Cores de esmaltes para o Réveillon

27 de December, 2012 em Geral by Camila

A passagem de ano costuma ser comemorada com alegria e festança em muitas partes do mundo. A galera se arruma, fica junto com amigos e familiares e vai pra farra aguardar a virada! Aqui no Brasil não é diferente, e sabemos que o look roupa branca é meio que padrão para a maioria das pessoas.

Daí que como a cor da roupa já é sem graça sozinha, a mulherada aproveita para abusar dos acessórios e na maquiagem, sempre com muito brilho e cor! Os esmaltes podem fazer a diferença nessas horas e por isso aproveitei para separar sugestões de esmaltes com as cores mais comuns e versáteis de nossa cartela.

Eu não sou supersticiosa e não acredito em ~energia das cores, mas não dá pra negar que elas têm grande influência visual em nossas vidas e podem estimular diferentes sensações.

Amarelo

Esmaltes Réveillon AmareloBanana, Mostarda Atômica, American Eagle e Ocean Drive yellow

A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. Um ambiente pintado de amarelo traz mais calor e iluminação. É ideal para dar a sensação de calor em ambientes frios e escuros. Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo. Em excesso, pode provocar distração e ansiedade. A cor amarelo-ouro representa a riqueza, o dinheiro e o ouro.

Eu adoro amarelo, seja em um tom mais pastel (que está super em alta!) ou em um tom mais mostarda. O difícil é achar um que não dê trabalho pra passar…

Azul

Esmaltes Réveillon Azul                                                     College, Azul Hortênsia, Azulico e Quinta Contagem Regressiva

 A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu, o infinito, o sonho e o pensamento. É a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia. É uma cor fria, considerada a mais fria entre os tons frios de azul, verde e violeta. Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante, mas seu uso em excesso pode trazer sonolência. Preferida por adultos, demonstra uma certa maturidade. Azul escuro é considerado uma cor romântica.

Azul tem tantos tons bonitos que fica difícil escolher um preferido… mas acho que gosto dos mais intensos, como o College.

Branco

Esmaltes Réveillon BrancoEspuma, Bolinha de Sabão, Minimalista e Branco Dourado

O branco transmite paz, calma, pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa inocência e pureza. O nome branco deriva do franco blank, “claro, branco, brilhante”. Substituiu o latim albus, de mesmo significado, que nos deixou palavras como alvo e alvejante. O branco revela sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência com qualquer cor. A luz branca traz todas as cores, ilumina e transforma. Ótima para qualquer ambiente, contudo se o local for totalmente branco pode se resultar em sensação de tédio e monotonia. Branco evoca o frio e a umidade, principalmente quando combinado com o azul.

Até esmaltes brancos já são mais versáteis hoje em dia. Temos o braquinho transparente, o branquinho “sujo”, o com brilhinho dourado. Mas branco com branco é muito chato, né? Eu só usaria se realmente não tivesse outra opção de cor. Look branco pra mim é só pra médico e dentista, nem réveillon eu passo de branco haha

Laranja

Esmaltes Réveillon Laranja                                   Risoto de Mandioquinha, Code Orange, Lenda da Sereia e Laranja Elástico

A cor laranja significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. É uma cor quente resultado da misturas de vermelho e amarelo. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias. Energia, entusiasmo, comunicação e espontaneidade são palavras-chave associadas ao laranja. O laranja é uma das tonalidades que lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas. Algumas vibrações negativas da cor laranja são o nervosismo, ansiedade e descontentamento, motivo pelo qual não deve ser usada por pessoas estressadas ou que se irritam com facilidade. Um ambiente com a cor laranja pode provocar os mesmos efeitos que a cor vermelha no que se refere a estímulos do apetite e propensão para os diálogos. É recomendável para cozinhas, salas de jantar e salas de visitas, sempre sem haver excesso no seu uso.

Por mim, pintava a casa toda de laranja! Tem cor mais alegre? É a minha cor de esmalte neon preferida! Laranja é o tipo de cor que fica lindo em peles bronzeadas e morenas, dá um contraste bonito e intenso.

Rosa

Esmaltes Réveillon Rosa                                         Red Tropicale 1, Rich & Famous, Think Pink e Ocean Drive pink

Rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. Aliás, outras características como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza manifestadas pela cor rosa, geralmente, são também atribuídas às mulheres. Existem muitas tonalidades de rosa quando se mistura a cor branca ao magenta ou vermelho. Aos tons de rosa claro são atribuídas conotações ligadas ao amor e ao romantismo. Os tons de rosa escuro estão associados à sensualidade e à sedução feminina. Representa a fantasia, o encantamento e o mundo mágico vivido pelas princesas nos contos infantis. É a cor preferida das meninas e adolescentes, expressando meiguice, doçura e inocência. No sentido figurado, significa feliz, próspero ou alegre, por exemplo, “futuro cor-de-rosa” ou “sonhos cor-de-rosa”.

