As cores para 2016: Rose Quartz e Serenity

6 de January, 2016 em Geral by Bianca de Neve

Pela primeira vez em 16 anos (a “cor do ano”  existe desde 2000, salvo engano) a Pantone selecionou não uma, mas duas cores para representarem um ano.

pantone2016

No final do ano passado já tinha lido ~boatos sobre a cor ser esse rosinha, mas me surpreendi ao ver a segunda escolha! Apesar de serem tons socialmente ditos como opostos, eles harmonizam bem e são muito delicados. Rose Quartz e Serenity, em português: Rosa Quartzo e Serenidade.

O mais legal dessa escolha dupla da Pantone não foi exatamente o fato de serem duas cores, mas o que motivou a empresa. Tirado do site oficial, segue abaixo:

A cor resultante entre Rose Quartz e Serenity também desafia as percepções tradicionais de associações de cores.

Em muitas partes do mundo presenciamos uma indefinição entre os generos masculino e feminino, especialmente na moda, que por sua vez impacta as tendências de cores em todas as outras áreas do design. Esta abordagem unilateral da cor coincide com movimentos sociais em relação à igualdade de gêneros e fluidez, com uma maior liberdade do consumidor no uso da cor como uma forma de expressão, com uma geração que tem menos preocupação em ser estereotipada ou julgada e uma troca aberta de informações digitais que abre nossos olhos para diferentes abordagens no uso da cor.

Viu? Cores são apenas cores :)

E a melhor parte da escolha dupla ser um azulzinho foi a possibilidade de eu ter o que fotografar como sugestões de esmalte pro ano, hahaha. Me livrei de quase todos os esmaltes “rosa quartzo”  que eu tinha, hahaah. Já a “serenidade” eh uma cor que eu gosto muito e tenho bastante pra ilustrar, só notar na foto abaixo xD

2016j

O Rosa Quartzo é aquele rosinha que sempre foi associado a coisas de menininha. Eu, particularmente, sempre achei esse tom um saco. Ele puro me irrita de tão clichê e sem graça que é, combinado com outras cores ou em detalhes acho que orna como qualquer outra cor. Puro nas unhas dificilmente vou usar, já o Serenidade… acho que o Bleu Water da Bourjois se enquadra bem no tom do azul. Agora esmalte rosa pra indicar… devem existir vários, mas sou a pior pessoa pra citar essa cor, ahah.

Claro que as cores da Pantone são apenas uma sugestão do que usar e como combinar, ninguém precisa passar o ano de azul e rosa, ahahah. Mas acho legal pra fazer a gente aprender a trabalhar com as cores.

No site da própria Pantone na aba em que fala das cores do ano eles sugerem outras cores para serem combinadas, mas no geral o que prevalece são sugestões de tons mais calmos, mais esmaecidos e até um pouco pastel, como no exemplo abaixo.

pantoness

Ano passado não usei nenhum dos esmaltes que fotografei para ilustrar o post, mas esse ano vou me esforçar pelos azuis, talvez até faça o ~sacrifício de usar algum dos rosa, haahah.

E vocês, têm esmaltinhos dessas tonalidades?