de esmaltar é um momento bem nosso, mesmo estando com amigas, numa reunião bem alegre e colorida! Um beijão!

  99. Talita says:

    Dirce, posso falar, adorei você!!!

    Faz três semanas que não faço minhas unhas e estava tão desleixada comigo mesma… depois de ler esta entrevista, assim que chegar em casa vou pintar minhas “telinhas”.

    Gostei da sua alegria, ousadia e por ter superado uma época não tão legal esmaltística (e também em outras coisas) sem perder a criatividade e o sorriso na cara! Vou mostrar para minha mãe porque ela nunca me deixa pintar suas unhas!

  100. Leilla Monique says:

    Que linda a dona Dirce S2 S2
    Minha vó nem pensa em usar esmaltes !
    Adorei sua história, adorei suas unhas carimbadas.

    Beijoo’

  101. Natalia says:

    É muuuito legal conhecer as modas que já passaram! Saber que só tinham três cores permitidas antigamente me deixa cada vez mais apaixonada pelos esmaltes de hoje haha!
    Juro que não aguentaria ficar só no coral, rose e vermelho! Acho que eu seria uma rebelde da época haha
    Adooorei esse enlouquecendo *–*

  102. Silmara Rocha says:

    Poxa que coisa mais linda!!! Amei o post! Queria eu conseguir convencer minhas avós a pintar as unhas, mas uma gosta muito de mexer no jardim e nunca gostou de esmaltes. E a outra esmalta as unhas semanalmente, mas sempre com cores clássicas.
    Muito legal saber que pessoas fofas como a Dirce se interessam por esse mundo dos esmaltes. Desejo que quando eu estiver na idade dela esteja com a mesma vitalidade e vontade de viver e colocar cor na vida! História cheia de dificuldades, mas que mesmo assim ela não desiste! Amei!!!
    Beijos

  103. Krol says:

    Quero uma avó assim também .
    A minha avó materna nunca usa esmaltes e a minha avó paterna mora muito longe então eu não sei se ela usa esmaltes.
    Que coragem fazer estampa de oncinha nas unhas em? A Dirce é uma das unicas que tem essa coragem !

  104. Thaliita says:

    Bianca, muito lindo vocês terem escolhido uma leitora tão especial como a D. Dirce para essa coluna. Parabéns por nos dar a oportunidade de conhecermos uma pessoa como ela.
    E D. Dirce, a senhora é um exemplo de vida e bom humor. Maravilhosa. Lendo suas palavras muita coisa passou pela minha cabeça, na maioria boas lembranças de quem amo e tem essa mesma faixa etária sua, mas não essa clareza de idéia e discernimento da vida. (Que pena, minhas vozinhas são dodoizinhas). Beijos. Muita saúde.

  105. Thainá says:

    Que coisa mais linda *-*

    Lembrei da minha finada avó paterna,ela tinha as unhas grandes e usava muito esmalte cintilante.Ela pintava a unha toda semana….Bateu saudades dela…..

    Mas mudando de assunto,amei esse post,acho isso lindo.
    Hoje em dia as pessoas não tem o bom humor e a disposição da Dona Dirce,que mesmo com problemas de saúde não deixou de viver sua vida,e o melhor não perdeu sua vaidade (y)

    Um lindo exemplo de vida.
    Quero chegar à sua idade desse jeito.

    Beijos

  106. Eviline Webber says:

    Aii que fofa a Dirce..
    Gurias quero ser que nem ela quando tiver meus 74 anos.
    Uma pessoa com tanto sofrimento com a saúde, ter um espírito tão jovem e elegre como ela..
    Parabéns Dirce, pela sua força!Desejo tudo de bom!

    BeijO Loucas!

  107. AmandaGuedes. says:

    esse foi um dos posts mais fofos que já vi sobre pessoas mais velhas usarem coisas não tradicionais para elas [o que todos dizem ser tradicional, né].
    acho muito legal ver que pessoas mais velhas tem cabeça aberta para modas atuais, coisa que acho mais meiga é ver uma senhora de idade com cabelo colorido e sem se preocupar com o que vão dizer [o que é o mais certo de se fazer].

  108. Michele Hill says:

    Que coisa mais querida a Dirce, adorei!
    Deu muita saudade das minhas avós!

    E muito bacana essa questão que ela colocou sobre proteção aos animais. Eu adoro esmaltes e sou apaixonada por bichinhos, tenho 5 gatas adotadas e também cuido dos abandonados. Tbm procuro usar produtos que não são testados em animais (infelizmente, nem sempre é possível).

    Dirce, continue assim, alto astral, moderna, sem medo de ousar!

    Beijo prá ti e para as Loucas!

  109. Carla Tamiko says:

    Amei a história da Dirce, um exemplo de vida.
    Acho que as pessoas que são mais “tradicionais” nas cores de esmalte e só sabem usar renda e vermelho deveriam ler essa história para quem sabe rever os conceitos.
    Bjs

  110. Adriana says:

    Que delícia ler a historia da Dirce!!
    Esses momentos do LPE são maravilhosos e bem-vindos!!!

