A primeira vez que o Matt Plus foi citado aqui no LPE foi em Novembro de 2009. Ele havia sido lançado nesse ano e todo mundo tava aloca atrás do tal mattificante de esmalte.
Confesso que usei poucas vezes cobertura fosca. Pra ser honesta, não consigo lembrar de alguma manicure que eu tenha feito usando top coat fosco, só lembro da que publiquei esse ano, em abril.
E agora quero falar dele sendo usado no lugar da base, não com a finalidade para a qual foi feito.
Meu Matt Plus estava praticamente intacto, eu só usei para alguns testes e nunca em todas as unhas. Sendo assim, o frasco era quase novo e levei mais de 3 meses para acabar com esse frasquinho usando no lugar da base, em todas as esmaltações.
Ao contrário de todas as outras bases que já postei por aqui, só as coberturas foscas deixam a unha com essa cara esquisitinha aí. E a textura também é diferente, meio parecida com veludo, super lisa, quase macia.
E agora a gente deve pensar que cobertura fosca é tudo igual, né? É e não é.
Algumas ficam bem “sequinhas”, outras dão um aspecto mais emborrachado, mas se ela estiver funcionando bem, vai tirar o brilho do esmalte de forma uniforme. Durante muito tempo o Matt Plus foi minha referência para cobertura fosca, o produto é realmente bom e ainda é barato. O problema é que já não se acha mais Big Universo como antigamente e conhecendo outras marcas, já não achei o Matt Plus essa coisa toda.
Usar uma cobertura fosca no lugar da base vai sempre resultar nos mesmos efeitos: facilidade em aplicar esmaltes clarinhos, maior durabilidade da maioria dos esmaltes e unhas amareladas.
Claro que eu faço tudo pelo bem da ciência à moda louca pra testar, mas você não precisa aplicar a cobertura diretamente sobre a unha, pode usar sobre uma base qualquer para se beneficiar dos outros efeitos sem ficar com unhas manchadas.
Nesse aspecto o Matt Plus foi igual à Base Matte da Fina Flor. Porém o pincel do meu estava meio ruim, ao usar como cobertura fosca mesmo, ele deixava o efeito falhado. Notei também que o produto da Big Universo marcou bem mais as minhas unhas, em vez de nivelá-las, nesse caso mesmo após duas camadas alguns esmaltes não ficavam tão lisinhos sobre a unha.
No geral serviu como qualquer outra cobertura fosca serviria, mas hoje em dia eu não compraria novamente, nem para a finalidade a que foi feita. Não pretendo ter várias coberturas fosqueadoras, uma só boa basta e já elegi o Matte About You da Essie como a minha cobertura fosca da vida. O melhor é que ela continua sendo fabricada e já está sendo vendida oficialmente aqui no Brasil.
Adeus Matt Plus da Big Universo, te desejei muito e agora te deixo partir com a honra de ter sido usado até o fim o/~~~
Magda says:
Eu gosto de manicure fosca, principalmente sobre glitter. Quando começo a cansar da manicure, uma camadinha de top coat fosco e hop! – fica parecendo novo. Diferente. Mais classe, menos bling, sei lá.
Acho que nunca vi essa da Essie. O preço é igual ao dos esmaltes?
Eu tenho a da Hema e a da Kiko. A Hema é mais fraquinha, deixa o esmalte com aparência acetinada, eu gosto muito. A Kiko fica fosca.
Bianca de Neve says:
Deve ser na mesma faixa de preço dos esmaltes Essie, e gosto qdo fica bem “sequinho”, foscão.
Merlin says:
Eu tenho Matt Plus também, comprei online à algum tempo, mas o negócio é meio difícil de achar hoje em dia :hm:
Eu uso a Base Fosca Homem da 5Cinco quando uso algum esmalte difícil, porque ela é fácil de achar aqui.
Juliana Ferreira says:
Eu comprei há pouco tempo o Top Coat fosco da YNC só para usar como base para esmaltes mais claros e difíceis de esmaltar! Ajuda demais!
andi says:
juliana, e como cobertura? fica fosco mesmo?
