A assustadora unha do dedo mindinho

4 de November, 2011 em Geral by Camila

Raloín já passou, publicamos um monte de posts com o tema, mas fazia tempo que eu queria relatar sobre uma situação unhística que me apavora. Se tem uma coisa que eu acho mais agonizante que unhas muuuuito compridas, são unhas assimétricas (uma unha com um tamanho diferente da outra). Muitas de vocês já devem ter visto alguém que use a famosa unha mais comprida do mindinho, muito comum em homens (?) e que – dizem por aí – é usada para dar aquela cutucada boa no nariz. Vamos combinar que nada na gente é perfeitamente simétrico, mas sempre dá pra melhorar e deixar o visual mais harmonioso. Definitivamente, não acho que usar unhas de diferentes tamanhos fique bonito em ninguém (e estragam a cara de qualquer esmalte lindo).

Tenho tanto pavor de ficar com as unhas assimétricas, que na hora em que vou cortar ou lixar as unhas, comparo o comprimento das unhas das duas mãos, assim como na foto abaixo:

Unha do mindinho da esquerda levemente maior que o da direita. Lixa nela.

Meço mindinho com mindinho, anelar com anelar e assim por diante. Aproximo a base da cutícula dos dois dedos opostos e vejo se a unhas estão batendo no tamanho. Se uma estiver maior, eu acerto com a lixa. Me baseio também no “branquinho” (ou borda livre) da unha: se estiverem com comprimento parecido, beleza. Depois de acertar dedo com dedo, dou uma olhada geral nas duas mãos para ver se todas as unhas estão parecidas. Claro que nada fica 100%: não chego a usar uma régua nem paquímetro digital haha, mas tento deixar as unhas com o comprimento mais equilibrado possível pra não ficar desse jeito.

Nossas unhas crescem em ritmos diferentes, por isso, toda a vez que troco de esmalte dou uma checada pra ver se está tudo ok. Quando a unha quebra, não fico com dó e corto todas as outras para igualar, mas se não der pra encurtar, unha postiça nelas. Só não vale deixar tudo torto.

Como as minhas unhas são arredondadas, fica mais difícil igualar o tamanho entre elas, principalmente quando estão maiorzinhas. Unhas quadradinhas são mais fáceis de acertar e algumas ficam tão bonitinhas que parece até que usaram régua para lixá-las.

Apesar de ter essa neura com unhas de diferentes tamanhos, não ligo tanto para assimetria de cor: unhas com esmaltes diferentes, uma mão de cada cor, cada unha com um esmalte. Bizarro, né? Tem gente que morre de agonia só de usar um esmalte de uma cor nas mãos e outra cor nos pés. Como vocês fazem para igualarem as unhas? Têm algum método doido como o meu? Nem ligam pra isso? Qual é a maior encanação de vocês com as unhas?