    Adoro conhecer a vida das pessoas.
    Obrigada Dirce e meninas!
    Bjks cariocaxxxxx

  111. Lih says:

    Eu ADOREI esse EaL. Na minha opinião, foi o melhor. Que vó FOFA que a Dirce é! A minha só usa os rosinhas da vida e aqueles esmaltes “cor de unha” que são super sem graça.

    É bem mais interessante ler as histórias como a dela. E o que foi aquela manicure bafônica de oncinha? Dirce FTW S2

  112. Daniela Ayres says:

    Haha por isso amo internet. Quando que a gente vê tanta troca de experiência e que post mais legal! Amei. Ei! Seria muito legar mandar para a Dirce uns esmaltes da Fina Flor. Será que vcs podem passar para ela meu email? Ela entra em contato comigo, deixa seu endereço e eu posso mandar uns vidrinhos para ela experimentar. Aqui na minha cdade tem um monte da Fina Flor e estou certa de que ela vai amar. 😉 Bjos, meninas!!!!!!

  113. Aline Begnini says:

    UAUUUU…o MELHOR ” Enlouquecendo a Leitora” de todos os tempos…exemplo de força e determinação da Dona Dirce….Adorei, super moderna, antenada no mundo esmaltístico…concordo com ela, quando disse sobre as manicures que “desconhecem a maioria das novidades do mundo esmaltístico, como craquealados, carimbos, flocados, holográficos, etc.” Isso tmb ocorre comigo, e não entendo como poodem estar nessa profissão se não buscam conhecer as novidades..vai entender né…

    Parabens Dirce….sou sua fã

    bjoo

    Aline

  114. Ligia Grabauskas says:

    Ai que lindaaa! Foi o melhor Enlouquecendo a Leitora de todos! ^^

  115. Mauni says:

    Gente, amei esse depoimento da Dirce. Ela realmente é um exemplo de mulher a ser admirada! Eu vejo a esmaltação não só como uma prática estética também, para mim é uma forma de me divertir e de me expressar, é muito bom que agora a gente tenha muito mais liberdade para ousar – mesmo com algumas excentricidades, acho que essa pluralidade é válida. Parabéns, Dirce, e parabéns para vocês também, gurias, que colorem tão bem os nossos dias!
    =**

  116. Michelle says:

    Amei este Enlouquecendo! Espero conseguir ser como a D. Dirce mais pra frente! Parabéns a vcs que seguiram a sugestão e a D. Dirce, por ser um modelo a ser seguido (inclusive “esmaltisticamente”).

  117. Marcela Francis says:

    Aai, que linda!
    Adorei!
    Será que consigo fazer minha vó usar um verde? ahahahah

    Deu até vontade de fazer konad de onça!

  118. Rafa says:

    Sou nova por aqui e nunca comentei, mas depois de ler esse post da Dirce… preciso falar… ela é uma fofa, linda, uma mulher e tanto.
    Que lição de vida!!! Me lembrou minha tão querida vozinha que já se foi há alguns anos (ela lutou por 10 anos contra o câncer) e que também era super vaidosa, inclusive foi minha avó que me ensinou a cuidar de minhas unhas. Parabéns, LPE!!! Amei ler o post dessa pessoa maravilhosa. Dirce, que Deus lhe abençoe e continue sendo essa pessoa alegre e espontânea. Beijos a todas as loucas 😉

  119. Biajando Nicastro says:

    Oi gente querida do meu Brasil il l!!! Saudades docês! Hj consegui ter um pouco de vontade de entrar na net, to menos cansada. Amei o post com a Dirce, super divertido e muito mas muito bem pensado. Por que nao, né? Minha vózinha só usava aqueles rosas cintilantes mesmo, tadinha. Mas a Dirce lembrou mesmo a minha mãe, que, apesar de só ter nascido com uma mão, sempre fez suas própias unhas. Vídeo que vcs podem conferir no youtube, escrevendo `manicure de uma mão só’. Hj, minha mae já usa glitteres, cores diferentes e ousadas, até craquelados (argh!) graças a minha paixão por esmaltes! Ela confere o LPE, mas nao tao assiduamente como eu, mas sempre passa por aqui e depois comenta comigo ou pergunta se eu tenho determinado esmalte que mostraram.

    Bjus Saudades de todas. Fiquem com Deus!
    Tá frio aí??? (y)

    • Fefa says:

      eu vi…e me emocionei. Muito linda sua mãe.

      sinceramente me impressiona a força que o ser humano é capaz de ter. bjs

    • Alê says:

      Fiquei MUITO impressionada Bia.
      Sua mãe é incrível! É só ter vontade, que a gente consegue fazer, né?

      Estou com saudades de você 🙂
      Aqui não tá tão frio, mas estou virando sapo!

  120. Fernanda says:

    Esse post arrasou! Parabéns pela iniciativa, meninas! E Dirce, parabéns pela entrevista divertidíssima e pela força de vontade. Pessoas como você são inspiradoras.

    Beijocas!