Juliana Ferreira says:
Fica fosca sim! Bem satisfatório! Eu é que acabo usando mais como base mesmo, mas a função dela é ser usada como cobertura! Eu paguei R$15 aqui no Rio! Achei caro, mas tá difícil achar esse tipo de produto, aí acabei comprando…
andi says:
legal! se eu achar ync por aqui, mesmo sendo cara, acho que levo. não acho cobertura fosca por nada nesse mundo.
obrigada! 🙂
andi says:
eu ainda acho a matt plus a melhor cobertura fosqueadora nacional. eu fiquei tão emburrada de não achar mais a matt plus (e quando achava em lojas virtuais, ou estava esgotada ou custava 7 reais) que mandei e-mail pra big universo pedindo se tinham parado de fabricar. responderam que continua sendo fabricado mas que algumas lojas cortaram a big universo e que isso não depende deles. vou continuar a procura de alguma boa, tipo a da fina flor, adoro cobertura fosca.
como base nunca usei, minhas unhas já são amareladas e prefiro usar base mesmo. já usei a base fosca da colorama debaixo de um esmalte claro e chatinho, mas não vi muita diferença não…
Maria José says:
eu também adoro o matt plus, os meus (porque fiz estoque), comprei na Sumirê da Praça da Árvore, em São Paulo, tenho 3 de reserva, mas a que está em uso está no meio então se achar de novo compro mais, uso pra tudo, sobre a base antes do esmalte, em cima dos holos fica lindo, quando enjoei da cor… amo amo amo
Magda says:
Sério? Nunca pensei em usar sobre holos… Como não duram nada, nem pensei nisso. Vou experimentar.
Carol says:
tb nunca pensei em usar sobre holo =O
Juliana says:
Nossa Maria José, mas quando vc usa o matt por cima da base não abre uns sulcos estranhos no matt, deixando ver a base brilhante por baixo, que nem efeito de esmalte craquelado? Tentei usar meu matt sobre a base pra não amarelar a unha. Desisti, não funcionou! :chuif:
Maria José says:
não, isso só acontece comigo quando uso o extra brilho da Vefic, e mesmo assim quando o esmalte é muito grosso ou eu não espero secar, aí fica aquele efeito craquelado feio, parecendo que eu não sei passar esmalte… e as vezes até encolhe o coitadinho…
Alê says:
Nunca pensei em usar TC fosco sobre um holo, tenho que experimentar pra ver como fica 🙂
Bianca de Neve says:
Claro que depende, uma empresa decente contrata representantes e tenta vender seu produto. Mas fica difícil uma marca com cara duvidosa querendo vender esmalte aguado a 10 reais, né? ahuahu
Angel Rocha says:
A cobertura matte é uma milagrosa transformadora de esmaltes creuzos em divos. Sempre uso sobre uns esmaltes que são cintilantes demais e ficam com cara da riqueza: aveludados. Também caem maravilhosamente bem com glitters.
Eu gosto bastante da cobertura fosca da Colorama, e agora estou testando uma da Morgan Taylor.
maria helena says:
é verdade, salva mesmo um monte de creicinhos, hahaha!
Bianca de Neve says:
Ainda não usei fosco sobre glitter! Tem tanta combinação bonita assim, preciso me aventurar logo.
Mireille Moreira says:
“te deixo partir com a honra de ter sido usado até o fim” -> usou até o fim e não usou com a finalidade a que veio nem uma vezinha, tsc tsc 😛 eu ia MORRER DE TOC!!
Não vou usar cobertura fosca como base pq a minha unha já é assim amarelada usando bases ~poderosas, imagina sem. :oO:
E tenho preguiça de passar duas camadas de base (uma de base normal e outra de matificador), blé
Bianca de Neve says:
Na verdade eu usei sim, mas passei ã noite e no dia seguinte já tirei pq não curti mesmo o esmalte, uahau.