Concordo que rosa seja uma cor bem romântica, ligada às coisas fofuchas da vida. Não uso muito os tons mais clarinhos, mas acho que a cor que fica mais bonita em mim é aquele rosa quase vermelho, como o Ocean Drive pink.

Roxo

Esmaltes Réveillon Roxo                                          Clawdeen, Sweet Dream, Purple Sensation e Estava Escrito

Roxo deriva do Latim russeus, “vermelho-escuro” e transmite a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. O profundo mistério que a cor evoca pode promover sensações de tristeza e melancolia caso a pessoa conviva demais com o roxo. Assim como o preto, o roxo remete a nobreza e poder. O roxo significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia. Roxo simboliza dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. O roxo representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação.

Estou considerando que lilás seja um “roxo clarinho”. Mais azulados ou mais rosados, os roxos são fortes e realmente chamam a atenção. É considerada uma cor mais invernal, mas quem resiste a um roxão em outras épocas do ano?

Verde

Esmaltes Réveillon VerdeSapo Encantado, Azuldite, Spirit e Sophia

O verde é uma cor calmante que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. Em excesso estimula orgulho, a presunção e a arrogância. Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança. Indicada para todos os ambientes, mas sempre com moderação. Cor universal da natureza, atualmente está muito associado a temas ecológicos. O verde limão, mais vivo e amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. O verde escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril. O verde claro significa contentamento e proteção.

Verde é a minha cor preferida, não necessariamente pra esmaltes, mas adoro objetos e outros elementos nessa cor. Pra esmalte, gosto dos tons mais militares e escuros, se bem que os tons pastel e mais azulados também são irresistíveis.

Vermelho

Esmaltes Réveillon VermelhoRoja, Tin Tin, Magnolia e Holo Vermelho

Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. Vermelho deriva do latim vermis, “verme, pequeno animal”. E tem relação com a época em que se fazia a extração de pigmento vermelho de moluscos ou de cochonilhas. O vermelho é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. A cor vermelha ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

Ah, os vermelhos. Por mais comum que seja, a cor é uma das mais lindas, seja mais puxada pro vinho ou com aquele tom sangue clássico. Tenho certeza que ninguém vai arrumar um marido só por usar vermelho, mas que dá pra se sentir mais atraente com a cor, ah, dá sim!

Dourado

Esmaltes Réveillon DouradoOcean Drive gold, Ouro, Ouro Nobre e Mystic Gold

O dourado ou cor de ouro está simbolicamente associado ao ouro, à riqueza, a algo majestoso. Dourado simboliza vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza. É a cor da opulência, da luz e da prosperidade. Traz charme e constrói confiança, dá poder, persuasão, energia e inteligência. O dourado simboliza vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza.

Para quem quiser mais brilho, as cores metálicas são elegantes e ficam muito chiques com roupas neutras. O dourado pode ser mais puxado para o amarelo ou com cara de “velho”, mais apagadinho, é só escolher.

Prata

Esmaltes Réveillon PrataFesta!, Futurista, Prata Chrome e Holographic

O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação. Prateado atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e valor. Transmite estabilidade, sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto. A cor prata em excesso promove a sensação de frieza e distância.

Uma coisa legal de fazer é escolher sua cor preferida e pegar cinco esmaltes com tons diferentes da mesma cor e fazer um degradê: é fácil e fica diferente. Claro que ainda existem as muitas opções de glitter e nail arts bacanas que dá pra fazer, mas como eu já gastei minha cota de ~arte no post de Natal, vou optar por algo mais prático. Ultimamente estou tão vidrada em acabamentos cromados, espelhados e metálicos que tenho vontade de passar o Prata Chrome em tudo que eu vejo haha Provavelmente vou usar algo do tipo no meu Réveillon.

Espero que as sugestões ajudem na escolha da cor do esmalte da virada de vocês. As descrições de cada cor podem estar combinando mais ou menos com o humor de vocês na hora de fazer as unhas para as festas e isso vai facilitar a escolha. E na dúvida, apostem no arco-íris vomitado by Fernanda.

Fonte: Significado das Cores