  121. Danielle says:

    Que bonitinha a Dirce, me lembrou muito da minha vó quando disse do passado que nao pegava bem usar algumas cores e que vermelhos serviam para mulheres maduras, esses dias eu fiz a unha dela com um rosa forte, da uma tia minha olhou e falou ” mae nao pega bem mais essas cores pra vc tem que ser so vermelho agora” ela ainda tem essa ideia.
    minha avó adora konads ela fica toda cheia quando eu faço, diz que as mocas dos caixas de mercados e farmacia perguntam como é feito e elogiam, uma graca.
    Dirce está mais que certa, nunca mais tire um esmalte pelo que os outros pensam, é o seu momento e de mais ninguem!

    uma fofura, hj foi especial heim!

  122. Laura says:

    Que amada, adorei! Queria que a minha mãe também fosse assim pra eu dividir a alegria de esmaltar as unhas com ela, mas infelizmente ela só gosta de vermelhos! 🙁 Quem sabe no futuro ela não muda de idéia né??
    Beijo!!

  123. Natacha Kötz says:

    Lindo, lindo! Ainda bem que perdi a promoção da coleção “Espelho, Espelho Meu” pra essa doçurinha aí, pois sou muito competitiva! Não ia aceitar perder pra outra pessoa. Hehehe…
    Tive um dia dificílimo hoje, comi todas as pelezinhas nas laterais das unhas, o que pra mim é muito difícil, pois parei de roer há pouco mais de um ano. Vim dar uma lidinha no LPE e fiquei me sentindo mais leve. Além de MUITO bem escrito (sou jornalista e chata com a língua portuguesa), as perguntas foram super convenientes e a dona Dirce uma fofa, né?
    Parabéns! Que o blog continue assim sempre.

  124. Debora says:

    Meninas, nunca comento aqui, mas fiquei louca pela Dirce; quero ficar velhinha assim, que máximo!!!

  125. Sarah says:

    Gente!! Que fofa!!!

    Tenho muito em comum com a visão dela em relação a pintar as unhas, para mim também é um momento de extravasar e criar, colorir a visa… Achei que ela mandou muito bem na entrevista!!!

    Se um dia eu convencer minha vó a mudar o vermelhão das unhas dela pra qualquer outra cor, me realizo… rs

    Parabéns pela idéia de entrevistarem esta querida!!!

    S2 S2 S2

  126. Maria says:

    Dice vc é linda! Parabéns por tudo o que vc enfrentou, vc é uma guerreira!
    um beijo!

  127. July says:

    Oiieeeee volteiiiii!!! Aos pouquinhos vou comentando os posts anteriores, um por um, uahuahauhuha…

    E que lindo o EaL de hoje! Linda escolha, linda a Leitora, linda o estilo de bem viver a vida dela! Uma baita lição de como levar a vida, mesmo com todas as dificuldades: com humor, com alegria e muitas cores! E consciência ecológica, ainda por cima! Eike linda!

    S2 Parabéns Dirce, melhor EaL ever! S2

    :*

      • July says:

        Eu tbmmmm!!! Preciso te ‘encontrar’ pra contar tuuuudo!!!
        E que fotinho é essa? hahaha… Tá pequenininha, não consigo distinguir, mas vejo o Mu de Áries, é isso? rsrsrsr….
        Bjs!

        • Fefa says:

          aaaaah quero saber tudo mesmo…mas estou sem internet (fui censurada? rs)
          estou aqui na casa de mamãe, mas resolverei logo isso…juro…mas preciso com todas as formas precisas de precisamento saber tudo (ahahaha drama queen)!!!

          saudadeeeeeeeeeee sua bumbum de patinho (é isso que estou vendo na sua foto? ahahahah)

          minha foto é o SAGA de gêmeos, simplesmente o melhor!!! sacou? rs

          resolvi colocar a armadura de ouro pra me proteger desse mundo de agonias e agústias…ahahahahahaha

  128. Claudia says:

    Acho que é por ai mesmo, A vaidade mantém a gente viva e atualizada independente da idade que temos.
    A vaidade iguala as pessoas, olha a Dirce ai mostrando isso, para todos, que legal, adorei, continue sempre assim, sua energia contagia!!
    Precisamos de mais pessoas dispostas assim no mundo!!
    É isso ai Bianca, vamos inovar e quebrar as convenções, o importante é ser feliz fazendo o que gosta!!
    Muitos beijos a todas e principalmente para Dirce!!

  129. Janice- Campo Grande/MS says:

    óóóónnnnnn…. que lindo!
    Acho q nunca vi minha vó com as unhas pintadas, pois ela trabalhou na lavanderia de um hotel mó chique aqui da city e mexia com água quente todos os dias, então não funfava azunha pintada, mas achei ese EaL muito fofo. *.*
    Parabéns pela superação, Dirce!
    Lindas azunhas carimbadas de oncinha. Um dia arrisco isso aê. rs.
    bjokas. =)

  130. Adriana Morais says:

    Nossa esse é um dos post mais lindos que já li em blogs esmaltísticos, bom o que posso falar eu dou adepta a cultura de ativar a sua deusa interna, de reverenciar o feminino sagrado e como os Indios reverenciar a sabedoria dos mais sábios pelo tempo da vida, Dirce vc é um exemplo e neste momento no aqui e agora foi minha mestre do feminino sagrado, para a mulher não há tempo, não há idade de reconhecer o seu valor como mulher nesse mundo de poder expressar ao mundo o valor da mulher. Dirce me curvo em reverência( com lágrimas nos olhos ) a minha mestre de hoje.