E comofas com o Nail Shield da Mavala? XD
Mireille Moreira says:
O Nail Shield são TRÊS camadas, uma daquela com ~coisos e duas da outra pra nivelar. Mas mesmo assim os coisos ainda ficam saltando um pouco da unha, affe. Fico co preguiça mas geralmente uso com texturizado xD
Patrícia says:
Eu cheguei super atrasada na ~tendência Matte/matt/mate, e pelo jeito o atraso foi tamanho que já não tinha mais nem uma sequer para vender e tive de me contentar com a Matte da OPI. Que ruim, não? 😀 E ela é fantástica: seca rapidíssimo, não fica ensebada com o passar dos dias e não diminui a durabilidade do esmalte. Gostei tanto que jamais a usaria como “base”, por dó mesmo. Nem me estranha que você está elogiando a da Essie, todos os esmaltes “acessórios” dela que já usei são excelentes. Dureza é o preço :chuif:
Agora voltando para a ~dura realidade nacional, parece que a Anitta e a Mohda já têm as suas coberturas matificantes. Muita curiosidade para saber se são tão boas como as de fora :hm:
maria helena says:
da mohda??? nunca vi, vou procurar…
Patrícia says:
A Mohda lançou uma outra de secagem rápida (não é mate) na Beauty Fair que diz secar o esmalte em 50 segundos (?). Tô doida para saber se não encolhe o esmalte, não craquela. Muito curiosa mesmo.
Carol says:
tb tem da QDB?, mas não tive coragem de comprar pq é muito cara
Patrícia says:
Cara eu achei a da Bourjois, e ainda bem que não comprei, porque li uma resenha muito desencorajadora dela depois.
Bom saber a existência da QDB? (y) Mas a da OPI é :B
Carol says:
Se já tem uma boa da OPI, não precisa de outras (ou precisa? ahahah)
Patrícia says:
Ih, Carol, procurei resenhas da QDB? e fuén. Ela tira o brilho do esmalte, mas não fica completamente fosco (e eu achei que nem acetinado fica :hm: ) Fica um esmalte “sem brilho” e de efeito Cinderela, depois da meia-noite já era. Volta tudo a ser como antes.
andi says:
eu comprei essa da marca anita, mas no rótulo está escrito base fosca. tem gente que usa como cobertura, eu achei que seca meio ensebado. como base é ótima, mas como cobertura nem tanto 🙁
Bianca de Neve says:
A Mohda tinha/tem aquela Base Fosca (que é cobertura) e eu mandei embora há muito tempo porque só fosqueava quando queria 😐
Raabh says:
Nunca achei dessa pra comprar, mas tenho a Base Fosca Homem da 5Cinco, que gosto bastante, especialmente sobre glitteres e flocados. Quando quero uma coisa que chame atenção, mas que não seja tão ~cheguei, recorro a ela. De vez em quando eu a uso sobre minha base regular, e aumenta a durabilidade da esmaltação. Deve ser por isso que gosto de esmalte preto fosco sob os meus multicromáticos :hm:
Giselle says:
Procurei muito essa cobertura no Brasil afora e nas internets da vida. Nunca achei, até que me rendi a uma da Blant, muito boa e estou satisfeita. Por enquanto ela está me servindo.
Apesar de não poder ter uma opinião formada sobre essa da Big pelo fato justamente de nunca ter usado, eu acredito que não seja realmente a única do mercado em qualidade nos dias de hoje.
Se bem que…na minha cidade e até mesmo em lojas virtuais é raro de achar uma cobertura fosca de qualquer marca que seja.
Bianca de Neve says:
Mas o problema nem é só a má distribuição, logo que saíram diversas coberturas foscas, nem todas tinham o mesmo efeito. A da Big era a que deixava mais fosca, mesmo, sabe?
Da primeira leva eu acho que nem tenho mais outras, e das atuais nem faço ideia de quem ainda produz e como é o efeito.
Alê says:
A primeira vez que vi uma cobertura fosca foi a da Colorama e eu fiquei :O , depois descobri o Matt Plus, fiquei desejando muito até conseguir achar pra comprar, aí comprei e nunca usei hahah XD agora uso ela como base também de vez em quando, só pra não jogar fora.
tania says:
Usei a base matte da borjois…gostei,ainda tenho funciona bem pra esmaltar os esmaltes clarinhos,mas pra finalidade de deixar o esmalte fosco não fiquei satisfeita :hm:
Como minhas unhas andavam muito fracas e descamando a toa,troquei por uma base fortificante, vidrinho azul da Sally Hansen e marquei uma consulta com o dermatologista.Oremos! \o/
A big Universo sumiu do mercado :oO:
maria helena says:
O único lugar que vende BU à vontade aqui em SP é o Armarinhos Fernando.
