O que é top coat? E extrabrilho?

7 de October, 2014 em Dicas Úteis, Top Coat by Bianca de Neve

Basicamente top coat e extrabrilho são a mesma coisa. Pois é, não existe isso de um é secagem rápida e o outro não, extrabrilho seria apenas a palavra em português para falar top coat.

Mas vamos por partes, vou falar um pouquinho sobre os tipos de top coats (ou extrabrilhos) que existem.

TC-extrabrilho

Pra início de conversa a gente tem que entender o que significa top coat. Em tradução literal top coat significa camada de cima. Pois é, não faz muito sentido, né? Mas top coat é tudo o que é usado para FINALIZAR a esmaltação, logo, fica em cima de todas as outras camadas. Fez sentido agora? A tradução “correta” deveria ser cobertura. Lembram dos meus chiliques pentelhando vocês ao dizer que base e cobertura são coisas diferentes? Pois então.

Assim como temos o hábito de chamar de removedor tudo que não tem acetona, chamamos de top coat tudo que dá brilho e seca rápido o esmalte. Porém, contudo, todavia, não é todo top coat que dá brilho e seca rápido.

Sabe aquela cobertura fosca pra deixar o esmalte sem brilho? Aquilo é um matte top coat. Aquela que brilha no escuro? Glow in the dark top coat. Aquele holográfico ralinho que a gente passa por cima de outras cores pra deixar cheio de prisma? Holographic top coat. E agora a novidade que algumas marcas têm pra deixar esmalte com textura? Texture top coat.

mattetopcoat

Repararam que todas as nomenclaturas estão em inglês? É porque a única diferença é essa, a língua em que está escrito o nome do produto. Há muito tempo eu fiz um post sobre top coats falando justamente desses: os top coats de acabamento. Então não é apenas “esse seca rápido e esse não seca rápido”, isso é característica do produto e não tem a ver com o nome que é chamado.

Em suma top coat é o nome das coberturas GRINGAS e extrabrilho dos produtos NACIONAIS. E a gente sabe que aqui é uma bagunça, cada empresa dá um nome diferente pro seu acabamento e também para os seus top coats. Têm os extrabrilhos, os protetores da cor, as coberturas brilhantes… mas todos têm a mesma função: dar brilho ao esmalte e aumentar a durabilidade.

E a secagem rápida? E as bolinhas que desaparecem? Ahh, tudo isso é bônus. Tanto que quando o top coat promete secagem rápida ele deixa isso explícito no rótulo, olha só:

tc-secagemrapida

Jordana – brilho em 60 segundos; Seche Vite – cobertura de secagem rápida; Sally Hansen – manicure estará seca ao toque em 30 segundos (esse é o mais mentiroso, hauhua).

Hoje em dia eu nem compro mais esses extrabrilhos que não prometem secagem rápida, pois se não tiver essa função, pra mim é inútil. Seria o mesmo que passar um esmalte incolor ou uma BASE (crime!) sobre o esmalte pra finalizar a esmaltação.

Não faz muito tempo que começaram a surgir esses produtos de secagem rápida e brilho no Brasil, então essa história de chamar os finalizadores de top coat é porque na gringa sempre existiram esses produtos. É apenas hábito, na prática tanto faz você chamar de um ou de outro, o que importa é QUAL o produto que você está usando e se ele está cumprindo o que promete.

Então aproveitem pra me dizer se vocês usam algo pra finalizar a esmaltação e qual o produto favorito de vocês! Eu ando testando diversos top coats e quero ver se começo a fazer uns posts sobre eles. Mas já digo que os meus favoritos que carrego sempre comigo são o Seche Vite e o roxinho da Colorama. O Seche tem aquele problema de às vezes encolher o esmalte e o Colorama não deixa tão lisinho quanto o outro, aí ainda estou em busca do top coat perfeito.

APRENDA A FAZER SUAS UNHAS EM CASA SEM USAR ALICATE!