    NAMASTE E GRATA POR EXISTIR

  131. Julianna says:

    Quando crescer quero ser que nem dona Dirce. Minha avó de 80 anos também adora esmaltes, mas não como D. Dirce. D. Teresa só usa rosinhas e pêssegos (vermelhos ela só gosta nas unhas das outras, e de cores diferentes ela não gosta). Adorei a entrevista! Eu assino embaixo com a ideia de fazer entrevistas com mulheres de faixas etárias diferentes!

  132. Danielle says:

    Que legal!!
    Minha mãe vai gostar de ler esse post!! Ela tem 70 anos e já a convenci a diversificar nas cores, há uns anoa atrás ela só usava tons de rosa clarinhos, mas hoje usa craquelados, metálicos, flocados, gliters hexagonais e o que mais aparecer de novidade e faz o maior sucesso. Inclusive, as vezes pintamos igual, mas por conta da idade (eu acho) as pessoas reparam muito mais nas unhas dela.
    Parabéns Dirce!!! É isso aí, se cuida mesmo, pois os elogios são sempre bem vindos!
    Um beijo!

  133. Manu says:

    Lembrei da minha avó agora *-*,
    da ultima vez que a vi (minha familia mora em outro estado, exceto meus pais) ela estava com um esmalte verde limão, nas mãos e nos pés, uma gracinha kkkk.
    Quando crescer quero ser que nem dona Dirce. /2

  134. Alyny says:

    Parabéns, meninas, mandaram mto bem na escolha da leitora!!!!

    Dirce, adoreeeeeeeeeeei seu depoimento! Raras vezes comento aqui, ms não podia deixar passar a chance de registrar q achei vc suuuuuuuper fofa! E não estou me atendo ao conceito de “senhorinha”, não! Vc conta suas experiências de forma sincera e divertida, dá vontade de encontrar vc pra fazer as unhas juntas e bater um bom papo!
    S2

  135. Adriana says:

    Vitalidade é uma palavra que, ao meu ver, define a Dirce. Suas respostas me emocionaram, e fizeram lembrar que a felicidade pode estar em pequenos acontecimentos, como o momento do cuidado pessoal de fazer as unhas. Realmente Dirce, o colorido dos esmaltes alegram nossa vida. Fiquei com vontade de te mandar uns vidrinhos. Tomara que seja possível! Parabéns meninas do blog, pela bela escolha dessa leitora especial!

  136. Érica says:

    Ai, gente que EAL mais fofo!
    Não tem como não lembrar da minha vovó com esse depoimento da Dirce mas ela com certeza está muito a frente em usa e abusar das novidades. Super corajosa, eu não encaro esmalte do dourado com estampa de oncinha “nem a pau”… hehehe
    Que bom que a modernidade trouxe novos estilos e conceitos no mundo esmaltilístico de hoje e “senhorinhas” como a Dona Dirce tenham a oportunidade de experimentar sem medo do que os outros vão falar.
    Esse post daria tanto “pano pra manga”, o Loucas acertou na escolha!
    Beijos

  137. Isaah says:

    Adorei! Minha vo usa esmalte só no pe mas só usa os rosinhas os clarinhos e geralmente eu qe faço os pés dela

  138. Solange says:

    Amei a Dirce !!!
    Minha mãe tem 71 anos e sempre faço as unhas dela. Gosto de inovar, então eu passo holográfico, um glitter….mas minha mãe se acha velha pra cores e sempre tenho que passar em tons de rosa ou lilás. Minha mãezinha tá começando a mudar…tenho fé que um dia ela ainda deixará eu passar cores em suas unhas e irá amar…..

    Isso ai, Dirce….continue encantando o mundo….espero que outras pessoas sigam seu exemplo.

    Bjos !!!

  139. Lu says:

    Gente, que tuudo esse EaL!!! Me identifiquei com o esmalte de bolinhas feitas com o palito! Quando eu tinha ens 11 ou 12 anos eu fiz minhas unhas assim! Lembro que eram dois esmaltes da Risqué: um laranja de base e as bolas fiz de vermelho. Sempre gostei de unhas “marcantes”, chamou muita atenção quando fiz isso, nunca esqueci… Também me identifiquei com a parte em que as manicures não conhecem as novidades de hoje! hahahaa (esmalte holográfico? hã?! rsss)
    Bee, Fer e Camila, uma participação dessa é para encher o coração de vcs de orgulho né? Saber que o blog atinge tanta gente diferente (não só no fator idade) deve ser mto gostoso. Parabéns! Escrever é bom, mas publicar… Nunca sabemos nem podemos controlar os efeitos e a repercussão do que publicamos. Vcs fazem isso muito bem, com identidade, diversão e conteúdo. Eu endosso a fala da Dirce sobre o LPE.
    Beijos a todas

  140. Luciene Fiuza says:

    Parabéns para as meninas do Loucas por esmalte por terem dado a oportunidade de uma pessoa tão fofa como a Dona Dirce de se expressar aqui! Amei a matéria! Minha avó tem 84 anos e sempre quando ela vem aqui eu taco um roxão nas unhas dela e ela adora!!!