Camila says:
Base fosca nunca mais comprei! A minha já tá quase no fim, da Colorama, e já penso em adquirir outra. SE eu achar essa da BU compro, mas tá dificil encontrar a marca…
Franci Pacheco says:
Ó, que dó. Eu adoro, é meu preferido.
Ingrid says:
Eu comprei faz mais de um ano e nunca usei como cobertura, fiz alguns testes tb e usei uma vez como base junto com uma base normal e não curti…
Drieli says:
peguei bode com o Matt Plus porque ele andou encolhendo alguns esmaltes…
ordinário! :muahaha:
Bianca de Neve says:
Nossa, até cobertura fosca fazendo isso?! :oO:
Juliana says:
E eu que tenho 3 vidros de Matt Plus tsc tsc tsc, mais um da Colorama e outro da Risqué :oO: . Pelo menos já sei o que usar pra facilitar as tendências pastéis da estação 🙂
Bianca de Neve says:
Acho que só tenho mais uma cobertura fosca (fora a da Essie) e é da Risqué xD :hunf:
maria helena says:
Adoro mani fosca, preciso usar mais, viu. Nunca usei o matt plus como base, preciso lembrar quando for usar esmaltes mais ordinários (mais ordinário que aquele amarelo do desafio que jamais repetirei acho que nunca vou encontrar, hahaha!- e esqueci de usar com ele, como sou burra, dá zero pra mim). Como sou pobre vou continuar usando o matt plus como cobertura fosqueadora, até que ele cumpre bem seu papel, vá lá.
Bianca de Neve says:
Ele é bom sim, e do jeito que você usa, nunca vai acabar, hauhau.
Larissa says:
Estou querendo uma cobertura fosca há um tempão, mas não acho pra vender de jeito nenhum :chuif: Não sei porque mas gosto dessa aparencia ~aveludada~ que a cobertura matte usada no lugar da base dá na unha :hm:
Bianca de Neve says:
Eu também gosto! ahahah fica estranho, mas um estranho legal
Sabrina says:
Antes de eu ser uma LPE eu já gostava de pintar as unhas. Me lembro que aos 15 anos, quando saiu aquela coleção POP 4you da Risqué eu comprei o Coque, um vermelho lindo, e um Twiggy, que foi tipo, amor pro ano todo! Eu revezava entre os dois e usei até o fim. Uma colega minha comprou o cinturinha, e eu também usei o lindo. Bons tempos…..
Já depois de viciada, sempre quis ter uma cobertura fosca, assim como sempre quis ter o Hefesto. Dois anos atrás achei os dois, e comprei logo dois vidrinhos de cada um. O Hefesto ainda usei umas 2 vezes, o Matt Plus, até hoje nada.
Engraçado como a gente se descabela atrás, e depois desbunda :hm:
Sabrina says:
Cinturinha não, cigarrete! Me confundi kkkkk
Bianca de Neve says:
hauahuahua pior q eu entendi q era o CINTURA BAIXA, ó as neura de cada uma hauahuha
Patrícia Cabral says:
E eu aqui sonhando em achar um Matt Plus para chamar de meu rs
Estes dias achei a da FF, fiquei satisfeita com ela, mas ainda acho o efeito da BU o mais lindo!Este efeito “sequinho” que voce falou, amo!
Esta de deixar a unha amarelada eu não sabia.
Ando usando a minha cobertura fosca da Hits como base porque eu detestei-a. Inclusive hoje passei vermelhão no pé com ela por baixo, estou até com medo do que vou encontrar quando for trocar.
Bianca de Neve says:
Ah, eu gostei bastante da cobertura da FF, pra mim é a favorita das nacionais!