    Um beijo dona Dirce!

  141. Patrícia Cabral says:

    Dirce voce é muito linda, o brilho no seu olhar diz tudo!!! Quando eu crescer quero ser assim =)
    Sem palavras para este post lindo!!
    Me identifiquei muito pois aguardo ansiosamente o momento de fazer minhas unhas, me sinto tão bem e feliz rs.
    Que malvada esta mulher da papelaria, louca eram estas pessoas hein!!!
    E além de tudo voce é elegante porque muita gente dizia que esmalte vermelho era coisa de mulher da vida háhaha
    Seu sorriso é lindo e contagiante, sua unha de oncinha sambou na cara da sociedade rsrs, sua filha está de parabéns por estar unida com voce nesta paixão. Continue assim, bela!
    É por estas e outras que eu amo o LPE S2 S2 S2

  142. Laura Corrêa says:

    Meu Deus, que história de vida!
    Parabéns pra Dirce, que é com certeza uma guerreira..

  143. Gabrielle says:

    Me emocionei tanto com esse post… Me deu uma saudades da minha avózinha 🙁
    Que fofa a Dirce, história de vida linda… E ela é super moderna, incrível mesmo!
    Amei!

  144. Isabele says:

    Gente que liiiiiiiiiiiiiinda e phyna a Dirce, morri <3

    Lembrei na hora da minha vó, que sempre que aparece em casa pede pra mexer nos meus esmaltes e pra eu pintar as unhas dela. No meu aniversário convenci ela a usar um cromado roxo da Eliana, ela adorou e ficou linda de viver kkkk

    Parabens Dirce, adoreeeeeeei S2

  145. Alessandra Tófano says:

    ai que gracinhaaaaaaaaaaa!!!
    toda modernaaaaaaaaaaaaaa!!!!
    linda!
    beijos

  146. Bruna says:

    Q linda uma fofaaaaa!!!
    exemplo de vida, e superação, e hj sou uma louca por esmalte por influencia da miha bisa q sempre me encheu de esmaltes rsrsrsr, fazia minhas vontades e falava q menina tinha q ser vaidosa…até hj pinto as unhas dela (tem 93 anos) e ela amaaaa…..
    Dirce tudo d bom p vc lindona
    bjus

  147. Camila says:

    Que post lindo! Nunca comentei mas leio sempre o blog, e achei esse relato emocionante. Desejo tudo de bom pra Dirce 🙂

  148. Andréa says:

    Também apaixonei pela Dirce. Foi a melhor coisa do meu dia!
    A Dirce é mesmo uma pessoa muito especial: vaidosa, ousada, decidida e de uma felicidade contagiante! Os problemas da vida só a deixaram mais forte! Amo ver como uma mulher da idade dela, que foi criada em uma sociedade tão limitada e preconceituosa (raiva da mulher da papelaria), hoje ama esmaltes de todas as cores como nós, usa tão bem a internet e escreve lindamente. Meu queixo caiu mil vezes!
    Adorei a interpretação das unhas como telinhas em branco!
    E derreti quando ela disse que “as garotas só querem se divertir”! Ela é o máximo!
    Muitas cores na sua vida, Dirce!
    Saudadona da minha avózinha, que já se foi. Meninas, aproveitem muito as avós de vocês!

  149. Andria Ortiz says:

    Ai, gente.
    Adorei a Dirce!
    Todo mundo falando em vózinhas, a minha avó paterna sofre de “anindactilia”, ou seja, ela não tem unhas. Nenhuma!
    É um defeito genético causado pq os pais dela eram primos-irmãos. Ela adoooora ver unhas bem feitinhas pq ela não pode. Já tentou postiças, mas como é diretamente na pele não duram e causam desconforto.
    Só torceu o nariz pro amarelo até hoje… Prefere “unha com cor de unha” não é muito amor? *-*
    bjos

  150. Fran says:

    Adorei esse EaL!!!

    A Dirce é uma fofa e me fez lembrar muito minha vózinha querida!

    Foi com minha vó que aprendi a gostar de esmaltes, ela pintava as unhas seeeempre, dizia que a mulher com unhas esmaltadas aparentava estar feliz e de bem!
    Há dois anos ela se foi, mas cada vez que esmalto as unhas lembro dela!
    Saudades da minha querida!!

  151. Marília says:

    Ameeeeeeeeeeeei a Dirce, gente! Parabéns ao site por essa belíssima história de vida!
    “10 telinhas em branco […] me esperando para me expressar” AMEI!

  152. Lays says:

    S2
    muito legal a EaL !!!

    minha mãe adotou os holograficos e minha avó adora os carimbinhos também!!!
    o mais engraçado é minha avó sempre dizer “não vou mais na manicure porque aqui em casa tenho mais opções!”

  153. Nayana says:

    que liiiinda! adorei, muito fofinha.
    minha vó acho que só usa base! hahahaha

  154. Rúbia says:

    Nossa… que maravilha poder ler isso, é um exemplo que a vida apesar de tantas dificuldades é bela e pode ser mais ainda.
    Que orgulho ver que sua vaidade permaneceu em alta ao longos dos tempos e que tomara que a minha tbm :)))))))) ! Parabéns meninas excelente escolha!

  155. Mist says:

    Adorei a historia de vida dela, é uma verdadeira superação, e ela é bem moderninha, gostei de ver rs, espero chegar na idade dela com a mesma vitalidade e cabeça pra frente =)

  156. PATRICIA PAIVA says:

    Gente, tô sem palavras pra comentar.
    Parabéns meninas, e, principalmente, parabéns Dirce. Sua história me emocionou! Você prova que SEMPRE é possível superar as dificuldades e ser feliz!
    Beijos!

  157. Helena Lio says:

    Ai que coisa mais linda ver um exemplo desse gente!
    Quero muito ser assim como a Dirce! Que mulher forte, batalhadora, guerreira e linda!!
    Eu nunca comentei, mas hoje foi impossivel ficar calada! Acho que a Dirce tinha que fazer parte do blog, seria sucesso garantido!!!
    Ezemplo de que se cuidar faz bem em todos os sentidos…
    Um beijo!
    Helena Lino

  158. Fefeh B. says:

    Olha, há muito tempo não leio um post tão fofo, viu!

    A Dirce é uma fofa, escreve muito bem e, como as outras meninas já disseram, muito moderna mesmo!

    Fico super feliz quando leio histórias como a dela, parabéns pra ela mesmo!

    De deixar o coração quentinho, hahaha.

    Beijos pra elas e pra vcs tbm! 🙂

  159. Crys Leite says:

    Me apaixonei pela D. Dirce. A história dela é linda e depois de tantos problemas relacionados a saúde ela está aí com esse sorrisão lindo. Acho que quando tiver com 74 anos (só falta 50) vou ser assim, ainda apaixonada pelos meus esmaltes!

  160. luana nery says:

    Vovó que ama Konad é tudo!!!! amei a Dirce pois ela mostrou que só se vive realmente feliz quando não se tem medo de parecer ridículo. Apoiadíssima, esse foi o melhor EaL de todos (y)
    bjs

  161. Fabiana Fialho says:

    Gente!!!! A dona Dirce sou eu amanhã…hahaha…….#aconvencida…..
    Que linda! Adorei e virei fã da dona Dirce!!!
    Bem que eu queria que minha mãe fosse assim, mas ela só usa rosinha ¬¬
    Acho que no fundo ela tem vontade de se jogar nas cores quando vê minhas unhas, mas fica com medo do que os outro vão dizer…fala sério?
    Vou mostrar esse post pra dona Conceição….rsrs

  162. Talita Matos says:

    Que amor a Dirce!! *-*
    É uma verdadeira lutadora, chorei lendo as dificuldades que ela passou, mas acredito que isso só a fortaleceu pra ser essa senhora maravilhosa e antenada que é hoje.
    Minha mãe só pinta de francesinha e vou aproveitar e mostrar pra ela esses exemplos que cor de unha não tem idade!
    beijo pra Dirce, SUA LINDA! 😀

  163. Alethea says:

    Melhor post do ano! Parabéns a Dirce pela força e vaidade que não se abalaram e ao LPE pelo site que está cada dia melhor! Se a minha mãe usasse a net ela merecia um post também :p Super ousada usa de tudo. Beijo pras loucas!

  164. Adriana Costa says:

    Adorei a Dirce! Parece a minha avó, que vive me surpreendendo com suas cores inusitadas! Meninas, esta foi uma ótima idéia de publicação! Bjs

  165. Ine Furtado says:

    oooun… *-*
    chorei aqui, deu saudade da minha vó… mês que vem faz 10 anos que ela morreu =(

    linda, linda a D. Dirce!
    =*

  166. bart says:

    AAAAAAH que coisa mais fofa esse post!!!! S2 S2 S2 S2
    Fiquei com vontade de ligar pra minha avó!!!!
    Adorei a sugestão dela de entrevistar uma pessoa mais “madura” e a ideia de vocês de já aproveitar pra estréia a própria moça! Ótimo!
    Nhóim pra vocês todas, suaslinda!

  167. Vanessa says:

    Esse post foi incrível! Melhor EaL que eu li!! não tem como não apaixonar pela Dirce!! Simples, sincera e muito meiga.. S2

    Beijos!

  168. Thaís M. says:

    Ah, que linda!! Que saudades da minha vózinha!! Ela só usava o Rosa Rey (quem lembra?), o Pérola (que era rosado), e alguns tons de rosinhas bem blé! E amava cintilantes, tudo tinha que ter uma “mãozinha” de cintilante por cima, nada de cremosos!

    Adorei esse EaL! Que coisa! Como os tempos mudam, né gente? Até os costumes esmaltísticos eram diferentes!! Dirce, adorei “te conhecer”, viu? Bjoss!