ILANA says:
eike dramático! o último parágrafo me deu vontade de chorar haushaush
eu nunca lembro de usar tc matte como base… e logo agora que estou repetindo o desafio do arcoiro usando cores clarinhas, devia ter lembrado pra não sofrer tanto… mas ainda bem que vc me fez lembrar, pq ainda tenho 3 cores para usar, obrigada! XD
eu gosto muito do Matt Plus, mas prefiro o Matte Me Crazy da NYC (só tenho esses dois hahahha)
Bianca de Neve says:
hauauhahu eu acho q dificilmente um produto nacional vai bater a qualidade de um importado :X
Débora says:
Comprei um Matt Plus novinho em folha dia desses…
Antes não gostava de top coat fosco, agora uso até bastante, principalmente sobre os esmaltes creuzos que fico com dó de dar fim, hehehe.
O que me desagrada nesse da Big é que depois de uns 2 dias ele enseba e craquela. Quando encontrar de outra marca vou comprar pra testar.
E não tenho coragem de usar como base, como não estou sempre com esmalte, não quero correr o risco de deixar as unhas amareladas.
Magda says:
Experimenta no pé – ou na mão de alguém que não se importe, como um(a) fumante. 😉
Débora says:
Nam, não vale a pena, ainda mais pq felizmente não convivo com fumantes!
Bianca de Neve says:
Olha, o amarelamento é com o passar do tempo, se você usar ele esporadicamente ou só por cima de uma base, acho que não vai fazer muita diferença 🙂
Ju Balbino says:
filosofias profundas nesse post! :hm:
não sou de ficar matificando esmalte e a minha Matt Plus ainda tá pela metade, então vou continuar usando como base, por enquanto.
Quando acabar, talvez eu troque por essa da Essie, pra ver se gosto^^
bjos
Mel says:
Nunca tive esse Matt Plus. Primeira cobertura fosca que eu comprei foi da Colorama, que eu tenho até hoje.
Sophia says:
Usei esse Matt Plus algumas vezes nas unhas dos pés como base, e mesmo o esmalte sendo claro (cinza por exemplo), amarelou DEMAIS as unhas. Tenho dois frascs, um pela metade e o outro novo, o novo comprei faz cerca de um ano, é mais fluido e parece que não matifica tanto quanto o mais velho, que comprei logo que lancaram.
Bianca de Neve says:
Minhas unhas dos pés ficam MUITO mais amareladas que das mãos. Acho que são mais porosas e além de tudo eu passo bem mais tempo com o mesmo esmalte nos pés.
Alice says:
gosto muito da cobertura fosca da hits!
Lina says:
Essa BU nunca encontrei e olha q por aqui é facil de encontrar BU tenho a da Risqué da Colorama e 5cinco mas não acho q matificam tão bem como base uso de vez em quando mas com outra base por baixo para aumentar a durabilidade do esmalte ,mas so quando estou com tempo e paciência(quase nunca).
Carol says:
Nunca lembro de usar como base, mas vou usar na próxima vez que for usar um esmalte claro e com cara de chato.
De vez em qdo eu fosqueio algum esmalte e acho que fica bem legal, ultimamente estou usando a Matt Plus e acho ok, mas agora comprei essa da Essie e provalvemente abandonarei a MP. :muahaha:
Andrea says:
Nunca vi muita graça em fosqueadores, meu encosto de chacrete prefere um brilho…
Tive um matte plus que comprei no auge da loucura e acho que doei…
Liana says:
Bom dia loucas,
após a resenha aqui do blog decidi testar a base “fosca” homem da Colorama, e sabe que gostei dela? Pois cumpre a função de base e pra mim ajuda na esmaltação quase como uma cobertura fosca, então para mim ela é ótima! (y)
Camila says:
Também curti ela 🙂
Simone says:
Sou fã de conertura matte :B
Preferidas e recomendadas: Blant e OPI.
A Base fosca da Blant também é boa.
Gabriella Paola says:
Então meninas, a Cobertura matte da Anita (que no rótulo é base fosca, vai entender rs :aff:) é boa, mas depois parece que perde um pouco da “fosquice” e deu uma engrossada… Nunca usei o MP, mas se acha-lo vou comprar, gosto muito de mani fosca! :B
Jéssyca says:
Preciso de uma pra usar como base para os esmaltes mais difíceis.
andi says:
como a gabriella paola disse ali em cima, usa a da anita! como base eu achei bem boa, ela seca e “segura” aqueles esmaltes mais chatinhos.