  169. Lila says:

    Dirce que linda voce é, que exemplo pois mesmo com tantos problemas de saude mantém a alegria e a cor na sua vida. Amei as unhas douradas!!! Descobri o Loucas por esmalte há pouco tempo e ja sou fã . Parabens meninas.
    bjs

  170. Angela Rocha says:

    gente, muito fofa a Dirce. Tenho certeza que todo mundo que tem ou teve uma avó bacana
    teve um momento de saudades! mesmo que a minha avó só gostasse de esmaltes rosinhas,
    tinha uma cabeça ótima assim como a Dirce.
    Tenho só um pedido a fazer : meninas, mandem um fina flor para ela!!!
    Beijos

  171. Pollyanna says:

    Oi, Dirce! Amei sua história, vc é muito fofa! Sou de BH, a capital da Fina Flor, rs. Pode escolher a cor que vc quiser, q eu faço questão de mandar de presente para vc 🙂
    Bjos

  172. elianacasari pinheiro says:

    sou uma senhora de 47 anos, me considero muito antenada,rs…. espero ficar igual a Dirce rs…
    aproveito todas as dicas de voces

    bjs
    fiquem com Deus

  173. dany says:

    O EaL que mais gostei de todos, Dirce super fofa, lembrou minha avozinha querida!

  174. Joyce says:

    ma-ra-vi-lho-sa a oncinha dourada!!!!
    Poxa vida, Dirce, vc ahasa!!! a pahmina da primeira foto é linda também!

    excelente postagem… (como sempre, ne)
    :*

  175. Carol says:

    MEU DEUS DO CÉU TO APAIXONADA! Já amo senhorinhas fofas, ela ultrapassou toooooooooooooooooda a fofura do mundo ♥
    Linda linda linda e quase chorei quando ela contou das bolinhas! Olha dona Dirce, há uns 2, 3 anos atrás (n lembro direito) quando eu pintei a unha de azul [o Marina, da Impala, que eu devo ter sido a primeira da cidade a comprar, isso pq só chegou aqui mais de um mês depois do lançamento] e fiz bolinhas brancas todo mundo disse que eu era doida tb, então isso não é só da sua época, ainda tem gente preconceituosa com tudo, tatuagem, esmalte, barba, cor de cabelo… é mto bom conhecer gente diferente assim! Parabéns!!!

    • Patricia says:

      Eu quase chorei também, foi um post que me deixou muitissimo emocionada. Como era dificil viver sem liberdade de expressão :chuif:

  176. Vivian says:

    Gente, que linda a dona Dirce. *.*
    Quer ser minha avó tb? hsuahsuhahs
    A minha não gosta de fazer unha, vc bem que podia bater um papinho com ela hein?
    Parabéns LPE, post épico!

  177. rafaela videira says:

    Ah, que linda, que fofa!!! Deve ser ótimo ser sua vizinha, você parece tão carinhosa, e ainda gosta de bichos (também tenho, 6 gatos e uma au-au).
    Torço por sua plena recuperação. S2

  178. Giandra Ribeiro says:

    Aiii gente que linda!!!!!! Esse foi mesmo o melhor EaL de todos!!!
    Nossa, lendo a dona Dirce, me lembrei muito da minha mãezinha (que foi morar com o Papai do Céu, em janeiro 🙁 ) ela era que nem a dona Dirce! Lia blogs e vivia comprando esmaltes! Ela usava todos os meus esmaltes antes de mim! E adorava as misturinhas q eu tentava e fazer!
    Enfim… parabéns meninas por essa entrevista! ameiiii!!!
    Nunca comento…. pra ñ acontecer isso! hehe tenho mania de começar escrever e ñ paro mais! hehe
    beijos pra vcs! E sucesso sempre!
    Bom findi!

  179. Patricia says:

    Ai amei a Dirce, isso das manicures não conhecerem as novidades do mundo esmaltistico como holográficos, placas da Konad e craquelados é em quase todos lugares. Acredito que é porque nem todo mundo tem acesso á Internet, e nós loucas estamos sempre conectadas, em busca de novidades que geralmente são gringas e depois de muito muito muito tempo é que vem para o Brasil. Viva a globalização do esmalte na nossa amada Net S2

  180. Cristina says:

    Foi o melhor EaL! Como ela tem o que acrescentar! Impressionante! Muito rica! Amei!

  181. Suzana says:

    Ai, gente, que linda a Dirce! Uma alegria de viver inspiradora. Que todas nós possamos seguir esse exemplo de vitalidade. Amei!

  182. Maria Saide says:

    Oi, gente! Mu nome é Maria Saide (esse último é sobrenome mesmo, sou neta de libaneses),enho 50 anos, sou carioca, enfermeira obstetra e tb amo esse mundo esmaltístico! Estou sempre acompanhando as novidades e tenho uma coleção de cerca de 180 cores diferentes ! É um vício mesmo! Fico com água na boca de ver aqui certas marcas que não consigo encontrar . Tomei coragem de escrever depois de ter lido o depoimento da Dirce, rsss. Assim como ela, fico pasma de ver que muitas manicures não conhecem holográficos, craquelados , duochrome, etc. E as clientes sempre pedindo rosinhas, vermelhos e francesinha básica! Dia desses me peguei “dando aula” pra uma manicure, pode isso??? Bem, no momento é só. Espero poder estar sempre em contato com essas beleznhas que vcs postam aqui. Parabéns!!!

    • Bianca says:

      Obrigada pelo comentário Maria!
      E chega a ser chato uma cliente “dar aula” para quem trabalha com isso e deveria ter um conhecimento um pouco maior, não é?
      Os cursos de manicure também deveriam dar aulas sobre acabamentos e tipos de esmalte, não apenas técnicas de pintura e retirada da cutícula, hahah.

      • Maria Saide says:

        Super feliz de estar de volta por aqui. Leio sempre! Cada coisa mais fofa que a outra aqui nesse blog. Aproveito pra perguntar onde encontro, aqui no Rio, as tais placas Konad. Sou doida pra ter uma! E tb, sem querer abusar da paciência de vcs, gostaria de umas dicas para fazer as unhas sem tirar a cutícula. Ando usando um produto da Avon que me parece bastante bom, é o mira cuticle. É possível conseguir reduzir as cutículas até elas quase sumirem? Por mais que eu tente, quase sempre tiro um “bife” aqui, outro ali…ai, que raiva me dá! E a fofa da Dirce? Cadê ela? Aproveito para mandar aquele beijo bem grande! Até a próxima!

        • Bianca says:

          Oi Maria, não sei dizer onde tem Konad aí no Rio, mas sei que o distribuidor oficial tem uma loja online http://konadbrasil.com/
          Quanto às cutículas… o Mira Cuticle é um redutor, o ideal é usar ele em conjunto com algum hidratante específico, tipo a cerinha da Granado ou aqueles cremes feito para mãos/unhas/cutículas.
          O resultado demora um pouco para aparecer, mas vale a pena 🙂

  183. Alessandra says:

    Que fofa!!! Adorei a Dirce. Parabéns por esse exemplo de vida, por nos mostrar que felicidade não tem idade. Bjs

  184. Simara says:

    Que fofis, nunca comentei aqui (e quase em nenhum lugar, acho internet um pouco chato, gosto de coisas mais dinâmicas) Embora o Louca por Esmaltes entro sempre que posso.
    Mas desta vez, tive vontade de comentar. Me emocionou muito o Enlouquecendo a Leitora desde mês. Parabéns meninas vcs arrasaram na escolha. Parabéns Dona Dirce pelo exemplo de vida… Amei

  185. Chay says:

    que bacana esse post! sabe que eu e minha avó temos a mesma relação quanto a esmaltes.
    Ultimamente ela anda numa febre de esmaltes, ela me disse assim: “chegaaaa de usar cintilantesinho e vermelinho e rosinha…quero uma cor vivaaa, quero cores diferentes…” aí ela me perguntou se eu sabia q esmalte uma tal atriz usava numa novela e vim correndo no blog procurar e minha avó atenta ao lado da telinha do meu notebook, “aaaaa mas que lindooo esse verde, anota o nome pra eu comprar” um amor…. todo dia que eu vou almoçar com ela, ela está com um esmalte diferente, e agora ela adicionou uma nova febre, a maquiagem, ensinei uns truques p ela e ela tah toda faceira…no próximo mês ela irá desfilar para o concurso de Embaixatriz da Terceira Idade, está toda animada, vou maquiar ela, e fazer a produção….vai ficar um broto!!! hahahahaha….
    Vou mostrar este post pra minha Nona querida, ela vai amar!!!

    ameeeeeeeei este post o melhor que já li! Fiquei realmente emocionada com o post!

    Sucesso meninas!

    XoXo!!

  186. Isa says:

    só tô vendo esse post hoje, wtf?
    melhor e mais fofo EaL de todos!!! que exemplo de pessoa, de mulher, de vida.. adorei! S2
    minha avó materna tbm é bem pra frentex, eu às vezes até me assusto. qdo eu recebi minha caixinha com alguns OMG, ela logo quis ver. dentre eles, tava o TTYL. aí eu expliquei que eram holos, blabla e perguntei “testa esse [dando o TTYL], é bonito”. ela fez uma cara de fuén e disparou “que cor de nada. quero esse!” e pegou o QT. haha, achei mó graça. linda S2

    parabéns pela entrevista e pela iniciativa. 🙂

  187. Renata Gomes says:

    Que MIMO essa entrevista!
    Adorei a Dirce!
    74 anos de pura sabedoria e alegria de viver.
    :S2:
    Parabéns, Dirce!

  188. Ana C. says:

    Quando crescer quero ser como a Sra. Dirce. Inspiração, alegria, e amor próprio. (y)

  189. Roselene Picolo says:

    Olá meninas, amei a Dirce ela é muito fofa, e super vaidosa, continue assim Dirce.

  190. marinalva preres says:

    adorei o corte de cabelo da dirce amei dirce parabens :S2: :S2: :S2: :S2: :S2:

Comments are closed.